segunda-feira, 8 de junho de 2009

51 perguntas para um Blogger - Cilene Bonfim


51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Cilene Bonfim, uma blogueira jornalista, que durante muitos anos trabalhou como reporter de TV,  Editora e Produtora. Em 2003, mudou para Noruega onde mora com seu marido e sua filha. Desde 2003 escreve um blog.

 Sonha um dia também virar proBlogger e viver do seu trabalho em seu blog

Entao vamos saber as respostas da Cilene para o Questionario do Pensieri e Parole.



 23 de março de 2009 14:45 N013

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

R: Não mudaria nada, queria apenas ter um retorno melhor e trabalhar menos no blog

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

R: Se meu blog sumisse eu tentaria todos os recursos possíveis para recupera-lo. Se não fosse possível começaria do zero

3. Se tivesse que escolher uma só' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

R: Não sei. Não existe uma maneira para promover blogs. Existem várias e as pessoas devem usar todas

4. A tua web rotina matinal inicia às....

R: Posso começar 2 horas da manha.

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

R: Nao tenho escrivaninha.. Tenho a mesa do computador com impressora, scanner e etc

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

R: Não modero não, mas as vezes deleto comentários muito ofensivos e de baixo calao

7. A Blogosfera é realmente auto referência?

R: Hum, sei não, referência em quê? Como na vida real a blogosfera reflete o que sao as pessoas; existem ruins e bons.

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

R: Não gosto de citar blogs, mas eu citaria a Lucy por promover outros blogueiros sem exigir nada em troca.

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

R: Meiroca, não existe blogs desconhecidos, todos são conhecidos por mais ou por menos

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

R: Não sei se seria recordada por nada. E tão fácil não gostar de mim; vejo por ai comentarios, posts a meu respeito, geralmente me chamado de pessimista, etc. As pessoas pensam que nao sei que elas estao falando de mim. Machuca, mas faço de conta que nao é comigo. Devo ser lembrada como a pessimista da blogosfera. Mas o mais engraçado é que esses mesmos blogueiros vivem falando mal do Brasil, do Lula, etc, mas eu nao posso falar .Eu suposto tudo isso com classe e com muita paciencia e sem nunca ofender ninguem. Mas machuca!

11. Um erro grave que você fez blogando.

R: Esse é o erro da minha vida, ser franca e verdadeira demais nos meus textos como na vida. Nunca vou aprender ser menos transparente.

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

R: Não, mas foram muitos sobre a Noruega

13. E o mais ridículo?

R: Já escrevi post ridículo, quem não escreveu, mas eu tenho péssima memoria.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

R: Quando copio alguma coisa cito a fonte. Como tenho um blog informativo e eu mesmo faço minhas notícias.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

R: Não indico nada, mas dou dicas de tudo; faço tutoriais e etc

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

R: Eu quero ter um portal de noticias por isso faço muitos posts por dia.

17. Feed, reader?

R: Feed. Eu leio 300 mil feeds por dia.

18. Já experimentou podcast e videopost?

R: Não.  Levo tempo para aprender fazer as coisas, mas queria tentar o podcast

19. Se sim o que você achou?

20. Dica de uma ferramenta interessante.

R: Ferramenta de blogs? Nao sei existem tantas ferramentas, aprender a usar todas é um grande desafio.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

R: Eu uso para divulgar os posts do meu blog.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

R: Eu faço quase um microblog. Acho perda de tempo fazer posts enormes.

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

R: Não sei se entendi essa pergunta, mas não gosto de memes.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

R: Eu uso o Firefox

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

R: Orkut e coisa apenas de brasileiro.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

R: Invejosa. Falsa, Onde se pode confiar em pouco.

27. No Brasil se digo blogger digo...

R: Não sei.

28. Você costuma programar seus posts?

R: Não

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

R: Eu publico coisas novas a toda hora

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

R: E-mail? Sei lá, recebo muitos e-mails de gente me pedindo emprego.

31. Responde a todos?

R: Não Mas se alguém pede ajuda para fazer alguma coisa no seu blog. Ajudo

32. O último investimento econômico que você fez para o teu blog?

R: Faço muitos investimentos, tudo dinheiro perdido; compro coisas, template, pago host, domínio e etc. Mas queria aproveitar essa entrevista para divulgar meu novo investimento. Quase 5 mil games para sua diversao. www.egocelebrity.com/jogos

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

R: Atualmente sim, mas sempre preciso da Flavia quando a coisa aperta.

