segunda-feira, 1 de junho de 2009

51 perguntas para um Blogger - Ciça Donner


51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado. 

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas da Ciça Donner , uma blogueira que em 2000 saiu de Belém para Alemanha, fronteira da França. Em 2006 cruzou a fronteira e se estabeleceu em um pequeno vilarejo frances. Mãe do Johan Guilherme (16 anos) e Manrique Carlo (6 anos), esposa dedicada e feliz. Ex-professora atualmente trabalha como executiva (executando tarefas domésticas), alem de todas estas virtudes, Ciça é uma das blogueiras mais bem humoradas da internet.

Ciça escreve o blog Uma Papachibé e sua Égua.

Entao vamos saber as respostas da Ciça para o Questionario do Pensieri e Parole.
20 de março de 2009 14:59 N°12

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

R: Não teria feito tanto post para agradar os outros. Sabe aquela coisa de "obrigacao" para não magoar fulano ou beltrano que fica triste por você não ter comentado nada a respeito dele... pois é, acabava fazendo mesmo não me sentindo a vontade!

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

R: Sem sombra de duvidas. Nem me iludo em dizer "não" pq sei que comecaria. Não aguento ficar sem registrar meus pensamentos e cedo ou tarde, acabaria voltando a publica-los, comendo pls beiras aqui, alí até ter a super-potencia rosa de volta no ar!

3. Se tivesse que escolher uma so' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

R: Um entrevista ao Fantástico. Pq se for pra fazer, eu ia fazer bem feito!!!!

4. A tua web rotina matinal inicia às....

R: Por volta das 8:30 quando deixo Manrique na escola!

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

R: A imagem da minha Nossa Senhora de Nazaré!

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

R: Via do meio... pode escrever o que quiser... se não gostar vou lá e apago!

7. A Blogosfera é realmente autoreferência?

R: Maninhos, tudo que nos ronda é de uma forma ou de outra referencia na nossa vida. Pq a blogosfera não? Ela é um retrato nú e crú seu. Mesmo quando no seu blog não tem nada de pessoal, ou é tudo inventado, ele já nos dá uma ideia de como vc é!

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

R: Fábio Mayer: adoro esse menino mesmo quando não entendo nada o que ele fala!


Luz de Luma: o único problema dessa menina é que quando ela comeca a escrever não para e se não leio post pl metade nos outros, nela mesmo é que não lei. Bebo e me ilumino dessa pequena!

Lino Resende  que consegue passear sobre diversos assuntos sem se perder e com uma clareza de pensamento sem ofender ninguém. Um perfeito gentleman!!!!!!

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

R: Oh Meiroca assim vc me "cafunde"... se é desconhecido, como eu vou conhecer? Mas tá bom... faz de conta que ninguém conhece esses:




10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

R: Nao sei bem ao certo... uma égua cor-de-rosa?

11. Um erro grave que você fez blogando

R: Escrevi abacaxi com CH... ah, não é esse tipo de erro? Então tá... Tomei as dores de alguém de forma muito pessoal, sem reconhecer que ela estava errada!!! Isso não se faz. Amigos, principalmente os amigos, devem saber chamar o outro a razao! Não faço mais!

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

R: Reacao no mundo real ou no virtual? No virtual acho que nenhum pq as pessoas que vem até meu blog, ou comentam, tem um certo nivel e quando falam sabem COMO falar e se não sabem, viram as costas e vão embora. Mas no real, manazinha... olha, é até uma coisa que eu gostaria de saber dos outros blogueiros: se eles tem problemas de ciumes e até mesmo inveja entre seus amigos do mundo real por conta do blog.

13. E o mais ridículo?

R: Não tá no ar. Gracas a Deus! Era da época em que blogava "na unha" pois não podia instalar ferramenta de blog no meu dominio antigo. Era tudo em html. É um post onde vou tomar satisfacao com uma pequena que se dizia minha amiga e deixou um comentario mandando eu repensar a ideia de colocar o nome Manrique no meu bebê, pois era muito feio e iria traumatiza-lo! Manazinhas do céu... mas eu arrasei com a pequena em 500 palavras. Só não chamei de Santa... que vergonha. Hoje não faria isso jamé... mas na época... tava buchuda... dá um desconto!

