segunda-feira, 20 de julho de 2009

51 perguntas para um blogger - Ale Briscoe


51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Ale Briscoe, e para falar da Aleh nada como ela mesma, leiam o perfil desta blogueira que ultimamente nao se sente tao blogueira e que na realidade nos faz muita falta.
Quem vos escreve eh a AleB, 34 invernos, casada, residente no Reino Unido.
Paulista de nascimento, Baiana de criacao, Paranaense de coracao, Britanica por conveniencia.
Educada em escola do governo, graduada numa universidade “tabajara”, 48 prestacoes por um diploma de Analista de Sistemas, e 4 anos trabalhando como escrava para pagar por ele.
Coleciona cursos de curta duracao como: Fotografia, Tecnicas de Revelacao, Webdesign e Criacao em Flash e Dreamweaver, entre outros.
Dislexa e auto-didata, aprendiz visual, mente logica, movida a numeros, codigos e cores, criatividade a flor da pele e falta de coordenacao motora para expressa-la, computador e na fotografia digital sao aliados.
Aprendeu a blogar em 2004, usando o Blogger, curiosa e inqueita, mudou do Blogger para o Movabletype aonde se divertia destruindo e consertando os codigos, decifrou o CSS, e aprendeu que ele eh amiguinho, e pode ajudar em muita coisa.
Em menos de 1 ano ja tinha trocado de servidor duas vezes, e ja estava usando o Wordpress, isso era inicio de 2005 e o mundo dos Blogs comecava a explodir.
O LoginStyle se tornou entao um blog pessoal-profissional, para ser mais tecnica, e deixar registrado as informacoes que cansou de re-escrever em e-mail para os amigos e leitores que sempre pediam dicas, e ao mesmo tempo tentar explicar de forma simples a quem quiser aprender, como “blogar em estilo” usando o Wordpress e seus plugins.
Em paralelo continuou mantendo o “Diarinho de Dona de Casa” e se aventurou tambem no WPBrasil. Alem desses escreve mais alguns blogs que prefere manter em sigilo.
Nao usa acentuacao! Poderia escrever linhas e mais linhas para explicar que depois de tantas mudanca de servidor essa eh a melhor opcao, entretando a verdade eh uma so, eh pura preguica, e fod@-se patrulha da gramatica!
Atualmente trabalhando fora como Analista de Dados Bilingue, e recentemente acumulando tambem a funcao de Webdesigner para a Intranet da empresa. Isso significa mais trabalho, nao exatamente mais dinheiro, e claro, menos tempo para os hobbies, ou seja Blogs e Fotografia.

Entao vamos saber as respostas da Aleh para o Questionario do Pensieri e Parole.



19 de abril de 2009 23:06 N° 19

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

"Blogaria"! Porque nesse ultimo ano meus blogs ficaram a "deus-dara", pouquissimos post e nenhuma interacao com a blogosfera, as vezes acho ate que nem blogueira eu sou mais.... (drama!!) :-P

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Com toda certeza, acho que facilmente recuperaria meu conteudo, ja que tenho copias de seguranca, se nao todo quase todo, mas nao tenho problema algum de comecar novamente.

3. Se tivesse que escolher uma so' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Sabe que eu nao sei!! Eu nao gosto muito de promover nada, o que eh ironico ja que o LoginStyle eh Pro. Mas o conteudo se encarrega da promocao, bons links ajudam claro, so que sem conteudo nao adianta nada.

4. A tua web rotina matinal inicia às....

Ultimamente, por volta do meio-dia quando na hora do almoco posso ver meus e-mails, as vezes, faco isso antes de sair de casa, mas ler outros blogs ou pensar em algo para escrever, so mesmo no fim do dia, depois do trabalho, academia, janta e tarefas domesticas... umas 9:30 da noite....

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

O que eh que nao tem na minha escrivanha? Seria mais facil responder, tem de tudo por la, e por la fica ja que eh do sofa que passo mais horas conectada (via laptop)... ehehe...

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

Meio a meio, ou seja, quem nunca comentou eh moderado, ate que eu saiba quem eh de onde vem e qual o intuito, mas quem sempre comenta pode escrever o que quiser.

7. A Blogosfera é realmente auto referencia?

Para mim ja foi!! Mas eh bom vez ou outra "googlelar" algo e cair num Blog!!

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

Meiroca.com, Meiroca.com, Meiroca.com.... ehehehehe Confetes a partes, ando tao por fora que PASSO!!

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Passo!

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

Se fosse o Photos&Fatos, muito provavelmente "Drama", a morte da minha mae e a Endometriose trouxe esse esteriotipo para mim e para o P&F. Se fosse o LoginStyle, talvez "Nerdisse", as muitas dicas explicadi-di-dinhas, pelo menos espero que seja isso... ehehehe..

