segunda-feira, 20 de março de 2006

Sao José e Blogueiros

A festa de 19 de março eh tambem associada a duas manifestaçoes especificas, que acontece em todas as regioes da Italia: A Fogueira e "zeppole" (um doce tipico).
Porque a celebraçao de Sao Jose coincide com o fim do inverno, e junta-se aos rituais de purificaçao agraria, efetuados no passado pagao.
Nesta ocasiao, queimava-se os restos da colheita que estavam pelos campos e enormes fogueiras de lenha era acesas nas praças.
Quando o fogo estava por apagar-se, alguns dançavam, as velhinhas enquanto faziam seus tricos cantavam hinos a Sao Josè.
Estes rituais sao acompanhados da preparaçao da "zeppole, um famoso doce frito, que tem uma variçao em sua receita de regiao apra regiao, eh o prato tipico desta festa.

E é com a festa de Sao Jose que se da adeus ao inverno e começa-se a sentir o perfume da primavera, assim as festas de estaçoes e os antigos rituais unem a festa à devoçao crista(com til).

Neste dia tambem na Italia comemora-se o dia dos pais, na minha opiniao o dia certo para esta comemoraçao, afinal Sao Jose é pai de Jesus.


Ainda hoje as crianças conservam a tradiçao das fogueiras.
Ontem à noite crianças sairam colhendo restos de madeira e fizeram uma enorme fogueira no terreno ao lado do predio, e para continuar no tema janela, a fotografei.
Imagem AQUI.
Meu marido conta que no seu tempo de criança, na epoca da Italia pobre, toda a cidade reunia-se em tordo à fogueira, cada familia levava o que tinha em casa, salame, azeitonas, queijo, frango, coisas da produçao, o que nao era tanto, no pos guerra a Italia sofreu muito.

E em torno a esta fogueira, cantavam, dançavam enfim, segundo ele era uma epoca inesquecivel.


Assim termino de contar um pouco das coisas tipicas que acontecem por aqui.
procuro escrever de uma maneira simples, para que cada um consiga viajar comigo para dentro de uma destas festas.
.:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:.MUDANDO DE CONVERSA.:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:.


Hoje 20 de março comemora-se o dia do blogueiro


E ainda tem gente que pergunta:
- Porque ser blogueiro?
Sao muitos os motivos para ser bogueiro.

*Para registrar momentos que não quer que sejam esquecidos.(gravidez, filhos pequenos, netos, sobrinhos, emagrecimento, viagens)
*Porque acha uma boa forma de praticar ou mostrar seus talentos.(gosta de escrever, de fazer poemas, de fazer humor...)
*Para deixar parentes e amigos bem informados sobre sua vida. (seja em qual país estejam eles)
*Porque precisa extravasar sentimentos (amor, ódio, saudades...)
*Para mostrar um lado da sua personalidade que não tem coragem de mostrar na vida real (sexualidade reprimida, sensualidade à flor da pele, ocultismo, tendencia ao suicidio e depressão)
*Para mostrar que são fãs de alguém.
*Porque são religiosos e querem mostrar o porque e o quanto são.
*Para se exibir, ser polêmico ou ser simplesmente chato.
*Para trocar idéias, informações e ou buscar ajuda.
*Para discutir sobre politica, sociedade, economia.
*Para fazer propaganda de algo ligado à sua profissão, ou a algo que no futuro pretende ser.
*Para não se sentir sozinho, e ou não enlouquecer
*Para fazer mais ou algum amigo.
*Porque a turma bloga e não quer ficar de fora.
*Porque começou e não consegue mais parar.
...enfim os motivos podem ser vários outros...imagine!

Independente do motivo, vamos comemorar
Parabens para nos da Comunidade dos Blogueiros!
Meire

24 comentários:

  1. Blogar vale muito a pena.Mesamo por que foi blogando que te encontrei, bichinha...E já botei tbm um selinho de outra amiga....Dias felizes pra ti...A historia contada por seu marido me faz lembrar parte da minha infancia...beijocas

    ResponderExcluir
  2. Legal saber sobre as tradições da itália, Meire. Aqui na Alemanha não se faz nenhuma comemoração neste dia.

    E realmente, a lista tá ótima, Meire. Pelo menos dois dos motivos me servem... :-)
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro fogueiras, mas morro de medo... entende? risos...dia de sao jose, eu gosto dele - neste dia penso no meu melhor amigo que nao mora mais perto de mim... ele e devoto dele...Sao jose protegei aquele maluco onde ele estiver...ai que massa o dia do blogueiro...eu, as vezes canso deste mundo, mas adoro e putz quando penso que conquistei amigos que amo neste mundo nao penso em parar. beijo

    ResponderExcluir
  4. kkkkk Esqueceu de um ítem! Sou blogueira porque sou fofoqueira! Hehehe Linda a festa de São José. Acho que meu pai nem se lembra mais que essa festa existe. Vou contar pra ele. Beijão querida.

    ResponderExcluir
  5. Que linda esta estória da Itália, minha mais nova amiga querida.
    Sabe, que tenho este computador, porque foi um italiano que vive em Verona, que mandou o dinheiro para eu comprar...pra continuar a teclar com ele, pois começamos a "namorar", qdo. eu vivia em New York e qdo, voltei ao Brasil, não tinha pc.
    Ele foi muito generoso, mas não tive coragem de ir aí, por vários motivos.
    Anyway...tambem bloguei sobre nosso dia, vai lá e me dê o prazer da sua presença.
    Falar nisto, amei sua lista, sobre os motivos de ser blogueira.
    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  6. Blogar é tão bom que permite que eu venha aquie te deseje.de coração,uma linda semana,MEIRE!!!!

