segunda-feira, 22 de junho de 2009

51 perguntas para um Blogger - Lunna Guedes


51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Lunna Guedes, escritora, poeta, bruxa, meio italiana, meio paulistana, meio isso, meio aquilo e muito mais...

Escreve nos blogs:
www.teoriasimpossiveis.wordpress.com (meu novo blog desde o dia 21 de junho)
www.acasadomago.wordpress.com
www.coletaneartesanal.wordpress.com

Entao vamos saber as respostas da Lunna Guedes para o Questionario do Pensieri e Parole.

25 de março de 2009 13:30 - N°15


1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Sinceramente, acho que eu postaria mais sobre São Paulo porque gosto de verificar a reação das pessoas quanto ao que essa cidade revela. Há coisas aqui que a maioria das pessoas não percebem e é engraçado porque sempre creditam a mim um olhar de estrangeira, embora eu não me sinta assim.


2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Sim, aliás, estou pensando seriamente em fazer isso já há algum tempo...


3. Se tivesse que escolher uma sé maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Nunca pensei em divulgar meu blog, não faço isso. Eu visito outros blogs e só volto se o conteúdo me interessa e se as pessoas voltam ao meu blog é porque elas gostaram de algo.

4. A tua web rotina matinal inicia às....

Depende do dia, as vezes começa cedo (como hoje) ou começa depois do almoço (enquanto leio as notícias nos portais de comunicação e aproveito para ler os blogs também. Não tenho algo determinado, sou sagitariana, não suporto rotina. rs


5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

Uma xícara de chá, uma garrafinha de água, pen drive, bloco de anotações e lapiseira.


6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

Moderados infelizmente, porque existem pessoas que não são educadas...


7. A Blogosfera é realmente auto referencia?

Depende dos blogs que eu visito, o conteúdo ultimamente não anda dos melhores. Os blogs caíram bastante no meu conceito. Alguns deles parecem a Veja ou a Época, sem conteúdo, só publicidade.


8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

Luz de Luma
Saia Justa
Casa do Conhecimento


9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Não sei se são desconhecidos, mas valem a pena conhecer, caso ainda não conheçam:
Quanto pesa o vento?
Entre Aspas



10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

Hummm, como disse Mário de Andrade: "eu não serei lembrado, eu serei esquecido e prefiro que assim o seja, ser lembrado deve dar muito trabalho"


11. Um erro grave que você fez blogando

Sair do virtual e ganhar a realidade.


12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

Teve vários, a maioria é sempre no sentido de questionar os atuais conceitos de publicação, onde as pessoas tem pressa de publicar um livro e acabam não dando o melhor de si na hora de publicar um livro, mas mesmo assim o fazem porque hoje todo mundo quer ser famoso em alguns segundos.


13. E o mais ridículo?

Sinceramente não me lembro de nenhum nesse sentido.


14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

Sim. Na maioria das vezes, mas prefiro usar fotos registradas por mim, sempre que posso.


15. Então indique uma boa fonte de imagens.

Aff, quando não tenho algo que combine com o meu post vou lá no google imagens. Mas é tão raro eu fazer isso.


16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

Depende do assunto, do blog... As vezes eu publico mais que um por dia, mas são sempre uma sequência natural do assunto, com vários enfoques. Nesse caso eu não acho contraprodutivo.

17. Feed, reader?

Os dois...


18. Ja experimentou podcast e videopost?

Não e por enquanto não tenho intenção de fazê-lo.


19. Se sim o que você achou?

20. Dica de uma ferramenta interessante.

Pai Google (rs).


21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

Não sei, sinceramente. Ainda não vi nenhuma utilidade real para ele. Eu o uso as vezes, mas para mim é uma espécie de msn coletivo.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Acho que isso depende de cada usuário. Eu ainda prefiro os blogs. Não gosto de micro notícias. E a bem da verdade o twitter por exemplo, depende de links onde as notícias estão completas. Resumindo: é só um caminho...