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

R: Uso muito raramente imagens para ilustrar meus post e quando faco não coloco não pois nem sempre sei de onde veio. Mas quando o tema é a foto em sí, ou ela é muito linda e veio de amigos, ai faco questao!

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

R: Por não usar imagens ilustrativas, não tenho nenhuma fonte especial. Uso muito o Flickr, mas é em busca de inspiracao!

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

R: Se vc está escrevendo pra vc não... vc passa o dia pensando e quer registrar seus pensamentos. Agora se vc está escrevendo para os outros, com dicas, ideias, noticias e curiosidades e quer que todos leiam e comentem então não rola. Ninguém da conta de acompanhar! E por mais que sejam bons post, boas dicas e boas noticias, acaba se perdendo!

17. Feed, reader?

R: Reader... me apaixonei pela ferramenta!

18. Ja experimentou podcast e videopost?

R: Não e nem tenho interesse. Já me vi em video e DETESTEI. Não cometeria uma atrocidade dessas com meus leitores!

19. Se sim o que você achou?

20. Dica de uma ferramenta interessante.

R: Plug-in é ferramenta? Então o Now Reading (http://robm.me.uk/projects/plugins/wordpress/now-reading) onde posso colocar os livros que estou lendo e o que vou ler. Pena ele não ser muito interativo. Mas já ajuda a receber boas dicas de leitura e a ouvir a opiniao de outros sobre determinada obra.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

R: Não fez minha cabeca. Não consegui integra-lo a minha pessoa!

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

R: Nem um nem outro. Vejo os microblog como opcao ideal para aquele povo que não sabe, não pode, não quer, não gosta ou não tem tempo de produzir um post normal! Para eles Twitter e afins são perfeitos!

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

R: Consegui abafa-lo, então prefiro não comentar e acender a chama. Mas foi realmente deprimente... até pq no final ficou sendo o sujo falando do mal lavado!

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

R: Firefox sem dúvidas... apesar de achar aquela raposa meio gay, sabe?

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

R: Tem febre de Orkut? Jura? Hehehe... esse é outro que não fez minha cabeça. O meu tá lá, tadinho... tenho comunidade e tudo, mas realmente o Orkut não me apetece e peco até perdao a todos que me mandam tanto carinho por lá!

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

R: Diversificada!

27. No Brasil se digo blogger digo...

R: Não sei o que acontece no Brasil quando digo "ser blogueira", mas aqui, entre brasileiros, blogar ou passar tempo na net é sinonimo de perda de tempo, pessoas que não tem o que fazer. Já entre os alemaes e os franceses tem outro "status", mais elevado. É o que eu sinto!

28. Você costuma programar seus posts?

R: Não mas adoro essa possibilidade, pois quando preciso, PRECISO!

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

R: Nunca prestei atencao em horário. Mas dia, sim. Post em sexta-feira as vezes fica as moscas até segunda-feira!

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

R: Comentários por dia realmente nunca parei para contar... mas por post uma média de 20!

31. Responde a todos?

R: Quando tem o que responder sim... só por responder não! É complicado e até peco perdao pois deve ter muita gente esperando uma resposta minha que não veio. Mas o que vou responder a um comentario que diz "legal esse seu post"? "Obrigada" é uma boa opcao, mas não é muito seco. Se a pessoa não tem blog, me esforco para dar uma resposta... caso contrario, fico buscando uma nova "deixa".


32. O ultimo investimento económico que você fez para o teu blog?

R: A renovacao da conta do Flickr

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

R: Sim, mas de vez em quando peco ajuda aos amigos!

34. Melhor um layout grátis, ou sobre medida?

R: Melhor um sobre medida, lógico, com nossa cara e tal. Pra mim então que não sou de trocar muito layout seria a glória... mas ainda não chegou o tempo $$ certo para esse luxo!

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

R: aaaaahhhhhhh com cereteza. Toda vez que falo de um assunto sério no meu blog o numero de comentários despenca. Ninguém gosta de me ver falando coisa séria!

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

R: Eu acho a blogosfera brasileira legal. Ela é diversificada e reflete bem a gente. Não conconrdo com quem diz que blogueiro não é unido, não se respeita... o SER dito HUMANO as vezes é assim. E o que existe por trás dos blogs se não um ser humano? Não se espera de um blogueiro o que não se espera de uma pessoa!