11. Um erro grave que você fez blogando.

Nao cometo erros, so os ortograficos... eheheheh....

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

No Photos&Fatos o post de falecimento da minha mae, so que o que mais me tras visita eh o post das "Blogueiras Brasileiras Peladas". Ja no LoginStyle o melhor post eh um tutorial para Criar bordas e babados no Photoshop.

13. E o mais ridículo?

Tantos, sao os ridiculos que mantem os blogs vivos... ehehehe

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

Eu uso sempre minhas proprias imagens, quando nao eu cito sim.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

Flickr, sempre!!

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

Nao se for um pro-blog, mas como coloquei acima precisa de conteudo.

17. Feed, reader?

Nao entendi!! Se eu uso feed?? Sempre, eh a unica forma de me manter po dentro do que rola na Blogosfera.

18. Ja experimentou podcast e videopost?

Fiz um podcast com um tutorial para o LoginStyle, mas como foi so um, nem sei se posso chama-lo de podcast/videopost.

19. Se sim o que você achou?

Eu nao gosto da minha voz, e tive que gravar e regravar varias vezes, perdi tanto tempo que poderia ter feito uns 10 posts, entao cheguei a conclusao que nao eh para mim.

20. Dica de uma ferramenta interessante.

Windows live Writer, nao vivo sem.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

Bom, nao sou usuaria ativa, mas ao que tudo indica eh mais poderoso do que os Blogs, mas ainda nao cai em uma pagina twitter fazendo pesquisa no Google. Quando comecou eu achei que era so um modismo, mas ainda esta por ai entao pode muito bem ser o "novo horizonte", o detalhe eh que tudo o que o Google compra monopoliza o universo virtual, foi assim com o Orkut e esta se repetindo no Twitter....

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Nem um nem outro, acho que sou complementa. Eu nao curto, pq nao sou curta, sou demasiadamente prolixa para minis....

23. O pior evento que você teve que administras no teu blog?

Invasao de Spammers, ainda na era pre-wordpress.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Chrome eh bem legal, mas ainda nao me achei nele, talvez pq meu Firefox esta com a minha cara!!

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

Bom, eu conheci o Orkut em 2003, ou seja 6 anos atras e quando eu achei que tava morrendo na verdade ainda esta nascendo.... Nao sei!! Nao uso!! So bem mais o Facebook do que o Orkut. Mas o mesmo que disse para o Twitter serve para o Orkut, o Google esta por tras, e caiu nas gracas do povo, entao sabe-se la ate quando vai.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

BlogBlogs.com... E viva o Manoel Lemos!

27. No Brasil se digo blogger digo...

Repete respsta do 26.

28. Você costuma programar seus posts?

Ja fiz muito isso, e as vezes (quando consigo escrever mais de um por semana) ainda faco.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Acho que nao. E tambem por causa do fuso nem tanto. Por exemplo estamos a 4/5 horas na frente do Brasil, entao se postarmos ate umas 10 da noite aqui ainda pegamos o pessoal que so le no fim do dia, entao temos essa vantagem.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

Tem dias que nenhum, so spams... ehehehe... - Mas para constar quando eu ERA blogueira de verdade uns 10-20 por dia.

31. Responde a todos?

NAO!! Gostaria, ja tentei, mas nao eh sempre que da. As vezes vc simplesmente nao tem nada a dizer.

32. O ultimo investimento economico que você fez para o teu blog?

Nem lembro mais... A tempos nao gasto com o Blog. Acho que meu ultimo gasto foi renovar a conta pro do Flickr.

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

Sempre!

34. Melhor um layout grátis, ou sobre medida?

Sobre medida, mas feito por mim.

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

As vezes. Por vezes eu sou muito seria, e intimido o leitor, entao ajuda vez ou outra escrever umas bobagens para deixar o povo mais a vontade em participar.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

Nada, tem de tudo, basta procurar, mas claro que sempre tem espaco para mais uma ou outra nova ideia. Adoro blogs no inicio, sao sempre tao entusiasmados e cheios de ideias, bom demais...

37. Você ja' foi clonado?

Ja, quer dizer fizeram um blog com o meu conteudo e o de outros blogs, um splogger, com eles se chamam.

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

Ja.

39. Se sim, o que você fez?

Deixei um comentario alertando, mas dias depois o blog nem existia mais.

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

Acho que sim, o fato de estar fora do pais me faz buscar mais por outros blogs de pessoas que como eu tb estao fora, nem por isso deixo de ter meus cativos aonde quer que eles estejam.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

BlogCamp (??) - Parece que tera um em poucos dias agora com a presenca do Matt, criador do Wordpress.