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

A questão dos comentários. Muita gente pergunta porque eu não comento sempre e acabei fazendo um post a respeito. Eu só comento quando o assunto me chama a atenção e detesto aqueles comentários: legal isso, legal aquilo, bla bla bla bla. Foi algo que não agradou muito.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Os dois são muito bons - eu uso os dois.


25. Quanto vai durar a febre Orkut?

Ainda dura? Afff


26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

No momento me faz lembrar os tempos colegiais. Todo mundo querendo fazer alguma coisa, mas todo mundo de olho no que o outro está fazendo e acaba ninguém fazendo nada.


27. No Brasil se digo blogger digo...

Diários de debudantes. Sério. Muitos ainda acham que os blogs são diários de pessoas que não tem o que fazer. É uma minoria que enxerga o blog como ferramenta realmente.

28. Você costuma programar seus posts?

Sim, porque as vezes surgem idéias várias e para não perdê-las, escrevo-as e programo os posts.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Nunca prestei atenção nisso.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

Isso sempre depende do assunto.


31. Responde a todos?

Sim, claro.

32. O ultimo investimento economico que você fez para o teu blog?

Comprei um celular com tecnologia 3G


33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

Sim, na maioria das vezes eu uso o que está disponível na plataforma.

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?

Não sei, depende de cada um. Eu acho que o conteúdo é mais importante que o lay... E não acho que lay determinam o seu estilo...

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

Eu sou sincera em dizer que não fico observando quantos comentários são feitos no meu blog.


36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

Menos bla bla bla bla... E mais atitude, mais estilo...

37. Você já foi clonado?

Sim

38. Já publicaram algo teu sem pedir?

Sim, mas confesso que não tenho neuras quanto a isso.

39. Se sim, o que você fez?

Não fiz nada. Nem faço. Acho que estilo de escrita é pessoal e intransferível. As pessoas fizeram por mim: "metralharam" o blog da pessoa e confesso que eu achei engraçado. Você copia um post e os demais não serão iguais aquele. Então???

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

Acho que não...

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

Juro que a maioria dos eventos ligados a blogueiros não atraem minha atenção. Os assuntos são sempre os mesmos, as temáticas. Parece tudo muito limitado para mim...

42. Já' escreveu algum publieditorial?

Sim, várias vezes.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

Foi um conto de minha autoria.


44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

Será sobre um tema que está me atormentando "0 gerúndio" que todo mundo usa como se fosse roupa nova. Afff


45. A troca de links "como obrigaçao" ainda faz sentido?

Eu acho que nunca fez...


46. Quantos links contem o teu blogroll?

Aproximadamente 75 ( eu acho) fiz uma limpeza geral neles.

47. Você visita todos?

Estão todos no meu reader...

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

Nunca fiz isso e confesso não ter paciência para isso. O pai google já faz um excelente trabalho nesse sentido...

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

Nuvens de tag. Gosto delas... rs

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

De música, estava me irritando porque ele era acionado imeditamente quando alguém o acessava e não era para ser assim. Era para ser opcional. Não gostei e tirei de lá.

51. Um conselho para quem esta' chegando agora no mundo da blogosfera.

Não faça o que os outros estão fazendo, faça o que sentir vontade e seja você mesmo na hora de escrever. Não copie, não imite, não vá atrás de coisas bobas do tipo "um blog de sucesso precisa disso ou daquilo". E não espere ficar milionário com um blog, mas se ficar bom pra você. Contudo, se decidir monetizar seu blog não o transforme numa revista Veja.




19 comentários:

  1. Que bela entrevista e com quem ainda!!! Sou fã!!!!
    Acho que não sou a número 1 pq a fila é imensa, mas estou entre os tantos e isso já me basta!
    Lunna, obrigada pela recomendação :)
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parabéns pela entrevista. Fiquei super feliz de conhecer melhor a Lunna eu a admiro muito.

    Grande abraço
    .-= Cristiane Marino´s last blog ..Qual a resposta da Vida? =-.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, adoro a Lunna, não perdia suas publicações em capitulos de contos de sua autoria, nem suas poesias, nem os posts sobre São Paulo. Quando ela fechou o Acqua fiquei muito triste...e agora em primeira mão vejo que ela abriu um novo blog. Que bom!
    Beijos para você e para ela.
    .-= Maria Augusta´s last blog ..De quem é? =-.