37. Você ja' foi clonado?

R: Não... e sou traumatizada por isso. Ninguém me dá bola!

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

R: Também não... tô falando... ninguém me acha boa o suficiente para clonar ou copiar!

39. Se sim, o que você fez?

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

R: Claro que sim. A vida, as experiência, a forma de ver o mundo muda completamente conforme o lugar do mundo onde vc está. A essencia é a mesma, mas o local nos influencia!

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

R: TODOS... os blogs como formadores de opiniao, agentes ativos de idéias, apoio e assistencia ainda estao caminhando. Tudo e qualquer coisa, feita nesse sentido é imperdível

42. Ja' escreveu algum publieditorial? (post a pagamento)

R: Oh mana, acorda... eu num presto nem pra ser clonada!

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

R: Coisas que só acontecem comigo (http://cissa.eu/archives/1487)

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

R: Primeiro quero ver os comentários hahahahha

45. A troca de links "como obrigaçao" ainda faz sentido?

R: Nada por obrigacao faz sentido. E é esse tipo de coisa que tento evitar!

46. Quantos links contem o teu blogroll?

R: Peralá que vou contar... 90 ativos e 14 inativos! Poucos né? Agora no Reader huhuuhuhuhu são 791... e alí sim, muitas vezes só "vejo as figuras"

47. Você visita todos?

R: Do blogroll, sim, pq lá só tem a nata da minha vida blogosferistica. Mas tem muita gente que visito e AINDA não está lá! Estou esperando amadurecer a amizade!

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

R: Sou péeeesima para isso. Não sei me auto promover nem ficar correndo atrás de leitores. Deixo lá meu link e pronto. Já viram que como promotora sou uma ótima fotografa!

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

R: A Now Reading e a da minha Santinha!

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

R: A do post mais popular... por ser exatemten o "pé de confusao"

51. Um conselho para quem esta' chegando agora no mundo da blogosfera.

R: Seja você mesmo e esteja preparado(a) para ouvir as criticas a respeito. A blogosfera é um retrato virtual do mundo real.

Não tome tudo ao pé da letra, nem pessoal demais e pelamordedeus, não coloca música no teu blog... é um saco e pode matar os desavisados do coracao. Se mesmo assim fizer, deixa um botao bem visível para desligar!





42 comentários:

  1. Primeira!
    Acho a Ciça simplesmente adorável. Ela é uma pessoa extrovertida, desbocada e extremamente sensível. Ela consegue reunir tudo isso e matar a gente de rir em frente ao computador e ao mesmo tempo deixar comentários em nossos blogs de muita sensibilidade.
    Ela é genuína!
    Beijos cariocas para ela e você Meire!

    Beth Q.’s last blog post..Só um docinho, uai!

    ResponderExcluir
  2. Ah, nao gostei da CICA vestida de outra cor que nao ROSA....KKKKKK

    TODA VEZ QUE VEJO ALGO ROSA LEMNBRO DELA E DA LULU

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ESSA CICA É DEMAIS VIU?

    HJ PRECISAVA DE UM POST DESSES, VIU MEIROCA?

    CICA É BEM HUMORADA, FAZ BEM A QUEM A LER. QUANDO EU ESTOUE STRESSADA, PRONTA PARA A BRIGA, EU VOU LÁ E ESFRIO A CABECA, DOU RISADAS E PRONTO...A VIDA RECOMECA...
    Sim...tem coisas que nao devemos levar em conta. mas tem outras que nos fazem perder a cabeca...kkkk
    mas com a Cica....nada disso conta...
    ENTREVISTA MAIS BEM HUMORADA QUE VC FEZ ATÉ HOJE...
    GOSTEI QUANDO ELA FALOU SOBRE DAR SATISFACOES. QUER ME VER SUBINDO PELAS PAREDES?ME PEDE PARA PRESTAR CONTAS DE MEUS ATOS....KKK
    BJS E DIAS FLEIZES

    ResponderExcluir
  4. Não a conhecia ela parece muito simpática e bem-humorada mesmo, a blogosfera precisa de pessoas assim.
    Beijos.