42. Ja' escreveu algum publieditorial? (post a pagamento)

Nao, ninguem nunca me pediu (contratou) para.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista?

No Photos&Fatos "Novidades para contar" (tem que ler o post para saber do que se trata) No LoginStyle uma rapidinha reclamando do Dreamhost.

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

Nao tenho a minima ideia.

45. A troca de links "como obrigaçao" ainda faz sentido?

Acho educado manter o link de alguem que tem o seu link, mas isso eh muito pessoal, se eu nao curto certo blog, independente de ter meu link ou nao eu nao irei "link-lo".

46. Quantos links contem o teu blogroll?

Ja tive mais de 100, ultimamente acho que se tiver uns 20 la tem muito.... Mas isso foi por causa da ultima mudanca, e ainda nao organizei, pelo menos uns 50 links eu posso recomendar.

47. Você visita todos?

NAO, nem mesmo os 20... Quem tem feed eu me atualizo pelo feed, quem nao tem eu eventualmente visito. Nao eh por ma vontade, e sim falta de oportunidade.

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

Nao sei! Eu uso wordpress-twitter no LoginStyle e no Flickr, entao o meu Twitter eh alimentado por esses dois. Mas acho sim que tem senso, principalmente se voce esta indo pelo caminho dos Pro.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

Flickr no Photos&Fatos, Blogblogs no LoginStyle (que alias nao esta la ultimamente, mas irei recoloca-la)

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

BlogBlogs, mas pq esta travando, preciso substitui-la

51. Um conselho para quem esta' chegando agora no mundo da blogosfera?

Seja voce mesmo, nao imite ninguem, aprenda com os veteranos mas nao os copie, nao tenha medo de falar/escrever o que pensa, conteudo autentico eh a melhor coisa que pode-se achar na Blogosfera.


11 comentários:

  1. Lele's como sempre uma linda e amiga :)
    Eu tenho saudades de vc mais presente na net, mas entendo que tem momentos em nossas vidas que isso nem sempre é possível, mas EU TE AMO amiga.
    Bjokas

    Dinha, saudades demais!
    .-= Vivi´s last blog ..Adele…Estilo Amy Winehouse :) =-.

    ResponderExcluir
  2. [...] Blogueira de carterinha (tudo bem que ja ta vencida) entrevista pela Meiroca no Pensieri&Parole para a coluna 51 perguntas para um blogger. [...]

    ResponderExcluir
  3. Que legal conhecer mais uma pessoa na blogosfera Meire! Gostei das respostas da Ale!
    Beijos menina :)
    .-= leticia coelho´s last blog ..Esquentando o debate - analisando "XY'S" =-.

    ResponderExcluir
  4. Meiroca querida do meu coracao!
    Aos poucos vou voltando a ativa dos blogs,ta?Ja voltamos do Brasil e ficamos 2 meses adorados e amados por nossa patria!Ana ja esta devidamente registradinha no Brasil e ja e brasuca tb!!Uma graca!Ela ta tao linda,amiga!E,pra ser sincera,eu ainda nao acredito q ela e minha!!Sonhos sao sonhos!
    Agora tenho muita coisa p fazer,pensar,reviver,fazer,mover,criar...e ,inclusive,em 12 dias to me mudando...e em mais 4 meses e meio estamos nos mudando por 6 meses pra Europa...oba,oba!!Vamos nos ver,viu?
    Saudades muitas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Meire.

    Acho essas entrevistas muito legais.

    Bjs.
    Elvira
    .-= Elvira´s last blog ..O procurado =-.

    ResponderExcluir
  6. A Ale tem muito a nos dizer e independente se está ou não presente na blogosfera, manteve os vínculos e isto é para poucos. A entrevista está quase perfeita, faltaram as indicações, mas compreendemos! ;) Beijus
    .-= luma´s last blog ..Minha terra dá banana e aipim =-.

    ResponderExcluir
  7. Alê querida, sentimos sua falta na ativa por aqui.
    Mas também ando meio sumida, não como você, claro, mas com pouco tempo.
    Beijos Ale e Meirinha.
    Saudades da dona da casa.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo essa menina... comeria ela no prato ou nao!
    .-= Ciça´s last blog ..Na encubadora… =-.

    ResponderExcluir
  9. Ótima entrevista e entrevistada, marca registrada aqui ;)
    Meiroca, meu beijo
    .-= Márcia(clarinha)´s last blog ..aTos =-.

    ResponderExcluir
  10. Foi graças a Alê q comecei no wordpress, e tenho o meu blog hoje, ela é uma amiga muito querida
    adoro os blogs dela sempre tem algo interessante.
    beijos
    .-= Taliesin´s last blog ..Cronica =-.

    ResponderExcluir