quarta-feira, 21 de maio de 2008

Roma, a cidade eterna


Roma, a Cidade Eterna, eh um verdadeiro museu ao ar livre, com seus foruns imperiais, o Coliseu, o Panteão, o Castelo Santo Angelo, o Vaticano e os seus museus, as charmosas ruas antigas, fontes encantadoras, praças de importância e beleza singulares. A cada instante ha' uma oportunidade para se reviver um pequeno pedaço da historia.

Principais pontos turísticos:
Ara Pacis, Mausoleo Augusteo, Basilica di San Clemente, Basilica di San Giovanni, Basilica di Santa Maria Maggiore, Terme di Caracalla, Campo de' Fiori, Capitoline Museum (Museo Capitolino) e Pala, Castel Sant'Angelo, Catacombe di San Callixtus, Catacombe di San Sebastian, Chiesa del Gesu', Circo Massimo, Colosseo, Galleria Borghese, Galleria Doria Pamphilj, Domus Aurea, Fori Imperiali, Gianicolo, Jewish Ghetto, Keats-Shelley House, Monumental Cemetery of the Capuchin Brothers, Museo Nazionale di Etruscan, National Gallery of Ancient Art, National Gallery of Modern Art, National Museum of Palazzo Venezia, Museo Nazionale Romano, Palazzo Altemps, Palazzo Farnese, Palazzo Spada, Palazzo del Quirinale, Piazza del Popolo, Protestant Cemetery, Pyramid of Caius Cestius, Foro Romano, Palatine Hill, San Luigi dei Francesi, San Pietro in Vincoli, Santa Cecilia in Trastevere, Santa Maria Sopra Minerva, Santa Maria d'Aracoeli, Santa Maria degli Angeli, Santa Maria della Pace, Santa Maria in Cosmedin, Santa Maria in Trastevere, Sinagoga Ashkenazita, Basilica di San Pietro, Pantheon, Scalinata di Spagna, Fontana dei Trevi, Jardins do Vaticano, Museu do Vaticano e Capela Sistina.




Pratos típicos:
A culinária de Roma nao se resume as massas. O cardápio dos restaurantes eh bem variado e criativo com varias opções a base de peixe, miúdos e carne (a Tripa a Romana eh um prato muito famoso na cidade). Duas receitas tradicionais na Roma são o spaghetti a carbonara com ovos e bacon, e o
spaghetti alla amatinciana.

Antes de partir para Roma, imprima o mapa da cidade, de também uma olhadinha neste site com Hotéis em Roma, enfim, de uma olhadinha no guia de Roma em português.


20 comentários:

  1. Roma, a Cidade Eterna! Ela é realmente maravilhosa, o gostoso é andar a pé a esmo pelas suas ruas e "tropeçar" a cada passo sobre todos aqueles vestígios de seu passado glorioso que estão por toda parte. E no verão aquelas fontes jorrando água fresquinha e as barraquinhas vendendo cocomeros (melancia) geladinhos.
    Mama mia, que saudade de Roma!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Meire, li o post e gosto muito de Roma. Vc estå viajando? nao pode me socorrer?

    ResponderExcluir
  3. Q bom Meiroca!!! quero dicas principalmente de comida... porque como ja fui em Roma, vou só rever umas coisas e passear mais...
    eu já soube que o jantar da conferencia vai ser em Villa Adriana... um pouco fora da cidade e cheio de predios históricos tambem... já estou contando as horas...
    o bom dessa conferencia é que minha apresentacao vai ser no primeiro dia pela manhã... então depois é só aproveitar :-)
    beijos e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  4. Mercia eu ja estive na Villa Adriana, deixa ver se teho um post pra vc ler e te mando.

    ResponderExcluir
  5. Cilene, estou me preparando para viajar no inicio da proxima semana. Voce esta precisando de alguma coisa?
    Meire

    ResponderExcluir
  6. Mercia,

    Achei, esta no Multiply e acho que o trarei para os leitores do P&P.
    Confira aqui:

    http://meiroca.multiply.com/photos/album/3/Tivoli

    ResponderExcluir
  7. Quando eu for à Roma, quero você para me acompanhar.
    Vai ser legal.
    Beijos e bom dia.

