terça-feira, 12 de maio de 2009

O que é isso?

Com a coluna 51 perguntas para um blogger, alguns termos usados nas perguntas soaram como "grego" para alguns entrevistados, a LUma sugeriu e vamos explicar de uma maneira simples o significado destes termos técnicos.
Aviso aos navegantes mais "sabidos" que não tenho pretençao alguma em ensinar o Padre Nosso ao Vigário, este é um post de utilidade pública.

Sidebar, também conhecido como Barra Lateral, este recurso é muito útil pois pode nos mostrar as informações desejadas rapidamente, como por exemplo, uma apresentação de slides, notícias, feeds, links, entre outros.
Teu site/blog pode optar por um ou mais sidebar, o Pensieri e Parole tem 2 que estão a direita. Mas pode ser com uma a direita ou a esquerda ou uma de cada lado, isso depende de cada um.

Widgets são pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio, ...) enfim são todas aquelas coisinhas, umas úteis outras nem tanto que colocamos ali na sidebar ou barra lateral.

Gadget: brinquedos tecnológicos. Ex: a internet sem fio, o fone de ouvido, a camera em cima do micro, etc

Feed: Na prática, Feeds sao usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed podera' ler imediatamente. Você assina meu Feed e quando eu posto você recebe no teu e-mail o meu post, você lê comodamente e depois elegantemente entra no meu blog e deixa um comentário ou opinião.

RSS/Reader: Permite aos usuarios da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (alimentadores ou fontes) RSS. Estes sao tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizaçoes, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizaçoes em diversos sites sem precisar visita-los um a um.
Um muito usado é o Google Reader, você que é ususario do gmail, de uma olhadinha nas opções no menu inicial, você encontra vários serviços, inclusive o Reader, clique nele. Para acompanhar as atualizaçoes dos sites e blogs preferidos, clique em adcioanr inscrição e cole ali a URL do site/blog que voce que acompanhar, por exemplo: www.meiroca.com :). Assim toda vez que você entrar no Google Reader ele vai te contar e mostrar o meu post atual. Você pode ler ali mesmo ou ir direto pra pagina original.
Caso você leia ali no Reader e goste do que leu, perca alguns minutos entrando na pagina original e comente. Seu comentário é nosso incentivo.

Podcast é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra podcasting é uma junção de iPod - um aparelho que toca arquivos digitais em MP3 - e broadcasting, transmissão de rádio ou tevê. Assim, podcasts são arquivos de áudio que podem ser acessados pela Internet.”

Vídeo post, melhor que escrever é ver, então aqui tem um vídeo para você entender melhor o que é e como criar um vídeo post.

O que é microblog? "O Twitter é um microblog. Um microblog é uma ferramenta que permite atualizações rápidas e curtas e, se possível, a partir de uma multiplicidade de suportes diferentes. É possível atualizar o Twitter, por exemplo, pela web, por instant messaging (IM), ou até pelo celular - por short message service (SMS) ou internet móvel." (daqui).

Blogger, Blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.

Blogger tambem é uma ferramenta de Internet que ajuda você a publicar um blog.

Definições tiradas da net, com os devidos créditos e completadas com opiniões da Meiroca.

Meire


Se você não sabe o que é Feed RSS assista a este vídeo.






Compartilhe! Siga-nos ou registre-se à nossa newsletter, e receba por e-mail os novos posts deste blog.

30 comentários:

  1. Meire, você fez bem em esclarecer, eu também não conhecia todos estes termos.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Miroca, eu aderi ao tal Twitter...Ave Maria...já ecnontrei tanta gente que até eu duvidava, dias atrás...gente que lia meu blog caladinho, via minhasfotos e copiava em celular...kkkk

    ResponderExcluir
  3. As explicações foram claras, mas vou te falar, para entender bem, só usando mesmo, quando qualquer ferramenta faz parte de nosso dia a dia, fica fácil entende-la.
    Muita cois aí, não uso e não gosto.
    Já falei isso e criei até polêmica. Os tais dos "feeds" por exemplo.
    Acho que ele distancia as pessoas, e como disse a Luma num comentário ontem, o mais importante é esa troca de amizade, essa interação, que o feed não permite, porque quem lê através dele, não vai ao blogue, e você acaba escrevendo só para você mesmo.
    Sei lá, sou assim meio avessa mesmo.
    Beijos amore.