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?

R: Eu posso comprar, mas não gosto de mandar ninguém fazer um template específico; tem sempre erros.

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

R: Eu gosto de comentários de gente normal, que não precisa concordar comigo.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

R: Sei lá , Meire, acho a blogosfera brasileira não profissional

37. Você já' foi clonado?

R: Muitas vezes

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

R: Claro, agora a moda é pegar tudo pelo Feed.

39. Se sim, o que você fez?

R: Fazer o que?

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

R: Sim .. quando falo do Brasil com certeza levo em consideração a realidade da Noruega.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

R: Não gosto de eventos, seminários e etc

42. Já' escreveu algum publieditorial? (post a pagamento)

R: Não E acho que não escreveria. Eu sou muito critica e com certeza a pessoa que pagou não ia gostar.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

R: Não sei quando essa entrevista vai ser publicada?

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

R: Com vou saber Meiroca; pode ser um post sobre uma tragédia mundial, ou sobre uma celebridade qualquer ou sobre a própria entrevista.,

45. A troca de links "como obrigação" ainda faz sentido?

R: Eu não troco links com ninguém

46. Quantos links contem o teu blogroll?

R: Sei não. Eu leio o povo pelo feed

47. Você visita todos?

R: Ultimamente venho visitando poucos; assim como muitos cansaram do meu blog eu também cansei de muitos blogs e meu tempo fica cada vez mais curto, mas sempre visito mesmo aqueles que não me visitam se o post for interessante.

48. Tem algum senso promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

R: Eu acho diggs perda de tempo, mas serve para indexar um post quando o Google nao exerga voce.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

R: Deixa eu ver meu blog. Últimos posts, propagandas e comentários

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

R: Links. E coisa do passado.

51. Um conselho para quem esta' chegando agora no mundo da blogosfera.

R: Depende do objetivo. Se for ganhar dinheiro vai ter que ralar muito e trabalhar muito.





21 comentários:

  1. Muito legla conhecer mais dessa grande pessoa q é a Cilene, tá certo q não concordei com algumas respostas dela tipo a da pergunta 10, eu sou um dos fãs incondicional do trabalho dela, e eu seria um dos orfãos se ela parasse de postar.
    Gosto de como ela escreve, e acho q realmente foi uma bruta sacanagem ficar copiando ela.
    Beijos

    Taliesin’s last blog post..Canto CLI - Ecco la bellezza della vita

    ResponderExcluir
  2. Meiroca,a Cilene é uma das blogueiras mais transparentes da blogosfera. E nao é fingida, nao fala de ninguém pelas costas e se vc precisa de ajuda dela, ela dar as maos. O contrário de mutias que vc pede socorro e lhe enviam algumas coisinhas, mas nao ensinam o pulo do gato.
    Aprendi com Cilene, a escrever posts pequenos.
    e concordo com ela em muitos pontos. Inclusive, sobre a Luci do Hippos. Luci é uma das blogueiras que deve ser referência para a maioria...e sobre a forma de muitos falarem do Brasil, etc, mas quando ela fala, é um deus nos acuda.
    bjs e dias felizes

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amore!
    Acho que o que a Cilene não sabe, é que exatamente essa maneira dela ser, direta, sem frescura, sem medo de ofender quem deve ser ofendido, é o que mais gostamos.
    Prefiro alguém como a Cilene, que muita gente que mostra carinha de amor, só na frente.
    Como em todos os blogues, tenho ido pouco, mas toda vez que chego no blog dela, tem um assunto interessante para se ler e comentar.
    Gosto da Cilene, tenho um carinho muito especial por ela.
    Um beijo prás duas.

    ResponderExcluir
  4. Dinha passando pra dizer que estou com saudades de papear com vc e trocar idéias...Volto com mais calma pra ler tudinho, agora tô correndo :)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. E assim a Ci vai deixando sua marca na blogosfera, lembro quando ela começou e hoje acho interessante vê-la forte e decidida, gostei da entrevista.

    lindo dia Meiroca querida
    beijos

    Márcia(clarinha)’s last blog post..Traz pAz

    ResponderExcluir
  6. Meire,
    Sempre inovando. Que legal que vc dá espaço para outros(as) blogueiros(as)
    Beijo,
    Lu (costurando muito)

    ResponderExcluir
  7. @ e quando a senhora vai nos dar a honra de sua entrevista? :)

    ResponderExcluir
  8. @ que tal voce aqui nesta coluna? Posso mandar as perguntas?

