segunda-feira, 7 de setembro de 2009

51 Perguntas para um Blogger - Milton Toshiba


51 perguntas para um Blogger e’ uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Milton Toshiba, pedi a ele que se apresentasse em pequenas linhas...
Chamo-me Milton, uso o apelido Toshiba, que tenho há 40 anos. Nasci e moro em S.Paulo, fiz em agosto, engenheiro de produção, sou consultor e trabalho em casa.

Casado há 22 anos e minha foto é de 2 anos atrás. Não mudei nada, não pinto cabelos, (25% brancos e volumosos), tenho peso ideal e cansei de ser esportista. Há um ano parei de nadar 4000 m/semana, sempre às 7h e depois fazia condicionamento com professor, que perdi, desde que foi a Pequim, como preparador físico da seleção brasileira de handbol.

Hoje prefiro caminhadas e alongamentos, mas são suficientes para, manter um bom condicionamento para minha idade.

Milton

Milton escreve o Blog:
"milton toshiba - Flagrantes com celular, comidas, esportes, cultura, música ... nada muito sério!"

Entao vamos saber as respostas do Milton para o Questionario do Pensieri e Parole.

17 de junho de 2009 20:51 - N°26
1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Mudei o 'jeitão' do blog há 2 anos e esse será o formato definitivo. Antes tinha um tema, artes plásticas, com posts elaborados, pesquisados e não muito longos.

Tinha aulas de pintura e muitas vezes, postava as sequências dos trabalhos no atelier. Esse fornato de cansou e depois que comprei o primeiro celular com boa câmera (3.2 mpx e lemns Carl Zeiss), passei a fotografar o dia a dia e postar direto via MMS.

Agora com um celular mais equipado, 5 mpx, Carl Zeiss, wifi, 3G, GPS, as coisas ficaram ainda mais fáceis. Uso um Nokia N95 8GB.

O blog se tornou um diário, com assuntos genéricos, sem tema definido. Se não fotografo uma comida "gostosa" que experimentei, navegego no Google Reader, pego a notícia, tiro um "print screen da tela, copio o link do endereço da fonte e faço a postagem direto do celular, via 3G ou wifi.

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Sim, sem nenhuma sombra de dúvidas.

3. Se tivesse que escolher uma so’ maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Até hoje não promovo o blog, acho que continuaria fazendo como fiz desde o início. Adoro o blog Querido Leitor e a partir de comentários de lá, fui conhecendo pessoas, que passaram a visitar-me e assim foi sendo difundido. Mas hoje, muitas vezes, nem deixo o meu endereço.

4. A tua web rotina matinal inicia às….

No café da manhã, quando ligo o celular para ler emails, twittar e ler a Folha de S.Paulo impressa.

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

Café e água.

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

Moderados há 2 anos.

7. A Blogosfera é realmente auto referencia?

Sim, fiz um post em 2005, sobre um jornalista blogueiro americano, Jim Romanesko, que derrubou o poderoso editor do NYT. Romanesko denunciou o repórter que forjava notícias no NYT, sob tutela de seu editor. Com as denúncias, a situação tornou-se insustentável, levando-o a demissão. Naquela época, os blogs já mostravam sua força.

http://miltontoshiba.blogspot.com/2005/09/o-blogueiro-que-derrubou-o-diretor-de.html

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

Gosto de economia, generalidades, esportes e gastronomia. Esses são meus favoritos em cada área:

a- Luis Nassif

b- Querido Leitor

c- Juca kfouri

d- Blog Paladar, Estado de S. Paulo, aqui só tem fera, como Saul Galvão, Luiz Américo e Luiz Horta.

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Passo!

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

Como um péssimo fotógrafo.

11. Um erro grave que você fez blogando

Lembro que tinha feito uma publicação, sobre um artista plástico e procurei sua foto no Google. Só que salvei a de um homônimo. Um tempo depois, essa pessoa se apresentou e me alertou do engano.

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

Não costumo discutir temas controversos, onde há muitas pessoas que podem se sentir ofendidas, ou contrariadas.

13. E o mais ridículo?

Dos 2439 posts, certamente a metade não tem nexo, tendendo ao ridículo. Quando não tinha o que fazer, fotografava meus pés e publicava.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

Sempre a fonte da imagem e tema.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

As imagens, quando não fotografadas por mim, são feitas , a maioria das vezes, via print screen do próprio site consultado.

