segunda-feira, 1 de maio de 2006

Favas e pecorino

Dois produtos tipicos da regiao italiana do Lazio fazem uma combinaçao classica para o picnic de 1° de maio, Fava e Pecorino.

Para receber a primavera, basta uma toalha estendida sobre a relva, e muita fava, pao, pecorino (queijo feito com leite de pecora "ovelha")  e vinho tinto. Esta é uma combinaçao indissoluvel para milhoes de romanos que desta maneira, ha anos festejam o seu primeiro de maio. A tradiçao pede a saida pelos campos para que a primavera seja celebrada consumindo em abundancia este legume.

 Seja como seja, o perfume de mato e o gosto um pouco acido das favas, a milhoes de anos, faz anunciar a cidade a chegada da bela estaçao, literalmente a fava é a protagonista da festa.

Para nos no Brasil, jah é bem diferente, a fava é muito mencionada quando resolvemos mandar alguem a elas...Tipo assim: "Va as favas"!

Mas tudo isso faz parte da cultura e tradiçao e sempre bom saber como vive um povo.


Meire

18 comentários:

  1. Taí uma coisa que gostria de saber, pq será que a gente manda ir as favas??? Um beijo e bom piquenique.

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm que "diliça"! Um bom feriado pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Pena que seja tão tarde, senão ligaria ao meu vizinho romano e perguntaria se ele comeu favas e queijo hoje. Mas ligarei amanhã para deixa-lo ainda mais louco de saudades da itália.
    Beijos Beth

    ResponderExcluir
  4. Além de mandar alguém às favas, meu avô se referia às "favas contadas...". Será que esse legume era muito valioso e raro? Ou aserá que de tão vulgar e comum servia como dinheiro... Fiquei curiosa. Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  5. Dinha SEMPRE é cultura :)

    Muitos bjos e até :)

    ResponderExcluir
  6. Bom saber das favas que sempre ouvi falar,rss,parecem caroços de vagem.
    Delicia de comemoração regada a um bom vinho sentadinha na relva.
    Linda semana minha querida,
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi minha amiga fiquei com vontade agora parece ser muito bom mesmo, ficar comendo um quejinho com vinho hummm delicia
    vc viu amiga, comecei arrasador agora to perdendo a força l[á na votação, a Cilene conseguiu terminar em primeiro e eu falei q ia judar ela eopessoa tá votando eu q perdi votos hehehe, mas quem merece é q vai vencer.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai que maximo: eu adoro vinho tinto, queijo e primavera!!! Nossa que saudade da epoca que eu fazia piquinique... beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia

    Relamente nao conhecia, é mto bom essa visão do q ocorre por aí .Bom resto de seman Bea

    ResponderExcluir
  10. menina, amei a foto com o gatinho.... e sobre favas..conheço fava um feijaozao grande, beje...não é etse aí não...
    um super beijo!

    ResponderExcluir
  11. Bah! Antes da Vivi ir a Italia ela estará comigo tá? Nem fique se achando! rsrsrsrsrsrs.
    Curto muito essa morena tambem, depois a gente marca um dia e posta nossas fotos com ela nos blogs no mesmo dia..rsrsrsrsrs.

    Beijão minha loira!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Aqui em Portugal se usa muito as favas na culinária, fazem macarrão com favas, arroz com favas, sopas... Mas nunca havia ouvido falar em favas em picnics.
    Bjokas!!

    ResponderExcluir
  13. Amiguinha que vontade de fazer estas coisas simples e passar horas relaxando, comemorar primavera...nunca fiz um programa no estilo...


    Beijocas e boa semana pra ti

    ResponderExcluir
  14. Tem um prato tipico daregião de Bari que minha familia sempre faz aqui no inverno,MEIRE.
    Não sei ao certo como se escreve,mas é algo como "Fefe e foghe".
    Adorooooooo...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Pois é Meire, além de mandar alguém às favas, eu adoro come-las. É uma comida da minha infância. Minha mãe plantava em casa, em toda extensão da cerca, e quando colhíamos, ela fazia com galinha caipira. Hum!!!, me deixou com água na boca. Já depois de casada, fiz algumas vezes, e o Valter aprendeu a comer. Ele tb gosta muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Agora, deu fomeeeeeeeeeeeeeeeeee :)

    ResponderExcluir
  17. Amiga,
    Ale já me escreveu e estamos em pleno desenvolvimento.......
    Não sou versada em HTML mas vou amanhã comprar um livro sobre o assunto....
    As fotos??? posso manda-las para o teu email, queres?
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  18. Hum...Blog também é cultura e informação!!Ah,e o detalhe: ADORO FAVA!kKKKKKKKKKKKKKK.Seu blog tb tá de cara nova...de cara nova!Legal,viu?

    ResponderExcluir