segunda-feira, 13 de julho de 2009

51 perguntas para um Blogger - Brasil na Italia


51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Barbara, uma brasileira em Firenze (Italia), escreve o blog Brasil na Italia, onde fala de viagem, cultura, compras, cidadania e dicas, e para falar de Barbara nada como ela mesma...
Muitas vezes a gente sofre por ignorância. Perde tempo por falta de informação. Bate a cabeça quando poderia simplesmente aproveitar as melhores partes. Não existe necessidade de sofrer, precisamos sim desesperadamente saber. Foi pensando nisso, que em um longínquo janeiro de 2007, Barbara criou o Brasil na Italia. Um blog que tem pretensão de ser uma comunidade, de trocar idéias e experiências. Inicialmente o objetivo era falar para brasileiros que queriam morar na Italia, hoje o site quer ser uma verdadeira ponte entre as culturas brasileira e italiana. Quer saber mais: vai ler o que ela escreve em www.brasilnaitalia.net!




Entao vamos saber as respostas da Barbara para o Questionario do Pensieri e Parole.

13 de abril de 2009 21:42 N°18

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

R: Eu mudo diariamente. Cada dia é uma nova experiência e uma nova perspectiva.

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

R: Em primeiro lugar devo dizer que sou uma pessoa prevenida. Faço sempre o backup, então seria bem dificil que eu perdesse todo o conteúdo do meu blog. Mas é possível que um dia eu decida não mais bloggar.

3. Se tivesse que escolher uma so' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

R: Acho que o melhor modo de promover um blog é escrever um conteúdo de qualidade. O resto vem sozinho...

4. A tua web rotina matinal inicia às....

R: Minha agenda muda constantemente, mas o fato é que eu dedico muitas horas por semana ao blog.

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

R: Alem do computador, da impressora, scanner e dos telefones? Revistas! Vivo inundada pelas revistas que compro e assino. Sou maníaca por informação.

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

R: Sou a favor da liberdade de expressão. Acho que em dois anos, só apaguei 2 ou 3 comentários porque eram spam e não porque eram de alguém que realmente comentava sobre um assunto. Comentar livremente: acho que essa é a coisa forte da internet, podemos interagir e dar as nossas opiniões, soltar os cachorros ou parabenizar. Simplesmente odeio os comentários moderados e mais ainda aqueles em que a gente tem que verificar um código para poder comentar (até porque nem sempre estou no computador que consegue abrir os códigos geralmente em flash).

7. A Blogosfera é realmente auto referencia?

R: Na blogosfera a gente faz a rede que interessa para gente, sobre os assuntos que têm mais a ver com a nossa necessidade ou com as pessoas com as quais mais nos identificamos.

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

R: Brincando de Casinha, sobre reforma, construção e decoração
Dicas Blogger
, sobre a plataforma Blogger
Guindaste
, com as histórias incríveis da Carol Costa. A menina é admirável.

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

R: Está na internet, não é desconhecido. Diria 3 blogs recentes que leio sempre:
CULTURACRAZE
, uma brasileira ex-patriada com papos filosóficos fantásticos!
Mamães na Italia
, uma brasileira que mora na Italia e conta as suas aventuras
Sementes Diarias
, textos que fazem bem para a alma.

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

R: Sera que alguem iria recordar mesmo? Internet é o agora, hoje, a necessidade imediata, alguém que busca uma informação que eu posso dar e que sabe que vai encontrar o que procura lá.

11. Um erro grave que você fez blogando

R: A gente erra sempre. Às vezes uma palavra a mais e ofendemos pessoas, sem a menor intenção. É preciso prestar muita atenção nas palavras que usamos. Mas afinal, somos humanos e errar acontece.

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

R: Sim, sobre trabalho. Em epoca de crise ainda mais, vira e mexe passa alguem por la para trocar informaçoes e saber como fazer para arrumar trabalho na Italia.

