terça-feira, 14 de abril de 2009

A Rosa Antiga


A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos ha' 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor e' ainda mais antiga. Fosseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. wikipedia


No "Museo Giardino della Rosa Antica" (Museu Jardim da Rosa Antiga), no Apenino modenese, Itália, existe uma cultivação com milhares de especies de rosas antigas (ou selvagens).

Old Rose 
 Rosa antiga fotografada no cemitério de Terracina (Italia)


São rosas encontradas em bosques, cemiteiros antigos, em ruínas abandonadas, ao longo de antigas estradas, ou aquelas que vieram de países distantes.

Muitas destas rosas ainda são cultivadas com muito carinho por algum desentende de um antigo jardineiro ou ainda fazem parte do jardim de alguma casa e da historia de alguma família, algumas são batizadas como "a rosa da vovó" ou "a rosa da minha casa".
Eu tenho algumas lembranças de rosas de família, minha avo' paterna tinha uma roseira de rosas cor de rosa, eram lindas, e minha avo' materna tinha um grande arbusto de pequenas rosas brancas.

Villa Borghese 04 
Rosa antiga fotografada nos Jardins da Villa Borghese - Roma - Itália



Até chegar na Europa eu não sabia da existência da Rosa Antica, quando vi a primeira fiquei apaixonada e hoje fico a procura de alguma rosa antiga por estas velhas estradinhas do velho mundo.

Quem ama a Rosa vai ficar fascinado pelo "Museo della rosa antica", são mais de mil especies de rosas diferentes, PhotoGallery, quem quiser pode entregar a sua rosa desconhecida para o tratamento.

Villa Borghese 02 
Rosa antiga fotografada nos Jardins da Villa Borghese - Roma - Itália



Uma lenda diz que quando Afrodite nasceu do mar, um arbusto espinhoso surge da espuma para protege-la. Os deuses misericordiosos passaram nectar ramos do arbusto, e estes ficaram cheios de rosas brancas. Mas um dia, quando ajudava Adonis que havia sido ferido por um javali que por ciumes Ares havia instigado contra ele, Afrodite feriu-se em um espinho, e o sangue da deusa espirrou fazendo com que as rosas tornassem vermelhas. Ate' hoje, as rosas brancas simbolizam Inocência, as selvagens a paixão ardente e as vermelhas continuam representando o amor, mas também o imenso amor da Virgem Maria pela humanidade.



22 comentários:

  1. Ela é bonita mesmo, imagino esse museu então?! Bjks

    ResponderExcluir
  2. olá minha maiga
    que belas flores, esse jardim deve ser maravilhoso par se passear e passar um tempo não é.
    beijos

    Taliesin’s last blog post..Canto XCI – Ceifador

    ResponderExcluir
  3. Meirinha, bom dia amore!
    Como são lindas e mimosas essas rosas né?
    Logo, logo, terei rosas aqui também. O bem ganhou umas mudas de rosa, aquelas chamadas de príncipe negro, que foi da mãe dele, dada a uma amiga e vizinha, e que agora plantou uma muda prá ele.
    Quando florir, eu mostro.
    Beijos
    [riffly_audio]0016807028D711DE933FC94D49680BD4[/riffly_audio]

    ResponderExcluir
  4. Esse museu deve ser lindo e cheiroso.
    ganhei rosas lilás das minhas amigas.
    Vou colocar foto depois.
    bjinho

    deby’s last blog post..é pique, é pique

    ResponderExcluir
  5. que belas histórias sobre as rosas. gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Noooooooooossa, que flor linda, e eu com o conceito de que rosa são só aquelas mais conhecidas de muitas pétalas.
    Vivendo e aprendendo.
    bjks
    Cristiane

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa, minha mãe já cultivou belas roseiras. Agora, o jardim está sem e estou sentindo falta; elas transmitem muita alegria. Assim que acabarem as obras, vamos renovar nossa mini Amazônia...rs - Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nunca eu poderia imaginar que esta flor seria uma rosa,Meire.
    Vivendo e aprendendo.

    Bacio!!

    ResponderExcluir
  9. Que lindas rosas! Tão diferentes. Fiquei feliz em conhecer um pouco mais sobre estas belíssimas flores que adoro.

    Seu blog é lindo! Parabéns! Virei mais frequentemente aqui :)

    Bjo!

    Rosangela’s last blog post..Páscoa

    ResponderExcluir
  10. Oi Meire,

    Eu adoro flores, as minhas flores preferidas sao as gérberas. Estas fotos estao lindissímas.
    Bjocas e boa semana para vc.

    ResponderExcluir
  11. Pops! me ensina a mexer no twitter??

    ResponderExcluir
  12. Lindo dia cor de rosa minha querida!!
    beijos corridos

    Márcia(clarinha)’s last blog post..Dê-me voz

    ResponderExcluir
  13. Meire, que lindo assunto para começar a semana, as rosas...elas são realmente muito especiais.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  14. Meire, não sabia que existia a rosa antiga, e até reparei pelas pétalas, faz sentido.Semana passada dei um pé de roseira vermelha para a minha mãe e está floresceno que é uma beleza!!!!!!Beijos floridos.

    janaina de almeida’s last blog post.."PRESENTES DE PÁSCOA E HUMOR"

    ResponderExcluir
  15. Amoooooooooooo flores... Minha avó tinha uma roseira na casa dela.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  16. Meiroca, ficaram lindos, mas eu cometi um erro, mandei uma imagem com nome..nao pode.me desculpe amiga, vc pode reformular? Mandei um e-mail , mas estou deixando o recado aqui para vc checar seu e-mail.

    cilene’s last blog post..Lista de concursos federais autorizados para 2009

    ResponderExcluir
  17. Adoro rosas, Meiroca! Minha mãe tinha um jardim enorme e bem cuidado, mas as flores mais bonitas eram as rosas. Tinha uma trepadeira com rosinhas cor-de-rosa toda tramada na grade e, entre outras, uma vermelha que parecia ser de veludo.

    Este museu deve ser maravilhoso.

    Bjim, cosquirídia.

    Rosa’s last blog post..Páscoa - Comemorações

    ResponderExcluir
  18. Oiee imagino que deva ser um luxo ir visitar este museu, deveser de uma beleza sem igual. Na verdade eu me rendo as margaridas, mas lembro do jardim da casa da minha tia que adorava rosas e pra me alegrar plantava jnto as rosas as inhas margarida, ficava um show. Adorei saber que existe um museu sobre rosas. Gosto desta simbologia do nascimento das rosas, fiz uma pesqusa uma vez que precisei usar esta simbologia pra defender a escultura das artistas por um viés romântico, poético e simbolista. Beijos e uma ótima semana de muitas rosas.

    ResponderExcluir
  19. @ Teresa (mensagem de voz)
    [riffly_audio]12435C78299A11DE933FC94D49680BD4[/riffly_audio]

    ResponderExcluir
  20. @ Cristiane (mensagem de voz)
    [riffly_audio]432DB5D6299A11DEB8C4C94D49680BD4[/riffly_audio]

    ResponderExcluir
  21. @ Pops (mensagem de vos, voce ouve apenas aqui no meiroca.com)
    [riffly_audio]847716CA299C11DE933FC94D49680BD4[/riffly_audio]

    ResponderExcluir
  22. mas é um escândalo de chic essa blogueira!!!! uauauauauauau!!!

    ResponderExcluir