quarta-feira, 15 de março de 2006

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iA ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosasminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico. Os animais também experimentam ansiedade. Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.
A ansiedade é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe, para a criança que se sente desprotegida e desamparada longe de seus pais, para o adolescente no primeiro encontro com sua pretendente, para o adulto quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença. A tensão oriunda do estado de ansiedade pode gerar comportamento agressivo sem com isso se tratar de uma ansiedade patológica. A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida. A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.


fonte

14 comentários:

  1. Meiroquinha, tudo bom, desse mal eu sofro a séculos, um beijo para vc, e vc tá sumida por que? Domingo embarco para Recife, só volto em Maio....
    Agente se fala!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A ansiedade anormal faz gerar um estado de estresse permanente, fazendo o organismo produzir substâncias que fora de controle prejudica o funcionamento do organismo. Por isso o aparecimento de vários sintomas relacionados ao estresse. Bom restinho de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Sou bem assim,MEIRE.
    É pessimo,confesso. Chego a ficar transtornado...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que ansiedade engorda pakas... eu sofro disso, sou ansiosa demais e é horrível! Tenho que me controlar..

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ansiedade mal- controlada é horrível, gera síndrome do pânico, aí a coisa fica feia. De qualquer forma, ou leve ou pesada, é uma sensação desagradável.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. odeio sentir ansiedade... realmente nao combina comigo, mas qaundo ocorre fico meio que piradinha.. hahahahhaha

    ResponderExcluir
  7. É... Encaixou comigo! Acho que eu sofro desse mal e com sobrenome junto. Por acaso existe: Ansiedade Familiar? Tá dose, viu? Mas graças a Deus sou forte! Vou vencer! Beijão minha linda, minha querida, minha amada amiga importada.

    ResponderExcluir
  8. Meiroca um dia preciso te contar da minha vida... Sou tão ansiosa q acho q vou enlouquecer mtas vezes... Ontem a noite estava conversando sobre isso... Sinto como se fosse ficar louca mesmo... É mto ruim, a gente sofre mto... Adorei o post, esse foi pra mim! Te adoro viu? Ah qual seu email? Bjssss

    ResponderExcluir
  9. Estive assim até saber o resultado dos exames de mamae. Agora estou tranquila. Deu tudo certo!
    Querida, amei o quadro de Miró.Meu filho é fa(com til).
    BJS

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga eu sou ansiosa ao extremo e isso me faz tão mal....
    Baci!

    ResponderExcluir
  11. Meiroca, sou uma ansiosa por natureza... Não sei por que... Abs

    ResponderExcluir
  12. Meire querida, a ansiedade é terrível,mas é um sentimento que habita 90% dos humanos,aff!
    linda noite,
    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  13. Hello Dinha...

    Sumi, mas já te passei um e-mail...
    Tudo bem com vc???QQ problema vc me grita

    Ansiedade, um grande mal que a sociedade vive hj...mal controlada pode causar tantos problemas....

    Bjokas

    ResponderExcluir