sexta-feira, 1 de maio de 2009

Receitas da vovó: Bronquite

79/365 - 20 de março de 2009



Hoje acordei pensando no meu livro de Medicina Alernativa, aquele que faz propaganda na TV, me recordei que tinha uma receita com mel, e depois de por a cabeça para trabalhar me recordei que era com abacaxi.

Mas o livro não esta aqui em casa, o jeito seria apelar ao Google.

Enconrei algumas receitas caseiras, uma delas usava a casca do abacaxi, outra falava para estar atento com o abacaxi em caso de alérgicos, pode provocar aftas, e enfim encontrei um site que disponibiliza o tal livro online.

Como dizia minha mãe "uma mao na roda" (nem sei direito o siginifcado desta expressão que ela usava rs, mas caiu bem nesta situação).

Cortar o abacaxi em pedaços, adicionar 1 xícara de mel de abelhas e cozinhar em fogo brando até formar-se uma calda espessa. Tomar 4 colheres (sopa), 3 vezes ao dia.


E continuando as pesquisas, li que o abacaxi tem uma quantidade de bromelina, principalmente naquela parte dura, sabe aquela que muita gente despreza quando come a fruta, e a bromelina em nosso organismo...
  • 1a) tem açao mucolitica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmoes, favorecendo uma limpeza geral, como se fosse passada uma esponja, facilitando a expectoraçao, alem de ajudar no transito intestinal;
  • 2a) e' antiinflamatoria, ajudando a desobstruir a circulaçao, principalmente se houver edema, provocado por batida em algum acidente.
  • 3a) e' digestiva, sua principal virtude. Age no estomago, pois a bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestao pesada. fonte

Enfim, fiquei empolgada, queria ler mais e sempre mais interessada nas propriedades do abacaxi, encontrei um livro de receitas que disponiliza o codigo embeb que eu trouxe para o P&P, afinal nada como ter um livro com as receitas da vovo' num lugar bem acessivel.

Fiquem a vontade, sempre tem uma recitinha para aquela "unha encravada".
Livro de Receitas Apostila de Ervas, Hortalias E FrutasScribd">Livro de Receitas Apostila de Ervas, Hortalias E Frutas

55 comentários:

  1. tia vc esta online na net ainda??/ preciso flar com vc se estiver me da um alo no orkut


    e eu conheço outro remedinho

    vc ferve mel com 2 rodelas de limao e 2 de laranja deixa dar uma esfriada e tome uma xicara a cada 4 horas por 1 dia deixa dar uma asfriada mais nao tome ele frio tem q ser um pouco morna


    =D


    aque em casa sempre resolve

    ResponderExcluir
  2. Meiroca, meu filho tinha uma alergia terrivel na garganta e eu fiz um lambedô que a Aninha ensinou e foi tiro e queda. Esse do abacaxi, vou testar.bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  3. Meirinha, temos uma série de produtos naturais à nossa mão, e muitas vezes nem conhcemos as propriedades deles.
    Taí uma excelente dica. As vezes o tratamento está mais fácil e mais próximo de nós do que se pensa.
    Eu uso muito produto caseiro. Só parto para medicina convencional, quando não há jeito.
    Claro, que com bom senso e com os devidos cuidados, mas temos como ajudar as pessoas que amamos.
    O que a Grace falou, será que foi do gengibre?
    Beijos e um lindo final de semana.
    Hoje feriado prá nós.

    ResponderExcluir
  4. Fez muito bem,MEIRE. Tenho certeza que logo o maridão estará bom e sem nenhum tipo de contra-indicação mesmo.

    Bacio!!

    ResponderExcluir
  5. Voltamos às receitas da Vovo, estas pelo menos sabemos o que colocamos dentro e não tem contra-indicações. Muito boas estas tuas dicas!
    Um grande beijo e melhoras para o maridão.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia ainda essa receita Meire! Minha mãe fazia para mim e eu fazia para o Lucas, mel, guaco e limão. Fervia tudo deixava esfriar um pouquinho e era tiro e queda!
    Beijos menina, tem algo para ti lá no blog!

    leticia coelho’s last blog post..Um pouco de Hitler e "Quero ganhar um Nokia N96 nesse Natal"

    ResponderExcluir
  7. Esse abacaxi tá com uma cara boa...deu vontade de comer.
    Tomara teu marido melhore com a receita caseira.
    Bom final de semana!!
    Bjks Meiroca!!!
    :)

    Roseane’s last blog post..Um jantar persa

    ResponderExcluir
  8. mamis como esta o papis? estimas melhoras para ele!!
    um beijo grande para vcs,
    um bom feriado!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Melhoras pro maridão e ótima dica do livro, vou dar uma olhada mais tarde :)
    Bjs e bom fds! x