    ResponderExcluir
  9. Meiroca, como sou fã da Cilene há muito tempo, aproveito esta minha milésima tentativa de retorno à rede para vir ler e comentar a entrevista.
    Cilene, como sempre, demosntra sua integridade. Nenhuma das respostas dela é do tipo que busca rodear o tema sem responder nada. Ela diz o que pensa e sabe e isto é raríssimo na blogosfera.
    Cilene também é muito generosa, no sentido de disponibilizar variadas formas de orientação e ajuda em seu blog e isto também é raríssimo.
    osteimuito da entrevista e fiquei curiosa para ler as outras de tantos amigos que vi aqui.
    Parabéns a ambas.

    beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  10. Gostei das respostas da Cilene, vou lá conhecê-la.

    Meiroca, a gripe me pegou. Levantei agora pra atender o interfone, pq o marido tinha saído e dei uma fugidinha, pq teu blog estava aberto desde a última que vim aqui.

    Bjim.

    Rosa’s last blog post..TODAY'S FLOWERS

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre visitava ela,mas,como ela mesma disse,acabei me incomodando com o excesso de pessimismo dela.Fui ter a infeliz idéia de dizer-lhe isto e as relações se cortaram. Mas a entrevista dela confirma tudo o que muitos acham. Bacio,Meire!!

    ResponderExcluir
  12. Meire, esse povo que vive falando mal e reclamando do Brasil também tem excesso de pessimismo? E muito engraçado esse povo. Sabe , Meire, um monte de gente tem "discurso politicamente correto", mas ser correto E outra coisa.

    ResponderExcluir
  13. Não acho que a Cilene seja pessimista, ela apenas diz aquilo que as pessoas pensam mas não falam. Vejo muitos omitirem opinião, 'fugirem da raia' somente para não entrar em atrito, são políticos? Não. A blogosfera brasileira não precisa de gente 'vaselina', precisa de gente com postura, opinião e integridade! A Cilene sabe o que eu penso dela. E ela, como você Mei, como eu, sabemos que as pessoas não gostam de escutar verdades. Sinceridade não pode ser confundida com pessimismo.

    Sobre a blogosfera brasileira ser falsa, invejosa e não profissional, concordo em partes. Falando de um todo, diria que a blogosfera brasileira é imatura. Como disse acima é omissa, briga por qualquer coisa, esperneia, não aceita brincadeira, não aceita opinião diversa, vira a cara, faz panelinha e chora! putz quanto #mimimi!

    A Luci é 10!! Tá aqui do lado esquerdo do peito! E Mei, o link de apresentação da outra página da Cilene está errado! :P Boa semana! Beijus

    Luma’s last blog post..Um mar de histórias

    ResponderExcluir
  14. Cada um tem seu jeito de ser e o direito de dizer e fazer o que bem lhe der na telha.Mas não pode esperar que os outros sejam do mesmo jeito.Dizer que a blogosfera é falsa é uma generalização e,como tal,injusta.É o que penso de verdade.Beijo.

    anunciação’s last blog post..Dia Mundial do Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  15. @ _Esta coluna nos permite conhecer mais blogueiros, como pensam, e com isso sempre aprendemos alguma coisa,
    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  16. @ A Cilene realmente é transparente. Gosto de lidar com gente assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. @ Ela é marcante, direta, sincera.

    ResponderExcluir
  18. @ na proxima segunda feira vamos ler as suas respostas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. @ Saramar, ja fui la te dar boas vindas. Esta coluna eu publico toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado. E' muito gostoso saber como pensa e como bloga cada entrevistado.

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  20. Essa é Cilene. Postou coisas muito curiosas sobre a Noruega e logo depois, meu sistema não conseguia abrir o blog dela e deixei de frequentá-lo. Inteligente, sagaz e objetiva. Parabéns. Elza

    ResponderExcluir