13. E o mais ridículo?

R: Nao me lembro. Tenho memoria seletiva: me recordo só das coisas boas.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

R: Sim, em geral uso apenas fotos de minha autoria. Quando nao sao minhas, cito a fonte, como no caso do Antonio Cosme que preparou uma serie de artigos especiais sobre o Espirito Santo especialmente para o Brasil na Italia.
Me sinto honrada em poder mostrar um pouco do trabalho dele, que é um verdadeiro artista.


15. Então indique uma boa fonte de imagens.

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

R: Acho que um post ao dia eh suficiente.

17. Feed, reader?

R: Só me rendi ao Feed agora que o blogger criou na seçao Painel uma lista dos nossos blogs favoritos, aqueles que seguimos.

Antes disso preferia visitar um a um ou entao assinar via email.

18. Ja experimentou podcast e videopost?

R: Prefiro texto, gosto de escrever. Sem falar que é muito mais fácil escrever. Imagina o trabalhao para preparar um video, gravar, editar, publicar...

19. Se sim o que você achou?

R: Não é a minha praia. Posso até fazer um videopost esporadicamente, mas não vejo isso como rotina.

20. Dica de uma ferramenta interessante.

R: Eu adoro os seguidores do Blogger. Facilitou muito a minha vida. Às vezes penso em levar meu blog para um host independente mas aí penso: e como vou fazer sem os seguidores?

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

R: O Twitter também não é a minha praia. Se tem alguma coisa que eu quero falar para alguém ou escrevo no blog (publico) ou envio um mail. Não vejo necessidade de ficar publicando o que penso no momento para que todo o universo possa ler.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

R: É uma outra possibilidade, mas não necessariamente a melhor delas.

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

R: Não me lembro de nenhum momento terrificante.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

R:Eu tenho quatro navegadores instalados no meu computador: Explorer, Firefox, Safari e Opera. O Chrome instalei e desinstalei em menos de 24 horas (pode ter sido uma coincidencia, mas meu computador começou a dar mil erros quando instalei o Chrome). Quem sabe quando sair uma versao mais moderninha eu tento de novo.

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

R: O Orkut foi o pioneiro no Brasil, é lá onde as pessoas estão há anos. Essa história de todo mês fazer cadastro em uma rede nova é cansativa, além do que as pessoas são sempre as mesmas. Melhor que fique todo mundo no Orkut mesmo (e na Italia no Facebook).

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

R: Criativa.

27. No Brasil se digo blogger digo...

R: Blogger, a plataforma para blogar. Adoro!

28. Você costuma programar seus posts?

R: Sim, seria inviável se não os programasse.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

R: Acho que não. Às vezes as pessoas comentam em posts mais antigos, não necessariamente no último artigo. Depende do assunto tratado.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

R: Depende muito.

31. Responde a todos?

R: Tento respoder a todos, na medida do possível.

32. O ultimo investimento económico que você fez para o teu blog?

R: Comprar os domínios, no final do ano passado. Cansei de ser .blogspot! Por mais que eu adore o Blogger...

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

R: Admito que o layout do BRASIL NA ITALIA poderia melhorar muito. Ultimamente não tem sido a minha prioridade, é isso.

34. Melhor um layout grátis, ou sobre medida?

R: Um layout grátis é sempre mais prático. Você faz tudo em 5 minutos e não tem que pensar muito.

Um layout sob medida é muito mais interessante porque você não corre o risco de encontrar amanhã um blog igualzinho ao seu.

A questão é que nem sempre dá tempo de pensar em layout, escrever, responder os comentários e ainda por cima continuar vivendo! rs

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

R: Digamos que artigos polemicos em geral rendem mais comentarios. Mas nem sempre eh legal cair em polemica.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

R: Virar uma blogosfera internacional? Sinto falta de blogs escritos por brasileiros expatriados. Existem muito poucos.

37. Você ja' foi clonado?

R: Ja! Uma vez encontrei por acaso um blog que simplesmente tinha copiado e colado dois ou tres artigos identicos aos meus. Mas era um blog desconhecido. Acho que nem o autor mais lia o site...

