segunda-feira, 28 de setembro de 2009

51 perguntas para um Blogger com Eduardo


51 perguntas para um Blogger é uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas do Eduardo, pedi a ele que se apresentasse em pequenas linhas...
O que dizer para me apresentar? Sou um velho de 65 anos, pinto e faço escuturas no meu atelier na Praia de Ibiraquera, em Santa Catarina. Comecei a blogar em novembro de 2006 para divulgar meus trabalhos com arte. A ideia era um blog que tivesse 3 visitas por dia, para que vissem meus quadros, como numa exposição. Em pouco tempo esses números se superaram, e fui me animando. Tenho compulsão em criar blogs. A lista já vai longe, e sempre prometo, a mim próprio, que este será o último. Mas não cumpro.

Edu escreve e colabora com varios Blogs: Varal de Ideias, Vitima da Quinta, Blog Achado, Blog Conciso, Blog Sal, Sol, Sul, Blog Viciado, Blog 100 fim - Fotos de Viagem, Blog Gincana, Blog umbigo, Brooklyn art project - Vitrine do Varal, Chapa, Comentarios que sao posts, Drops Azul Aniss, Espampanante, Galeria de Piacaba, Latifundio digital, Latitude 38° 43´N - Autor convidado, MAP - Museu de arte de Piacaba, Monoglota, O ultimo blog, Post in Progress, Prolegomenos - Blog Ditos do Varal, Pé de moça, Quem conta um conto, aumenta um ponto, Tertulia virtual - Central de relacionamento, Um depois,

Entao vamos saber as respostas do Edu para o Questionario do Pensieri e Parole.

23 de julho de 2009 23:00 N°29

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Gostaria de blogar menos tempo por dia! Tenho me dedicado muito aos blogs, e menos às minhas outras atividades.

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Como tenho mais de um blog, não seria muito grave. Do Varal ( meu primeiro, e mais importante, tenho cópia de tudo).

3. Se tivesse que escolher uma so' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Quando iniciei, e tive que promover o Varal, as visitas e comentários nos blogs que me interessavam, foi a forma que usei. Porque acredito que através dos comentários se consegue visitas, e se o blog tiver conteúdo, e qualidade, a propaganda esta feita!

4. A tua web rotina matinal inicia às....

Quando acordo. Às vezes muito cedo. De madrugada.

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

Idéias!

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

Nunca moderei comentários, são livres e diretos, sem nenhum tipo de censura! Mesmo quando uma pessoa completamente desequilibrada resolveu me infernizar, os comentários dela ficaram postados! Bastava deleta-los para silência-la. Nunca fiz!

7. A Blogosfera é realmente auto referencia?

A blogosfera é muito ampla. Qualquer generalização é perigosa. Mas as pessoas são o espelho de seus blogs.

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

Só três? São tantos. Mas Milton Ribeiro , 100cabeças , O Século Prodigioso), são blogs antigos e recomendo.

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Essa é uma oportuníssima pergunta, que me proporciona citar: A viagem imóvel, Light my Life e ZOO.

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

Pela quantidade! srsrs

11. Um erro grave que você fez blogando

Foram tantos erros, mas grave não me lembro. Mas ter chamado a Meg, de tia do Dudi Maia Rosa, foi grave.

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

Algumas séries de posts geraram reações, entre elas " Assim caminha a humanidade" e a do "Colégio de Cataguases"

13. E o mais ridículo?

Ridículo? Honestamente não lembro.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

Sempre. É sagrado.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

O site ffffound é ótimo.

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

Com certeza é, mas no Varal não há como fazer menos de 4 a 5 por dia!

17. Feed, reader?

Não uso ferramentas nenhuma. Sou um analfabeto digital. Nem os marcadores são constantes!

18. Ja experimentou podcast e videopost?

Já experimentei e não uso. Pesam muito na abertura dos blogs. E tomam muito tempo.

19. Se sim o que você achou?

Ficou prejudicada.

20. Dica de uma ferramenta interessante.

Não é uma dica nova, mas o de busca nas postagens do blog, acho utilíssima, mesmo para suprir a falta dos marcadores.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

Não uso, e não acredito que seja perda de tempo. Mas não esta nos meus planos!

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Nem uma nem outra coisa! São coisas diferentes. O Twitter pode ter tomado espaço dos MSNs da vida! Dos blogs, não!

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

A ciumera de dois fotógrafos portugueses.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Firefox.

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

Já passou! Agora é Twitter.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

Pobre em qualidade, apesar de grande numericamente

27. No Brasil se digo blogger digo...

Como não frequento os topes de lista, nem os de fofoca, futebol e música, fica difícil citar um, que represente o Brasil.

28. Você costuma programar seus posts?

Tenho um arquivo pronto, enorme. Diáriamente escolho e elejo os posts mais adequados.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Certamente. Mas posto sempre nas primeiras horas do dia no Brasil, o que já apanha a Europa quatro horas na frente!

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

E-mails não muitos, mas recebo em minha caixa postal, todos os comentários, e são muitos, somados todos os blogs.

31. Responde a todos?

E-mails respondo. Comentários, em conjunto, o que desagrada muita gente. Mas não há tempo para responder um a um, como deveria e gostaria!

32. O ultimo investimento economico que você fez para o teu blog?

Um note book.

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

Cuido. E gosto de mante-los assim. O mais simples possível.

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?

Tudo que é de graça é melhor.srsrs Mas precisa ser bom e bonito.

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?

Tem uma certa relação, sim. Infelizmente!

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

Mais qualidade no aspecto visual dos blogs, e mais preocupação com conteúdo. Menos selinhos, memes etc...

37. Você ja’ foi clonado?

Se fui, não fiquei sabendo. E não ligo muito para isso.

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

Como disse, não sei.

39. Se sim, o que você fez?

Prejudicada!

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

Com toda certeza. Não há nada mais chato que blogger norte americano.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

Nunca participei de nenhum.

42. Ja’ escreveu algum publieditorial?

Nunca.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

Estou postando no Varal fotos antigas de artista plásticos. Hoje foi Andy Warhol

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

Daqui à pouco, outra imagem de outro artista, mas ainda não escolhi qual.

45. A troca de links “como obrigaçao” ainda faz sentido?

Costumo linkar quem me linka. E tenho mais de 443 links no Varal, fora a dos outros blogs. Antigamente deletava quem não havia me retribuido. Hoje não ligo mais!

46. Quantos links contem o teu blogroll?

Como disse passam de 443, só no Varal

47. Você visita todos?

Não é humanamente possível.

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

Nenhum senso.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

Estou limpando ao máximo meus sidebars, mas tradutor, e a ferramenta de busca, acho importantes.

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

Foram tantas que nem vale a pena citar! Selinhos, memes, etc...

51. Um conselho para quem esta’ chegando agora no mundo da blogosfera.

Difícil dar conselho, mas antes de se criar um blog se deve visitar, visitar e visitar os blogs que tratam do mesmo assunto que se pretende blogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário