segunda-feira, 6 de julho de 2009

51 perguntas para um blogger - Maria Augusta

51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje quem responde o questionatio e’ a Maria Augusta que escreve o Blog Côté cour, Côté jardin, pedi a ela que antes de responder nos falasse um pouco cobre ela. Como Maria Augusta é muito gentil nos atendeu pontamente e disse...
Oups, a Meire me pede para falar um pouco sobre mim. Não é meu assunto favorito,
principalmente na blogosfera...pois queria ver no que dava me comunicar "sem lenço, sem documento",
só com a "alma"...e gostei do resultado.
Mas é verdade que aos poucos vamos nos revelando pelo que escrevemos, logo já não é mistério que moro na França, sou casada com um francês, não tenho filhos. Questão profissão, sou engenheira química, fiz carreira na pesquisa na área nuclear depois ambiental, e atualmente sou "microempresária" no ramo das "novas tecnologias". Gosto de viajar e de visitar todas as belas exposições que acontecem por aqui, mas no momento meu passatempo favorito é mesmo blogar.
E por falar nisso...

Entao vamos saber as respostas da Maria Augusta para o Questionario do Pensieri e Parole.

30 de março de 2009 09:46

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Mudei de blog...meu blog antigo possuia um formato que não permitia posts curtos, pois tenho uma tendência a pesquisar muito, escrever muito, então a preparação ficava muito demorada para mim e a leitura longa para os visitantes. Logo criei um novo blog que deve ser mais “leve”, com posts mais curtos.

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Acho que sim, mas ficaria muito chateada. Mesmo meu blog que parou, pretendo reaproveitar seu conteúdo sob a forma de uma “revista”.

3. Se tivesse que escolher uma so' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Uma boa forma de se promover é visitar os outros blogs, comentando, principalmente em blogagens coletivas. Normalmente as pessoas retribuem as visitas e se gostam de teu blog voltam. Estas seriam as visitas que deixam comentários, nossa “roda de amigos” na blogosfera. Suponho que para os que precisam de um número maciço de entradas é preciso catalogar o blog nos sites competentes e usar palavras nos textos que atraiam os motores de pesquisa, além de colocar uma ferramenta de tradução, para atrair o público internacional.

4. A tua web rotina matinal inicia às....

Começa às 8h com o café da manhã...mas não deixo durar o dia inteiro, mesmo se fico trabalhando no computador, embora a tentação seja grande (rs)

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

Um caderninho com minhas senhas e outro para ir anotando as idéias que vão surgindo.

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

Comentários livres, a menos que surja um problema.

7. A Blogosfera é realmente auto referencia?

Acho que sim.

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

VAral de Ideias, Luz de Luma, Pensieri e Parole.

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Tenho um que não é desconhecido, mas merecia ser mais frequentado, seu conteúdo é genial: Polia’s Blog.

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

Esta resposta depende dos visitantes, mas gostaria de ser recordada pela atenção e respeito dedicados a eles.

11. Um erro grave que você fez blogando

Não acho que cometi erros graves blogando, talvez blogar demais...

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

O que gerou uma maior reação falava da conquista espacial, no qual descobri que muitos jovens não acreditam que o Homem pisou na Lua. Um outro que suscitou discussões acaloradas foi o do final da série “Rota da Seda”, pois falava da China na época dos JO, e vieram à tona nos comentários os problemas do Tibet. Mas o que fez mais sucesso foi o que fiz sobre Marie Curie, eu a admiro muito, acho que falei dela com tanto entusiasmo que contagiou a blogosfera.

13. E o mais ridículo?

Não saberia te dizer, escolho com cuidado todos os assuntos, se eles foram ridículos foi sem querer rs.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

Nem sempre (preciso me corrigir), principalmente quando as coloco em diaporamas, pois são muito numerosas...mas procuro usar principalmente as minhas.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

Procuro sempre as imagens no “Google imagens”.

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

Acredito que sim, as pessoas em geral não tem muito tempo e tendem a ler só o primeiro.