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

Acho que não, pois se encontro algo interessante, posto na hora, mesmo que muitos nem leiam. Antes deixava nos rascunhos e programava a publicação.

17. Feed, reader?

Feed no Sage / Firefox e Google Reader, principalmente no celular.

18. Ja experimentou podcast e videopost?

Sim. Faço video posts direto do celular, via streaming, com o qik. Mas só coisas bobas, como um periquito no realengo, o melhor barman de SP, preparando uma caipirinha. Ou se bater uma fase ridícula, filmo meus "famosos" pés, hehehe. Do celular o vídeo vai direto para o blog e twitter. Aperto a tecla mute, para não espantar os visitantes.

19. Se sim o que você achou?

Vídeos tremidos, mas é bacana encontrar uma situação especial e mostrar ao vivo para a rede, direto do celular. Quem assiste a novela deve ter reparado o Ravi mostrando ao vivo, imagens da índia para a Camila, de um iphone via qik. Esse é o da Rosana Hermann http://www.qik.com/rosana

20. Dica de uma ferramenta interessante.

O Qik , que falei na pergunta anterior, onde você filma com celular 3G e transmite ao vivo para a rede, blog, twitter.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

Eu gosto do twitter, ele mata nossa natural curiosidade de xeretar a vida dos outros. Funciona como um feed de notícias que você escolhe de quem deseja ouvir. Pelo menos eu, vejo na sequência, twitter, depois emails e google reader. Ai me lembro de liberar os comentários do blog.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Sepultou não, é uma alternativa muito interessante aos blogs. Tanto é que grandes mídias estão no twitter.

Sigo as pessoas que conheço, bato papo, e "leio" jornais, revistas, tv Cultura.

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

Quando os comentários não eram moderados, o máximo que fiz, foi deletar os censurados. Depois eles acabam sumindo, assim como diminuem as visitas.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Firefox no notebook e opera mini no celular.

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

Para sempre, se bem que o meu está abandonado.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

Antenados!

27. No Brasil se digo blogger digo…

Google, é claro!

28. Você costuma programar seus posts?

Tinha esse hábito, tempos atrás, para ter pelo menos um post/dia, mas hoje não tenho mais esse hábito, pela facilidade de postar com o celular.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Acho que no horário comercial, visitas e comentários são mais frequentes.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

Tadinho de mim,....um por mês.

31. Responde a todos?

Sempre.

32. O ultimo investimento economico que você fez para o teu blog?

Nenhum, uso os serviços gratuítos.

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

Sim

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?

Para mim, prefiro o padrão, grátis. É simples, fácil de manusear e atende minhas necessidades.

35. Mais “bobagens” e’ igual a mais “comentários”?

Se for blogueiro famoso, bobagens, temas controversos, são sinônimos de muitos comentários, mas no meu caso, ilustre desconhecido, somente os amigos virtuais costumam comentar. Se bem que bobagens, funciona como um "brainstorm", onde pode sair muita coisa boa.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

Ela já é legal.

37. Você ja’ foi clonado?

Não.

38. Ja’ publicaram algo teu sem pedir?

Não.

39. Se sim, o que você fez?

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

Sim, normalmente os assunto dos posts são regionais e muitas vezes, visitantes se aproveitam para opinar/criticar sobre essa região de origem.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

Não costumo frequentar, mas os jovens vão anualmente ao Campus Party

42. Ja’ escreveu algum publieditorial?

Nunca

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

Foi alguma foto do dia a dia.

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

Não tenho nada em mente, vou ler os feeds do Google Reader e posto do celular mesmo,ou alguma foto do celular.

45. A troca de links “como obrigaçao” ainda faz sentido?

As pessoas deveriam "linkar" apenas quem achar interessantes.

46. Quantos links contem o teu blogroll?

Mais de meia dúzia.

47. Você visita todos?

Sim, no Google Reader, tenho tag dos blogs linkados e costumo lê-los.

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

Eu não faço isso, não tenho vaidades, mas deve fuincionar.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

Gmail

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

Wikipedia

51. Um conselho para quem esta’ chegando agora no mundo da blogosfera.

Sejam vocês mesmos.