    ResponderExcluir
  4. Uau!!Que ótima entrevista,parabéns as duas, tirei boa lição.

    linda semana Meiroca querida
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu admiro muito a Luma e a entrevista foi ótima.
    Pena que ela não quer mais bloggar!
    bjs cariocas
    .-= Beth Q.´s last blog ..Mesmo com 8 graus à noite =-.

    ResponderExcluir
  6. Bon giorno Meire, sabe que é engraçado ler as próprias respostas depois de algum tempo? Beijos carissima

    Ps. Beth, eu não desisti de blogar não, eu só dei um tempo para me reciclar, mas meu novo blog já está no ar. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu adoorei a entrevista!!! Mesmo com os olhos ardendo eu não poderia deixar de ler as respostas da Lunna aqui!!!
    A blogosfera tem seus encantos, mas também tem seus defeitos, concordo com a Lu quando ela fala que a blogosfera tem perdido conteúdo, infelizmente essa mania de imitar aquele blog ou o outro tem se aplicado por aqui.
    Eu acho que blogar está muito além de diários, mas infelizmente é assim que a maioria pensa!!!
    Lu, adorei!!!
    Beijos
    .-= Su´s last blog ..Natureza Sentimental =-.

    ResponderExcluir
  8. Gostei das indicações dos outros blogs. Estou conferindo-os.

    ResponderExcluir
  9. Estou acompanhando todas essas entrevistas e é interessante verificar as diferenças de blogueiro para blogueiro e com as respostas percebi que minha breve caminhada nesse universo novo (pelo menos pra mim) ainda tenho que aprender muitas coisas. Parabéns pela série de entrevistas. Grande abraço.
    .-= Marco Antonio´s last blog ..E o Kit do Mago vai para… =-.

    ResponderExcluir
  10. Como sempre a Lunna é show!E como nos posts nos deu uma aula.

    Bjim pras duas.
    .-= Rosa´s last blog ..TODAY'S FLOWERS =-.

    ResponderExcluir
  11. Boa entrevista;séria.Só não concordo com uma coisa:Por que não fazer o seu diário de debutante,se te deixa feliz,não faz mal a ninguém e tem seus e suas amiguinhas pra ler e comentar,com direito a todos os x,y e z?Posso não gostar e não ler ou ler e sorrir,mas nesse mundo cabe tanto o técnico,como o social,o intelectual e o fútil também,por que não?
    .-= anunciação´s last blog ..Noticias =-.

    ResponderExcluir
  12. Testando
    .-= anunciação´s last blog ..Noticias =-.

    ResponderExcluir
  13. Otima entrevista gostei muito.Atualizei o blog querida .Bjus

    ResponderExcluir
  14. @ Lunna Guedes é muito especial e querida na blogosfera, e com certeza tem uma fila enorme de fãs.
    Obrigada pela visita,
    Meire

    ResponderExcluir
  15. @ Lino te sugiro ler as entrevistas anteriores, em quase todas voce foi citado.
    http://meiroca.com/entrevistados/

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  16. Amei!! Amei!! Amei!! Assino embaixo as definições e sobre a blogosfera, matou!! "No momento me faz lembrar os tempos colegiais. Todo mundo querendo fazer alguma coisa, mas todo mundo de olho no que o outro está fazendo e acaba ninguém fazendo nada" - Isto mesmo!! Muita gente atrapalhando a bloguice com ranzinzice! Um saco! Não gosta do que vê, do que participa? Mude, realize!! Beijus
    .-= Luma´s last blog ..Laranja =-.

    ResponderExcluir
  17. Estas entrevistas são muito importantes para aqueles que estão começando como eu. Mostram que para se ter um certo reconhecimento, é preciso, antes de tudo, muito trabalho, ver muito e acima de tudo, estar aberto para aprender mais e mais.

    Parabéns!!
    .-= Sintetizando Ideias´s last blog ..Cuidado com o sol =-.

    ResponderExcluir