    Maria Augusta’s last blog post..A Nova Arca de Noé

    ResponderExcluir
  5. Ciça é assim.
    Essa alegria, essa irreverência, bem humorada, mãezona, amiga de quem quer que seja que precise de seu ombro.
    Inteligente, e deu respostas adoráveis no seu questionário.
    É a cara dela.
    Adorei Ciça.
    Beijos Meire e Ciça

    ResponderExcluir
  6. Égua, adoro a Ciça! E o jeito de responder é esse mesmo (o conteúdo também, lógico)!
    Mas... CADÊ O VESTIDO ROSA??? Vou achar que clonaram você... e clonaram mal!!!

    Eu não conhecia era o blog. Fiquei freguesa.

    Beijo!

    Bel’s last blog post..De volta

    ResponderExcluir
  7. Repito o que Grace disse, toda vez que vejo algo rosa, só me lembro de Ciça! hahahha não é manazinha (sei que tu vai vir aqui ler os comentários?! ;) )

    adorei a entrevista Meiroca, essa manazinha tem humor que exala da pele heheheh ;)

    xero

    Ju Moreira’s last blog post..Balanço geral: fotojornalismo, Casuarina e feriado

    ResponderExcluir
  8. Os médicos receitam: Os posts da Ciça fazem bem pra saúde e para pele, pois vc vai rir muito.

    Amiga já te falei isso, mas até Love ler seus posts :)

    Parabéns pela entrevista :)

    ResponderExcluir
  9. A Ciça é ótima!!! Assino embaixo de tudo o que foi dito aqui e sinto não ter visitado seu blog antes.

    Bjão pras duas.

    Rosa’s last blog post..TODAY'S FLOWERS

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Ciça fez considerações muito pertinentes e uma delas, com a qual eu concordo é de postar às sextas-feiras: ninguém comenta. Muito boas as respostas. Parabéns para ambas. Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  11. Meiroca,

    me desculpe usar este espaço para fazer uma pergunta:
    No que se deve votar no próximo REFERENDO aí na Italia! SIM ou NÃO ? O consulado me mandou as cedulas mas não nos informou que mudanças serão feitas à Constituição!

    Bjs e desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Ciça, adorei o que vc disse sobre música em blog. Acho que não tem nada que me desagrada mais qdo vc visita alguém e tem aquele negócio gritando no fundo que vc não acha o botão de desliga e aí vc cai em si que não tem um e o único recurso é desligar a caixa de som. Ahhhhh !!!

    Bjs x

    ResponderExcluir
  13. Eita Cissinha... vc não aparece no Fantastico, mas aparece na Meiroca, quer um melhor começo rumo a fama?! ahahah
    Adorei a entrevista
    Bjs nas duas

    ResponderExcluir
  14. Já li muito o blog da Ciça. Muito bom :-)

    ResponderExcluir
  15. Meiroca, muito legal a entrevista da Cissa. Antes de vc postar minha entrevista me manda de novo pra eu dar uma revisada ok?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  16. Não a conheço,mas parece ser muito bem humorada,hem MEIRE.
    Dei risadas com algumas de suas respostas,rsss

    Bacio!!

    ResponderExcluir
  17. Meire,
    eu amei a entrevista dela :) Muito bom humor... Parece ser uma pessoa muito legal de se conviver!
    Beijos menina

    leticia coelho’s last blog post..Nós temos informações privilegiadas!

    ResponderExcluir
  18. A Ciça é insuperável em bom humor,mesmo quando escreve sobre alguma coisa não muito satisfatória.Tem jogo de cintura e merece todo o sucesso.

    anunciação’s last blog post..O Maranhão tem dono

    ResponderExcluir
  19. Boa idéia estas entrevistas.Eu não a conhecia e gostei.Vou lá conhecer o seu blogue.