16 comentários:

  1. Eu gosto destas entrevistas. Quanto ao Milton ter parado algumas atividades esportivas, eu concordo. Um dia, vão descobrir que atletas vivem pouco, e que atualmente, escritores, artistas, atores, cantores, via de regra, vivem muito e melhor! he he he he

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amore!
    É sempre muito bom, ler seus questionários.
    Saber um pouco mais do que pensa, nossos amigos blogueiros.
    Parabéns ao Milton, pelas respostas.
    Parabéns à você pela iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa entrevista do Milton, ele E bem antenado em tecnologias.

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo, parabéns ao Marcello pelo seu aniversário e com certeza jamais vamos esquecer, pois é 7 DE SETEMBRO....
    Gostei muito da entrevista do Milton... assim sabemos um pouco dos nossos amigos blogueiros... e suas resposta são bem interessantes.
    O marido e eu aceitamos de muito bom grado a entrevista, mas não somos tão interessantes assim... a decisão é tua.
    bs,

    ResponderExcluir
  5. Mané Toshiba esqueceu de mencionar as emocionantes fotos do chafariz do Ibirapuera!kkk!faltou uma pergunta :qual a tonalidade da tintura Bigen que vc tá usando atualmente na juba?Rsss

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Meire,

    Muito obrigado por ter sido lembrado, no seu prestigiado espaço.

    Aqui em SP, o dia amanheceu lindo e agora vou caminhar

    Bjs:)

    ResponderExcluir
  7. Oi Meire menina,
    Confesso que não conheço o blog do Milton por isso adoro tuas entrevistas! Gostei muito das respostas dele :)
    Beijos menina

    ResponderExcluir
  8. Olá amiguinha. Lembra-se de mim? Depois de tanto tempo sem postar, resolvi voltar e vim te visitar para matar as saudades. Bom feriado para você. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Conheci o blog do Milton, através da minha amiga Flávia Sereia e desde então passo acompanhar os cliques dele. Aliás foi ele q me pediu q mudasse pro blogspot q disponibilizava Rss(Feed) para as pessoas assinarem, mudei a plataforma do blog e não me arrependi.
    Parabéns pela entrevista Milton! Já até twittei kk
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei de descobri o Milton.Ele faz em larga escala e com bastante conhecimento o que eu desejaria fazer de vez em quando:postar e twitar do celular;aliás o celular dele pra mim é um sonho de consumo.rs

    ResponderExcluir
  11. Oi Meire.

    Não conhecia o blog do Milton. Já fui até lá e adorei as fotos.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  12. Do meu ponto de vista Jim Romanesko só conseguiu o que conseguiu por ser jornalista - o seu blogue sempre foi um happy-hour de jornalistas - por isso a influencia dele, não por ser blogueiro. Por acaso, era um jornalista usando uma ferramenta para blogueiros e que sorte! Ele colheu informações para dar o pulo do gato! Sinceramente, os blogues mais influentes no mundo são de jornalistas e não de blogueiros. Não acredito na força da blogosfera formada por pessoas comuns, principalmente aqui no Brasil. O que diferencia o site de Romenesko, de muitos aqui no Brasil, por exemplo, é a seriedade com que é encarado por jornalistas da nova e da velha mídia. O blogue do Jim Romanesco era tão sério, que Celia McGee, repórter do Daily News de Nova York, saiu deste bom emprego para trabalhar no Medianews.org. blogue do Romanesco e para quê trabalhar de graça? Prestígio! Prestígio abre portas! Beijus

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desta entrevista, ele tem um modo diferente de blogar, é muito interessante. Depois vou dar uma olhada com calma no blog dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da entrevista do Miltinho...e tbm do comentário da Leslie...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Olha, muita gente fala em imagens do Google...Ele nao tem imagens dele.Sao todas de autores...Faz tempo que venho querendo escrevfer sobre isso. AS PESSOAS COLOCAM QUE RETIRAM DO GOOGLE. Por quë nao colocam a autoria?Afinal de contas nao há fotos do www.google.com nao....Lá tem o endereco dos autores de cada foto...
    kkk
    O Miltinho ´åe antenado....acho bem divertido como ele bloga.
    Quanto á influência de blogosfera...acho que estamos bem longe de influenciar alguma coisa....
    bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  15. Faz tempo que frequento o blog do Milton. Sempre interessante com postagens rápidas e diversificadas. Antenado e conciso deu belas respostas. Parabéns a ambos. Bj. Elza

    ResponderExcluir