17. Feed, reader?

Reader, sem problemas.

18. Ja experimentou podcast e videopost?

Nunca experimentei.

19. Se sim o que você achou?

20. Dica de uma ferramenta interessante.

O espaço Slideshare que transforma apresentações Power Point em animações Flash.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

Nunca usei, não gosto da idéia de ficar “conectada” o tempo todo, mas acho que tudo que permite a comunicação é positivo.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Não tenho elementos para julgar.

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

Ja tive problemas técnicos, mas nenhum foi catastrófico.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Uso Firefox ou IE, Chrome eu nunca experimentei.

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

Difícil dizer, não faço parte de nenhuma das comunidades Orkut.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

Ativa e ativista (desculpe, tem duas palavras rs).

27. No Brasil se digo blogger digo...

Não estou morando no Brasil, mas parece que na França ter um blog é mais prestigioso que lá, aqui até os políticos tem um e o levam a sério. No Brasil tive a impressão que as pessoas (as que não tem blogs) o consideram como uma excentricidade ou perda de tempo.

28. Você costuma programar seus posts?

Costumo, quando saí de férias deixei vários programados.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Se o post fica só um dia “em cartaz” deve interferir, mas se permanece em cartaz por mais tempo, o horário de publicação não tem importância.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

Recebo de 3 a 7 e-mails com os comentários sobre o post em cartaz, não posto todos os dias.

31. Responde a todos?

Respondo a todos nominalmente na caixa de comentários.

32. O ultimo investimento economico que você fez para o teu blog?

Comprei um livro para obter elementos para um post.

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

Cuido, me viro bem em HTML, entendo um pouco de XML, e trato as imagens no Picasa e no Paint Shop Pro. Em geral parto de um template já pronto e o modifico. “Apanho” um pouco mas acho divertido.

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?

Certamente um layout personalizado é melhor, quando tenho tempo gosto de criar um “minitemplate” para cada post, segundo seu tema.

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

Não sei, mas quanto mais um post se aprofunda sobre um assunto, menos comentários ele tem, pois fica muito longo.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

Eu acho que ela já é legal.

37. Você ja’ foi clonado?

Não que eu saiba.

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

Sim, mas colocando a autoria, foi uma boa surpresa.

39. Se sim, o que você fez?

No caso agradeci, pois foi uma promoção para o post em questão.

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

Recebemos uma influência do lugar onde moramos, logo isto vai se refletir na maneira de blogar. No relacionamento não, na Internet as distâncias não existem, a menos que se queira “desvirtualizar” o contato.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

Não perco as coletivas do “Faça a Sua Parte”. Gosto muito também da “Tertulia Virtual” e do “Ecological Day”.

42. Ja’ escreveu algum publieditorial?

Não.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

“So Dark”..., que discutia a tendência da imprensa em nos mostrar fotos chocantes.

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

“A Sagração da Primavera”, mostrando um trecho do balé de Maurice Béjart que possui este nome, um modo de homenagear a primavera que chegou, aqui no hemisfério norte.

45. A troca de links “como obrigaçao” ainda faz sentido?

Acho que nunca fez sentido, só coloco no blogroll blogs que realmente recomendo.

46. Quantos links contem o teu blogroll?

38 links.

47. Você visita todos?

Sim, com frequências diferentes.

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

Não o faço, mas se promovesse uma blogagem coletiva eu o faria.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

O contador de visitas, embora invisível, e o blogroll...

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

O arquivo do blog, já que estou começando um novo blog e ele ainda não é necessário.

51. Um conselho para quem esta’ chegando agora no mundo da blogosfera.

Blogar é bom demais, tome cuidado para não viciar.





23 comentários:

  1. Oi Meire e Maria Augusta

    Adorei as respostas de Maria Augusta, tao elegante e educada.

    Parabens as duas.

    Beijinhos e boa semana.
    .-= Luci Lacey´s last blog ..Skydeck - Sears Tower - Chicago =-.

    ResponderExcluir
  2. Meire e Maria Augusta!

    Parabéns pela entrevista.

    Eu já conheco um pouco da personalidade da Maria Augusta, pois visito o seu blog. E sempre a admirei pela maneira como ela responde aos comentários. Dá para perceber o quanto ela respeita a opiniao de quem a visita.

    Bem... apertei uma tecla por aqui e o meu outro comentário sumiu sem que eu o terminasse, rs.

    Um abraco e uma linda semana
    .-= georgia aegerter´s last blog ..Karibik-Nacht in Langenfeld =-.

    ResponderExcluir
  3. Maria Augusta é uma pessoa maravilhosamente educada, fina e de bom gosto.
    Respondendo a pergunta por que seria lembrada, digo que exatamente pelo cuidado em elaborar seus posts, que são lindos, com imagens maravilhosas, e pesquisa séria sobre cada assunto.
    E, claro, pelo carinho com que responde a todos os comentários, e pela gentileza em visitar a todos que a visitam.
    Para quem não conhece, eu recoemndo o blog dela, quem for pela primeira vez, sei se que vai ficar freguês.
    Um beijo Meirinha, um beijo Maria Augusta.

    ResponderExcluir
  4. Meire...dos grandes prazeres que esta interação da blogosfera me deu ,foi o de conhecer Maria Augusta pessoalmente por ocasião de visita à França.Adorei ler esta entrevista onde ela nos permite descobri-la um pouco mais ...mas por mais que ela responda perguntas, dificilmente teremos a idéia exata de quão doce e especial ela é...Maria Augusta combina com a postagem que faz hoje..."Os grandes perfumes estão nos menores frascos"...de complexão 'mignon',impressiona assim que a conhecemos pela grandeza de seu espírito e brilhantismo de sua mente.Pena que a distância não nos permita um contato mais próximo,mas a blogosfera repara em parte.Seu blog é visita prazeiroza e obrigatória,sempre se sai de lá acrescido!
    Beijos pela iniciativa da entrevista e qualidade dos entrevistados,sendo uma delas a minha querida Aninha!!!

    ResponderExcluir
  5. Meire,
    Gosto muito dos posts de Maria Augusta, são muito inteligentes e com informações ótimas. Adorei as respostas dela, percebe - se elegância como disse a Luci :)
    Beijos menina, está ótima a entrevista de hoje.
    P.S. Envio o livro? Tu vai ficar quanto tempo aqui pelo Brasil?
    Beijocas
    .-= leticia coelho´s last blog ..Um devaneio e uma poesia = Aqui jaz uma pessoa querida =-.

    ResponderExcluir
  6. Meire, obrigada a você pela oportunidade da entrevista e aos amigos por me endereçarem tão carinhosas palavras. Como estas respostas datam de há alguns meses, os posts citados já estão no arquivo...e este agora está na sidebar, coloquei recentemente. Percebi que entre "os blogs que fazem opinião", para o Varal de Idéias está faltando o link, aí vai http://cimitan.blogspot.com.
    Abraços para todos e boa continuação de férias, Meire.
    .-= Maria Augusta´s last blog ..Perfumes do Cristal =-.

    ResponderExcluir
  7. A Maria Augusta tinha mesmo que ser entrevistada! Acho que ela é já uma referência na blogosfera, uma Senhora da blogosfera! Atenta, actualizada, perspicaz, sensível, tem a ideia certa e a melhor forma de a partilhar com todos os seus leitores. E com respeito e bom senso está sempre pronta a dar o seu comentário e a promover a divulgação de outros blogs.

    Conheci o seu blog na mesma altura em que iniciei também o meu espaço, e desde logo foi uma grande fonte de inspiração.

    Pela minha parte muito obrigada Maria Augusta.

    E Meire, parabéns à ideia e condução da entrevista.

    ResponderExcluir
  8. Meiroca, já li o blog da Maria Augusta, algumas vezes e, nao sei, ao certo, se lá comentei.öMas, dar apra perceber que ela é daquela que pesquisa para postar.
    Parabéns às duas.
    Bjs e dias felzies
    .-= GRACE OLSSON´s last blog ..Dia de sol, frio e muito vento… =-.

    ResponderExcluir
  9. Maria Augusta, você não tem jeito!! Uma flor rara, delicada que eu tentaria eternizar. Ela é preciosa!! Beijus
    .-= Luma´s last blog ..50 dicas para blogueiros iniciantes [update] =-.

    ResponderExcluir
  10. Meire, ontem vem aqui um par de vezes atrás das perguntas e respostas destas duas amigas minhas! Uma sabe o que perguntar, e sua entrevistada desta feita, Maria Augusta, sabe como ninguém, responder!
    Muito oportunas as questões, muito equilibradas as respostas.
    Tenho que agradecer à Maria Augusta, a lembrança e honra de nos ter citado entre dois blogs que realmente são formadores de opinião. Imerecidamente fomos incluidos nessa seleção de três.No máximo poderemos ser considerados criadores de "caso" !!!! srsrs
    Mil beijos de agradecimento às duas

    ResponderExcluir
  11. Não a conheço,mas admirei as respostas muito educadas,MEIRE.
    Beijos e uma otima semana!

    ResponderExcluir
  12. Pensei q vc ja´tivesse enviado...rs depositei na tua conta no dia 2 conforme eu tinha combinado, vc verificou? Fico aqui ateh dia 18, dependendo do tempo sera´melhor enviar para a Italia.

    ResponderExcluir
  13. Meire, seus convidados são ótimos. Eu já li e comentei no blog da Maria Augusta mas não conhecia sua história de ida. Ficou mais interessante andar pelos caminhos dela, pelos blogs que ela assina. Parabéns para vocês duas. Bjkª Elza

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de suas respostas, Maria Augusta! Muito bom senso e simpatia, como sempre.
    Muito obrigada por ter citado o Ecological Day!
    Beijos para você e para a Meire.
    .-= Sonia Mascaro´s last blog ..TREES SILHOUETTES =-.

    ResponderExcluir
  15. ah, eu amo o blog da maria augusta e embora não a conheça pessoalmente considero-a minha amiga.

    ResponderExcluir
  16. [...] 51 perguntas para um blogger – Maria Augusta Ultimos comentarios 51 perguntas para um Blogger – Brasil na Italia on 51 perguntas para um Blogger – Ery RobertoElvira on Ouvir musica ou ser DJ? Voce decide.Magui on Ouvir musica ou ser DJ? Voce decide.Milton Toshiba on FotoFlexer, um interessante editor de imagensvilminha on FotoFlexer, um interessante editor de imagens Paginas uteis [...]

    ResponderExcluir
  17. @ Oi Georgia, desculpa a demora em responder, deixei os posts programados e viagei para o Brasil.

    Procurei o comentario que vc citou ter sumido e nao encontrei.
    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  18. @ Vi, vc linkou http://www.xn--novt-8na4e.com/ e nao consegui entrar no teu blog, deu erro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. @ Oi Vi, tb adorei esta entrevista com a Maria Augusta. Agora eu adoraria mesmo uma entrevista com voce. Posso enviar as perguntas?

    bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  20. @ Maria Augusta, com atraso agradeço a sua entrevista, que foi um sucesso. E peòo desculpas pela falaha no link do Edu do Varal da Ideias, uma falha enorme que espero ser perdoada por ele e por voce.
    Um beijo

    Meire

    ResponderExcluir
  21. @ Quero pedir desculpas pela demora em responder a seu comentario e dizer que ser citada pela Maria Augusta deve ter sido mesmo uma honra.

    Abraços

    Meire

    ResponderExcluir
  22. @ Edu, em primeiro lugar peço desculpas, sò hoje, depois q cheguei de ferias vi que seu link nao tinha entrado no post...falaha enorme que espero ser perdoada.
    Seu blog é mesmo formador de opiniao e merece ser sempre citado.

    Agora aguardo sua resposta a meu convite. Que ser meue ntrevistado?

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  23. @ Eu sei que ela tb te admira muito Tere.

    Bjs

    ResponderExcluir