    Carola}i{’s last blog post..Meme dos celulares

    ResponderExcluir
  10. Meire! Nada como receitinhas caseiras. Como a Tita disse eu sempre fiz meus xaropes em casa. Aprendi com abacaxi: Ferver o abacaxi com a casca em pedaços. Depois bater no liquidificador, coar e misturar com mel. Tomar três cálices pequenos por dia. Experimentei, é ótimo para tosse.
    A Letíciia não deve lembrar que tb aprendi com a minha sogra: Colocar numa assadeira agrião, guaco, rodelas de limão, cobrir com mel e por no forno até mudar o tom do verde do agrião; ela dizia que o mel não podia ferver. Depois coar e tomar três vezes por dia.
    Copiei o site. Melhoras para teu marido.
    Beijos no teu coração.

    ResponderExcluir
  11. Meire, desejo melhoras e pronto restabelecimento ao seu esposo.Agora noc aso dele, se estiver errada me corrija.Se ele tem bronquite crônica,faça as receitas naturais mas a alopatia tem que auxiliar também, entendeu?leve seu esposo ao pneumologista, de repente ele pode receitar um remédio inalante.Minha avó tem bronquite crônica e usa Fluir e Busonid, que são cápsulas que se coloca num inalador,duas vezes ao dia.Na Itália com certeza deve ter remédio assim semelhante.
    um abraço, tudo de bom, beijos.

    ResponderExcluir
  12. A indústria farmaceutica já ate aproveitou essas propriedades do abacaxi e já existe ate xarope com o mesmo;e mel,rs.

    anunciação’s last blog post..Chora,Maranhão!

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Abacaxi é bom demais e cheio de propiedades curativas fica melhor ainda. Obrigada. Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  14. Vou procurar algo contra a crise de espirros que me assola.

    Beijoca

    Allan’s last blog post..San Polo

    ResponderExcluir
  15. Essa eu não conhecia o ano passado fiquei uma semana de cama por conta da bronquite e tive que alugar até um balão de oxigênio, tava que nem respirava, agora peguei uma gripe e tenho que me cuidar pra não caminhar pra bendita.Mas também nunca tomo antibiótico pq eles me dão taquicardia e fico pior, então apelo pros remédios de família. Vou levar a receita. Obrigada amiga adorei a oração e parabéns pela fotografia das margaridas estas eu amei que visão maravilhosa, tão logo eu melhore estarei postando-as. Melhoras ao seu marido. Beijos e que Deus os proteja, guarde, governe e ilumine.

    ResponderExcluir
  16. Ah esqueci de falar eu tomo chá de manjerona com mel pra aliviar a tosse, principalmente quando é alérgica. sempre passa é o único jeito. beijos.

    ResponderExcluir
  17. Beijos açucarados , curam mais que antibioticos!
    Minha saudosa Mereluce, voce já tem as receitas da sua Doce Minas Gerais, que voce deixou pra trás.
    Cama, carinho, comida boa, muitos chás...
    Que o Marcelo sare logo, são meu votos. Abraços
    Suelly

    ResponderExcluir
  18. Melhoras ao maridão Meiroca. Meu irmão tinha bronquite qdo pequeno e o que fez ele ficar curado foi um mel chamado MEL DE JATAI.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  19. meirinha... lembra de um site q vc passou que dava efeito 'blur' nas fotos, on line mesmo??

    sabe qual é/? me passa de novo?? beijo!

    ResponderExcluir
  20. Veja só, nem sabia dessa do abacaxi!
    E meu filho também anda com uma tosse estranha, tipo alérgica. Vou tentar comprar amanhã mesmo 1 abacaxi.
    Melhoras por teu maridex!
    bjs cariocas

    Beth Q.’s last blog post..De que jeito você escreve?

    ResponderExcluir
  21. Espero que seu marido já esteja melhor, gostei muito da dica do abacaxi.
    Bom Domingo

    ResponderExcluir
  22. Bom dia amore!
    E Marcello está melhor?
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Minha filha está doente também..e ela toma muitos antibióticos, tenho muito medo de gripe com ela...ela está sempre doente de gripe; melhoras para seu marido



    PS, meire, existe a possibilidade de vc mandar pra mim o embeb daqueles banner?

    cilene’s last blog post..O que é melhor ter muitos visitantes ou um valor de click alto?

    ResponderExcluir
  24. Um otimo domingo à vc,Meire.
    Bacio!!

    ResponderExcluir
  25. Meiroca, espero que ha essa altura, seu marido esteja bem melhor. Adorei o site que vc informou da medicina alternativa. Já coloquei nos meus favoritos. Tem muita coisa boa, que nem sabemos que existem. Obg pela dica. Uma boa semaninha. Bjoka.