    ResponderExcluir
  4. Uau!!
    Copiei e colei todas essas informações preciosas, eu não sabia da missa a metade, rsss
    Bom dia Meiroca querida
    beijos

    *Tá melhorzinha? Tomara sim ;)

    Márcia(clarinha)’s last blog post..Cotidiano

    ResponderExcluir
  5. @ Agora fico soh esperando vc aceitar se ruma de minhas entrevistas...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mei, ficaram ótimas as explicações! Apesar de que, estava me divertindo muito com as respostas nas entrevistas! ;) Bom dia!! Beijus

    Luma’s last blog post..Blogue Congelado contra o vigilantismo na rede [update]

    ResponderExcluir
  7. Oi Meire
    Legal essas explicações, sempre tem algum termo que confunde, aprender nunca é demais, assim todos melhoramos.
    Estou indo lá votar no Top Blog.
    Bjs

    denisebc’s last blog post..Amarre-se certo

    ResponderExcluir
  8. Mas agura que eu já catei tudo pra responder a minha entrevista??? Num vale hahahaha

    Ciça’s last blog post..Revolução Francesa - Reload

    ResponderExcluir
  9. ahhhhhhhhh, agora está tudo explicadinho e é por isso que te adoro :)

    ResponderExcluir
  10. Alguns eu já conhecia, outros fui apresentada. Outros eu usava e nem sabia que tinha nome e definicão....hehehe
    Valeu, Meiroca!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Pra quem aprendeu tudo xeretando, acho que não estou muito atrasada, sabia quase tudo, mas foi ótimo estas tuas explicações, o que eu não sabia fiquei sabendo.

    Bjim, cosquirídia.

    Rosa’s last blog post..

    ResponderExcluir
  12. @ Fofa era soh perguntar...
    bjs

    ResponderExcluir
  13. @ Ciça, quer q te mande as suas respsotas pra vc editar?

    ResponderExcluir
  14. Meire, é muito mais simplesdo que eu pensava!!!!!!!!! Tomei a liberdade de copiar e deixar no meu arquivo para tirar eventuais dúvidas. O B R I G A D A !!! Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  15. Santa MEIRE!!

    Estou me sentindo menos burro sabia?? rssss
    Falando sério : eu não manjava nada destas coisas e vc deu uma boa clareada.
    Valeu mesmo!!
    Bacio!!

    ResponderExcluir
  16. @ Tb nao sei nada, fico tentando aprender com os blogueiros, e estou aqui a sua disposiçao, se precisar de ajuda me fale.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Meire eu me achei bem desconectada da blogosfera com algumas perguntas, tudo bem eu sou lenta mesmo...agora esse post ajudou muito, vou copiar e salvar na minha pasta com aulas sobre linguagens de blogs. Obrigada!! :)
    Bjks Meiroca

    ResponderExcluir
  18. Meire menina que máximo tuas explicações! Tem muita coisa que aprendi sozinha e outras fui aprendendo aos poucos, mas esse teu tutorial está demais de bom!
    Beijos guria :)

    leticia coelho’s last blog post..A Web anda muito chata!

    ResponderExcluir
  19. @ Grace, faz um tmepo q estou no Twitter, mas ele nao conseguiu fazer a minha cabeça...rs

    ResponderExcluir
  20. @ Marcinha fez bem, este post eu considero de utilidade publica...
    bjs

    ResponderExcluir
  21. @ Anninha, eu uso o Reader apenas para saber se os amigos atualizaram, assim nao preciso entrar de pagina em pagina para saber se tem novidades, assim em uma soh pagina sem quem postou, clico no link e vou la no blog ler e comentar...

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  22. @ Tem entrevistaa programadas ateh agosto, antes deste post...

    ResponderExcluir
  23. @ Denise, eu tirei o selo do TOP BLOG, fui convidada a participar, mandaram preencher um cadastro e aguardar instruçoes, q nao vieram, fiquei sabendo do consurso qdo alguem pediu para votar, me recordei da tal inscriçao e fui verificar, pediam pra eu confirmar o cadastro mas nada funciona...por isso tirei o selo, mas agradeço o seu voto,
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Meiroca , eu vou dar uma melhorada naquela entrevista para evitar confusoes , ok..vou mandar um novo arquivo

    cilene’s last blog post..40 Por cento dos noruegueses transam com os amigos

    ResponderExcluir
  25. Meire,
    Muito bom você colocar aqui estas definições bem claras e simples. Eu me sinto constantemente aprendendo. E ainda bem!
    Mas tudo muda tão rapidamente que eu tenho a sensação que nada ou pouquíssimo sei...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  26. Meire,sua danada!Amei esse post!Pra mim foi otimo pq ficou tudo mais claro.Tinha coisas q eu sabia,mas tinha outras q eu nao sabia.Sou totalmente leiga c essas tantas e tantas ferramentas da net,pode?Ontem comecei a ver o rapaz do video e acredita q ainda n terminei de ver totalmente?Hehehehehehehe.Mas,aos poucos eu chego la!Bj.

    ResponderExcluir
  27. Ok Ci, aguardo o novo arquivo. Sua entrevista esta' programada para o dia 8 de junho,
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Muito boa a explicação...
    Acho que deixou a galera ciente quanto as dúvidas. Bjs e bom fim de semana!

    Lunna’s last blog post..Os bárbaros estão chegando…

    ResponderExcluir
  29. [...] de Roma em portugues 13 Jan Feed, Reader? falou grego? Meiroca Já falei nest post aqui sobre o que é Feed RSS, hoje encontrei um video que explica de uma maneira simples e clara como [...]

    ResponderExcluir