    ResponderExcluir
  20. uuuuuuuuuuuuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuuuu!!! Ciça!!! Obrigada, Florzinha Rosa do Norte ;) Saiba que todos os dias faço exercícios para escrever menos! Você não pegou meu começo na blogosfera, daí sim iria ver o que era escrever demasiado!
    Adorei a entrevista, como todos parecem ter gostado! E gostei da foto que escolheu para ilustrar o blogue. Ciça, o pessoal aqui em casa tem ciúmes também, assim como os amigos, o pessoal do trabalho, uma coisa! Não posso postar foto minha, por exemplo, que começa a censura, tudo porque um maluco perseguiu algumas pessoas aqui na blogosfera ;) Errrrr, não vou contar mais que isso! Mas devem se lembrar do maledito troll que comentava em nome de outras pessoas.
    Muitas respostas eu responderia igual. E Mei, tenho uma dúvida quanto a questão 30 - Emails ou comentários?
    Boa semana! Beijus

    Luma’s last blog post..Tudo que oprime (deprime) o ser humano

    ResponderExcluir
  21. @ Oi Anabel, que bom te ver por aqui. Voce nao conecia o Blog da Ciça? ou o meu?

    Meire

    ResponderExcluir
  22. @ Acho que qdo mandou esta foto ela nao imaginaria a reaçao de seus leitores por estar sem a sua marca, o cor de rosa.
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  23. @ A Ciça é otima!
    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  24. @ Edu, te respondi por e-mail.
    Meire

    ResponderExcluir
  25. @ O blog da Ciça é leitura obrigatoria,
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  26. @ hahaha Boa Mirella! rs :)
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  27. @ Lulu, te mandei a entrevista por e-mail,
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. @ Com certeza Leticia, a Ciça é leitura recomendada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. @ Do nao acredito q vc nao conhece a Ciça? Vcoe nao sabe o q esta' perdendo,
    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  30. @ Magui, eu gostaria de ter as suas respostas na coluna 51 perguntas para um blogger. Voce topa?

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  31. @ Luma voce é referencia, percebeu? Qto a pergunta 30, a intençao seria e-mails relativos, mas como muitos comentarios chegam por e-mail, fica valendo comentarios tambem.
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  32. a cissa é tudo de bom mesmo hehe sempre fazendo os outros rirem! =) bjs!

    Mi’s last blog post..Indo as compras!

    ResponderExcluir
  33. Meire, na verdade eu não conhecia era esta seção, das entrevistas aos blogueiros. O blog da Ciça é leitura obrigatória faz tempo! ;)

    Bjo!

    Bel’s last blog post..Mais uma da série “Eu por mim”

    ResponderExcluir
  34. @ Bel, esta coluna é muito recente, a entrevista da Ciça é a 12°, e aproveito a sua visita e te convido a participar. Seria muito interessante ler as suas respostas aqui no P&P. Se vc aceitar te envio as perguntas.
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  35. Essa Cissa é tudo de bom... fala sobre tudo e com tanto humor... adoro-te!
    Beijão... para as duas

    RoCosta’s last blog post..Por Eneida Lima…

    ResponderExcluir
  36. Eu sou fã da Ciça.Ela é tudo de bom e ainda é muito generosa,no meu caso eu estava perdida lá no uol(sem menosprezar) sem lenço nem documento e ela me mostrou o basico que se precisa para blogar.,..Bjs Ciça!Bjs Meire

    ResponderExcluir
  37. A Ciça é engraçadíssima! Tem um post dela que me fez chorar de rir, quando ela postou uma dieta de uma sopa com o Guilherme alimentando ela e nos últimas dias ela não suportava mais comer aquilo hahahaha.

    Se penso na Ciça, penso naquele post ;)

    ResponderExcluir
  38. @ Ola Adriana,obrigada pela visita, jah fui conhecer teu espaço, deixei um recadinho no Tudo que eu quero ali na caixinha da sidebar pq nao encontrei o sitema de comentarios.
    Um beijo
    Meire

    ResponderExcluir
  39. Eu queria agradecer a TODOS pl carinho... gente, nao pensei que seria tanto... ahhh to sissintindo gente humana, rosa, de verdade!

    Meiroca, um agradecimento super especial a vc!

    BEIJOS

    Ciça’s last blog post..Feitos para mim…

    ResponderExcluir
  40. @ Ciça a blogosfera te ama, sabia?
    no post anterior http://meiroca.com/2009/05/quer-saber-mais-de-mim/, tem uma provocaçao para vc...

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  41. [...] Uma Papachibé e sua Égua: Vôo 447 da Air France [...]

    ResponderExcluir