    ResponderExcluir
  8. E o melhor: dá para ver muita coisa andando a pé!!! O ruim é que engordei quando estava ai...rs comi muito!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente é uma cidade excelente. Viver em Roma deve ser fantático, como se fosse no filme A princesa e o plebeu ( Vacations in Roma) e outros tantos de Fellini .

    ResponderExcluir
  10. Oi Meire, bon giorno. Confesso que não gosto de Roma, nunca gostei - aquelas ruas me causam arrepios - não tenho boas sensações por lá.
    Estive no Coliseum Romano quando criança, só me lembro de sair de lá chorando e nunca mais quis voltar.
    Prefiro ir a Sardenha, visitar o farol, sentir o gosto do ar salgado pelo mar, ouvir as garças "arrulhando" pelo céu como se zombassem de nós. Sentir o vento que vem trazido pelas ondas (ou será que é o vento que trazem as ondas?).
    Também gosto da Cicilia, de Gênova (claro) e de Torino.
    Bacio en tuo cuore.

    ResponderExcluir
  11. Meiroca, qndo eu for a Europa vou falar com vc antes pra pegar as dicas! hohoho

    ResponderExcluir
  12. Meiroca, já quero ir praí! Me adota! hahaha

    ResponderExcluir
  13. Meire

    Estive só 3 dias em Roma, conheci os pontos principais e realizei um sonho de infância: conhecer a Fontana di Trevi.
    O que aprendi nos livros de latim do ginásio estavam aí, parecia um sonho.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  14. Oi Meiroca,

    Passando pra te dar um abraço e agradecer por teu apoio e incentivo...

    Hj faz um ano que entrei para o mundo "bloguistico" e vc foi a maga que abriu a porta, me recebeu com todo carinho, atenção e ajuda.

    Não tenho mais o primeiro blog, quando mudei para o Worpress com o Banana, deixei por um tempo e deletei... hj me deu saudades, queria reler o primeiro post... rsrsrs (tenho a mania de ler o primeiro post de quase todos os blogs que visito, só pra saber qual foi a primeira idéia que passou pela cabeça da pessoa) e eu mesma deletei meu registro.
    Mas sabe, eu lembro super bem do sentimento de alegria que me invadiu quando vc fez o primeiro comentário...
    E depois o segundo e tantos outros... era só vc lá e ainda assim, todos os dias eu abria meu blog e tinha um comentário teu... seguindo fielmente a história que eu comecei a contar em capítulos... jamais vou esquecer isto...
    "volto amanhã pra continuar lendo" dizia vc, ao final do comentário...
    Vc não tem idéia do quanto me fez bem aquilo e com qual satisfação eu escrevia, pois sabia que vc estaria lá prá ler :)

    Depois vieram tantas outras coisas e ajudas e sempre vou me recordar com doçura e gratidão!

    O corre corre de hj em dia, me deixa pouco tempo prá vir aos blogs e comentar, visitar estes amigos queridos!
    Mas saiba vc e saibam todos, que a saudade é imensa e dentro de mim, divido cada coisinha que acontece e está me levando rumo ao meu objetivo maior. Sim, divido "dentro de mim", conto e agradeço à pessoas como vc, Anna Pontes, Luma, Carola, Eduardo e tantas outras que me apoiaram e ajudaram, nesta luta com meu trabalho.

    Estou com algumas propostas e as coisas estão caminhando, espero breve poder voltar aqui prá te contar em primeira mão :), pois tenho certeza de que vc vai gostar!!!

    Um super beijo pleno de carinho e obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olha lembrei de tanta coisa agora, passou um filme na minha cabeça :)
    Roma é realmente o coração da Itália(bem, não sou grande conhecedora, mas eu acho)

    Muitas saudades de vcs...
    Espero te ver em berev!

    ResponderExcluir
  16. Meire

    Parabens pelo blog !!!

    Roma e uma cidade belissima, vc tem toda razao !!!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Ah se eu ainda sonhasse em viajar,esse seria um dos lugares escolhidos.Digo,viajar para esses lugares que vão me revistar,me olhar como se eu fosse uma bandida,terrorista ou puta.

    ResponderExcluir
  18. Nana, fiquei super emocionada com este comentario.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Nana,
    veja se te interessa:

    http://crissinatti.blogspot.com/2008/05/consulado-italiano-em-sp-admite.html

    ResponderExcluir