    FELIZ DIA DO BLOGUEIRO À VC TBEM!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. To blog or not to blog? Blooooog :-)
    Feliz dia do blogger pra você...
    e coma umas zeppole por mim que eu adoroooooo.

    Baciottissimi :-)

    ResponderExcluir
  8. AMIGA FELIZ DIA DO BLOGUEIRO PRA VC TAMBEM E BOM BLOGAR ASSIM NòS CONHECEMOS E SENTIMOS UM POUCO DE AMIZADE MESMO VIRTUAL E VC E UMA BLOGUEIRA ESPECIAL BEIJOS TENHA UM DIA MUITO FELIZ NAO Sò HOJE COMO SEMPRE .......Jò.

    ResponderExcluir
  9. Querida Meiroca, só vc mesmsa pra me fazer do meu atual silêncio. Mencionei o dia do blogueiro lá no Duralex, só porque vc me incitou. Brigadinha pelo toque. E muitas beijocas pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Só é possível compreender o que é blogar, blogando."
    Ser um blogueiro, não é apenas ter um template, posts, links e caixas de comentários. Blog é a expressão de sentimentos de um ser humano, por isso deve ser respeitado. Ser blogueiro é conquistar amigos como você. Obrigada por você existir!
    FELIZ DIA DO BLOGUEIRO!
    Beijos no coração
    Cláudia

    ResponderExcluir
  11. pra vc tb meire.. e por vcs ainda continuo firme.. mesmo que meia inativa.. beijocas e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  12. Vc esqueceu uma coisa. Ser blogueiro é bom, pois a gente pode conhecer pessas maravilhosas, que usam meias coloridas bacanas e que sempre tem uma receitinha legal pra nos oferecer de como viver melhor... Bjos

    ResponderExcluir
  13. Meire, adorei essa história de S. José. Eu não conhecia. Acho que em Portugal também é dia dos pais pq vi em vários blogs homenagem a eles.
    Obrigada pela visita :)
    Gostei do seu blog.
    um beijo e feliz dia do blogueiro pra vc!
    :)

    ResponderExcluir
  14. Caramba Dinha, esqueci dessa data tão boa pra gente :)
    Eu amo ser blogueira, esse ano faço 3 anos e não quero largar tão cedo :)
    Aqui, conhcei muita gente boa, fiz amigos (como vc) que nunca fiz na minha vida "real"...Pra mim aqui não tem nada de virtual, meus amigos e amizade são tão reais quanto.

    Obrigada por tudo e passa lá no blog, tem uma fotos legais...:)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. sabe que eu adoro fogueira? Que lindo esse ritual. Bj

    ResponderExcluir
  16. Porque os rituais pagãos são sempre os mais interessantes? E porque sucumbiram? Talvez a Igreja Católica saiba a resposta.

    Boa segunda-feira pra você e Feliz Dia do Blogueiro!

    Gaúcho.

    ResponderExcluir
  17. Querida Meire,

    PARABÉNS!
    FELIZ DIA DO BLOGUEIRO!!!
    Tudo bem com você, minha flor?
    É...ontem foi dia de São José e minha avó materna era devota.
    Que linda a história sobre a vida do teu amore.
    É interessante que...todos os momentos difíceis vividos com os amigos, são inesquecíveis.
    É bom , poder relembrar desses momentos , commpaz no coração.
    Minha flor, eu quero te agradecer por fazer parte da minha vida...desde que eu comecei aqui ,na net.
    Que Deus te abençoe sempre e que nós possamos caminhar juntas por muito tempo.
    Muito obrigada por todo o teu carinho,minha flor!
    E a mãozinha?
    Melhorou?
    Fique com Deus!
    Um abraço carinhoso, de quem te quer tanto bem,
    Verinha

    ResponderExcluir
  18. legal essa coisa da festa de s.josé. realmente tudo a ver com o dia dos pais.
    bj grande

    ResponderExcluir
  19. Meiroca descobri minha felicidade blogando! Conheci pessoas queridas como vc e por aí vai... To te devendo um email, assim q der uma aliviada aqui te escrevo! Muitos beijos e feliz dia do blogueiro pra vc!!

    ResponderExcluir
  20. Meire querida.
    Blogar pra mim é estar junto[mesmo que distante]de pessoas maravilhosas,é escrever o que me vem ao coração,é elogiar belas palavras,é sentir saudade,é amar,enfim...é agradecer cada dia amigos como vocês que ganho blogando,parabéns!!!
    Linda história da tradição de São José,bem interessante!
    linda semana
    beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  21. Meire,
    Seu blog está cada dia mais lindo!!
    ADOREI!!!!!
    Feliz dia do blogueiro pra vc, amiga!!
    Um beijinho!!

    ResponderExcluir
  22. Meiroka se sou blogueira devo a vc e por parcela tb as lindas amizades que fiz e faço por aqui.

    Amiga, blogueira porreta é assim, vai e leva os outros junto kkk

    Beijos...boa semana

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga, to aqui na faculdade, e deixo meu beijo e feliz dia dos blogueiros, minha gancia blogueira é fazer amizades maravihosas como a sua! Beijos e boas noite, agora vou inserir tabelas rsrsrsrsr...

    ResponderExcluir
  24. Aiiii, dia do blogueiro é o máximo.. kkkkk.. de qq maneira, parabéns pra nós q nos comunicamos diariamente.. (no meu caso nem tanto!).. mas kd aquele template q eu amei???? Bjos, bjos

    ResponderExcluir