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

R: Nao fico muito controlando isso, para falar a verdade.

39. Se sim, o que você fez?

R: No caso do clone escrevi um email para o cidadao, mas provavelmente era um iniciante basico basico.

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

R: Sim, a posiçao geografica interfe. Muda o cenario, muda o conteudo do blog.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

R: Gostaria de ter ido ao Campus Party...

42. Ja' escreveu algum publieditorial? (post a pagamento)

R: Eu só escrevo conteúdo que pode interessar ao meu leitor e que seja relacionado a um produto que eu realmente acredito tenha qualidade.

O último publieditorial foi "O que você deveria saber antes de comprar sua próxima passagem aérea internacional", uma entrevista com a Ana Lúcia da Bevilacqua Viagens, que modestia à parte, achei super útil e informativa. Quer conferir, clica no link:

http://www.brasilnaitalia.net/2009/03/o-que-voce-deveria-saber-antes-de.html

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

R: Foi esse: Mudar de casa na Italia

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

R: Nao tenho a menor idéia!

45. A troca de links "como obrigaçao" ainda faz sentido?

R: Nunca vi a troca de links como uma obrigação. Eu coloco o link de quem acho interessante e no máximo convido a pessoa a conhecer meu site e eventualmente adicionar um link ao meu site. Honestamente a palavra obrigação não combina muito comigo.

46. Quantos links contem o teu blogroll?

R: Não contei.

47. Você visita todos?

R: Visito. Não com a mesma frequencia, mas eventualmente sim.

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

R: Não tenho muita certeza se essas redes sociais são realmente úteis. Apesar de estar cadastrada em várias delas, não frequento porque perco muito tempo e me sinto obrigada a votar não pelo conteúdo dos artigos mais legais, mas para "trocar votos". Não faz muito sentido.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

R: Os seguidores do blogger.

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

R: Eu tirei a maioria deles. Deixavam a pagina lenta e pesada. Meu blog já tem tanta coisa, quanto mais clean, melhor.

51. Um conselho para quem esta' chegando agora no mundo da blogosfera.

R: Escreva com frequencia. É um ótimo exercício e seus leitores agradecem. Nada mais chato do que entrar em um blog e ver que o site não é atualizado há semanas!

Obrigada Meire, pelo espaço. O seu blog é certamente um dos meus favoritos.




18 comentários:

  1. Gostei da entrevista da Barbara, uma brasileira na Italia, aparentemente tenho muito em comum com ela na forma de blogar.
    Beijos para as duas.
    .-= Maria Augusta´s last blog ..O Visionário Genial =-.

    ResponderExcluir
  2. Não a conheço,MEIRE. Mas gostei qdo ela disse que temos que ficar no Orkut mesmo, e não ficar se cadastrando em tudo que é rede.

    Bacio!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o Blog da Babi.... Leio tudo que ela escreve e nao poderia perder essa entrevista dela que por sinal foi maravilhosa. Gosto do jeito pratico e direto que ela escreve. Com poucas palavras, ela sabe dar o recado!
    .-= Cris´s last blog ..Cris por Cris =-.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei das respostas da Barbara. Como disse a Cri, ela é direta e sabe dar o recadado.
    Bjim.
    .-= Rosa´s last blog ..Roberto Carlos - 50 anos de carreira =-.

    ResponderExcluir
  5. meiroca, eu já visitei o blog da Barbara e pedi ajuda sobre algo na Itália.ela respondeu legal.É atenciosa.E talvez, por isso, nao saiba que mutiam gente na blogosfera, modera comentários por que já tiveram experiencias ruins.E nao por que queira tolher a liberdade de expressao das pessoas.
    Eu mesma modero e nao penso NUNCA, NUNQUINHA em mudar de idéia. Comi o pao que o diabo amassou nas maos de 3 loucas. Basta eu abrir os comentarios para as visitas recomecarem. e como nao quero ter dor de cabeca, modero.
    Boa entrevista
    Parabéns às duas
    .-= GRACE OLSSON´s last blog ..Swedish summer and Today´s Flowers =-.