    ResponderExcluir
  26. Bom saber das maravilhas do abacaxi.
    Espero que teu marido já tenha melhorado.
    Boa semana, querida!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  27. @ Bom dia Grace, hoje vim trabalhar, comprei gengibre, vou pedir pra Anninha a receita do lambedor e do cha'.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. @ Bom dia Anninha, comprei o gengobre, vc me passa a recita do cha e do lambedor?

    ResponderExcluir
  29. @ Do, o pior o que eu pensei ser bronquite era uma super gripe que acabei èegando, conclusao, sexta, sabado e domingo na cama.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. @ Com certeza Maria Augusta, antes da cura convencional provo a natural.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. @ Realmente Guaco é muiuto bom, mas aqui é dificil encontrar, creio que nem tem..
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. @ Roseane este abacaxi realmente estava uma delicia, mas a bronquite do amrido era uma gripe q passou pra mulher dele....
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. @ Carol querida, vou la ver sobre o meme...estive dodoi neste fim de semana e por isso fiquei longe da net.
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. @ Angela, Guaco aqui nao exite, procurei por agriao tb nao encontrei....Nao sabia q o mel nao podia ferver.
    Obrigada pelas dicas, hoje comprei gengibre e vou fazer um cha'.
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. @ Obrigada Janaina, a bronquite dele nao é cronica, e desta vez creio q nem foi bronquite e sim gripe, pq passou pra mim amiga...fiquei "maus" junto com ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. @ Anunci, é a natureza mostrando seu valor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. @ Fora o qo ele é gostoso, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. @ Allna, primavera é terrivel para os alergicos, espero que o site te ajude,
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Vilminha, transformei aquela foto em postal justamente por sua causa, sei q vc ama margaridas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  40. @ Obrigada querida, como smepre vc é um doce.
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. @ Obrigada Lulu, mel realmente é um santo remedio,
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. @ Lu, nao me recordo mas te passou 3 links, creio q é um destes:

    http://meiroca.com/2009/02/varias-ferramentas-para-modificar-imagens-online/

    http://www.pikifx.com/

    http://meiroca.com/2009/02/pixrl-trasforma-firefox-em-um-photoeditor/

    bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  43. @ Beth, Descobri junto com vcs as tantas propriedades do abacaxi, e este post rendeu muitas receitas caseiras nos comentarios, uma delas é o cha de gengibre.

    Bjs

    ResponderExcluir
  44. @ de qual banner Cilene?

    Meire

    ResponderExcluir
  45. @ Obrigada Anna.
    Aproveito pra te dizer q tenho tentado comentar no teu blog e meu pc trava, vou la tentar novamnete..
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. @ Pois é amiga, era gipe forte o q ele tinha e passou pra mim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  47. @ Soninha ele esta melhor mas agora a gripe passou pra mim....
    bjs

    ResponderExcluir
  48. Atrasada sou eu!
    Espero que a essas alturas vcs já estejam bem.

    Minha mãe sempre dizia que não se deve ferver o mel nem o limão, pq perdem as propriedades. Ela fazia o mesmo que a Ângela falou, no forno.
    Não sabia deste do abacaxi, já coloquei junto com as maravilhas da Meiroca.
    Ah! Também quero a receita de gengibre da Aninha.

    Bjim, cosquirídia.

    Rosa’s last blog post..Aniversário do Oliver

    ResponderExcluir
  49. Meiroca querida, vc sempre com dicas super úteis! ;)

    Vim agradecer os postais lindos que recebi. Obrigada mesmo! E é como vc disse, qdo vc v a cartinha, o coracao bate forte! ;)

    xero grande

    Ju Moreira’s last blog post..O medo da América em se tornar uma Suécia

    ResponderExcluir
  50. Achei uns porta sutians que você postou antigo, mas não estou conseguindo abrir toda a reportagem.
    Me diga alguém sabe onde vende e quanto deve custar?
    Pois para viajar seria ótimo.
    Beijos
    Vou deixar um selo para você

    ResponderExcluir
  51. Meiroquinha... passando aqui para saber como vc esta?!
    Melhorou da gripinha?
    bjks

    ResponderExcluir
  52. Essas receitinhas da vovó que sãoa s melhores.
    Mamy te esse livro em casa.
    Bjokas e melhoras para Marcello

    ResponderExcluir
  53. Ciao Meire! Est post chegou em boa hora e foi muito util! Obrigada e um beijão.

    daiza’s last blog post..

    ResponderExcluir
  54. @ Oi Anna, os porta soutiens vc encontra neste site:
    http://www.thebragcompany.com/department.aspx?DeptId=1&
    os valores estao em torno de 55 dolares.

    Bjs

    ResponderExcluir
  55. Oi Ju, chegaram? Fiquei com medo de ter escrito o endereço errado,
    Bjs

    ResponderExcluir