    ResponderExcluir
  6. Muita gente na blogosfera modera comentarios por que já teve experiencias ruins. Infelizmente, há pessoas que nao sabem ler, comentar de forma educada. Entra em blogs, machuca.Tudo em nome da tal liberdade expressao.
    .-= GRACE OLSSON´s last blog ..Swedish summer and Today´s Flowers =-.

    ResponderExcluir
  7. Pessoas altamente selecionadas nas entrevistas
    Boa semana
    Bjs:)

    ResponderExcluir
  8. Bárbara, já fui lá passear no seu blog.
    Lindas fotos da Itália.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Bárbara.
    Gostei do seu jeito direto e simples.
    Gosto de blogar assim também. Falar o que penso, sem a preocupação de fazer sucesso.
    Um beijo menina.
    Beijo Meirinha.

    ResponderExcluir
  10. Eu passei por aqui para agradecer mais uma vez a Meire pelo espaço e eis que me deparo com tantos comentários bacanas. Tenho apenas mais 2 minutos de conexâo internet, mas pretendo voltar e visitar o blog de todas!
    Obrigada e beijos!
    .-= Barbara´s last blog ..Brasil na Italia responde 51 perguntas =-.

    ResponderExcluir
  11. Bárbara, posso fazer uma correção na sua resposta a questão 20? Acho que vai gostar.
    Se acessar a sua conta do google e olhar a seção "Meus produtos" verá que o "Google Friend Connect" é algo à parte do blogue e você pode carregar para qualquer canto. Basta acessar o link e configurar a sua "comunidade de blogue" para outro endereço. Boa sorte!! Beijus

    ResponderExcluir
  12. Adoro o blog da Babi! Já morei na Itália e tive uma experiencia muito ruim, entao por várias vezes comento os posts dela "com a outra versao dos fatos" e ela responde aos meus também. Outra pessoa poderia nao aceitar opinioes diferentes e ofender. A nossa relacao, ao contrário, rende boas risadas.

    Acho a nossa troca muito rica porque no geral os brasileiros, que estao no Brasil pensando em se mudar para os exterior, tem uma visao muito romantica de tudo. Acho importante mostrar que as coisas dao certo mas, muitas vezes, dao bem errado também.
    .-= Vicky´s last blog ..A Coruja é Minha =-.

    ResponderExcluir
  13. Meire, queria parabenizar teu blog, esta mt bonito.
    Também gostei da entrevista, gosto de acompanhar as dicas da Barbara sobre a vida na Italia, além de ser mt informativo.
    Ah e claro, fiquei lisonjeada em saber q ela indica o meu blog.
    Abraços!
    .-= Dani´s last blog ..O que é necessário para fazer a Tessera Sanitaria? =-.

    ResponderExcluir
  14. [...] 51 perguntas para um Blogger – Brasil na Italia [...]

    ResponderExcluir
  15. Luma,
    Adorei saber essa historia do Google Friend Connect. Ultimamente estou pensando em restruturar o blog e a notícia vem bem a calhar. Grazie mille!

    Vicky,
    hahaha... sem você o blog não seria o mesmo. ;)
    Ultimamente estou com os minutos de conexão contados (caos com as companhias telefonicas/adsl na Italia) e nao tenho conseguido acompanhar direito as novidades... mas adoro a troca de noticias e comentarios!

    Dani, beijocas para voce tambem!
    Inté mais!
    .-= Barbara´s last blog ..Dupla cidadania italiana - perguntas e respostas frequentes =-.

    ResponderExcluir
  16. @ Concordo com vc Vick, acho que antes de vir precisamos de informaçoes corretas e nao de "fantasias". Qdoe stamos preparados fica mais facil enfrentar as situaçoes.
    Obrigada pela visita e pelo comentario,

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  17. @ Oi Dani fiquei super feliz em receber sua visita aqui no Pensieri e Parole. Jah conhecia o teu blog atraves da Barbara.
    Um beijo
    Meire

    ResponderExcluir