segunda-feira, 26 de outubro de 2009

51 perguntas para um Blogger com Adão Braga



51 perguntas para um Blogger é uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Adão Braga, pedi a ela algumas palavras para se apresentar:
Adão Braga, nasceu em Nanuque. Cidade situada no norte de Minas Gerais, e subindo de onde moro atualmente, em Irecê, fica no a 20 quilometros da divisa do Extremo Sul da Bahia.

Meus pais ainda moram lá. Moram ainda na Av. Anhanguera. Quando menino, esta avenida era conhecida como W 1.

Meu pai era pedreiro. Como sabia muito do ofício, tornou-se mestre de obras. Tenho orgulho de dizer, que meu pai, construia casinhas, casas, grandes casas, mansões, e palácios. Tive a honra de trabalhar com ele.

Minha mãe, se tivesse tido as oportunidades, teria sido politica, mas preferiu ser lider religiosa. Primeiro da igreja católica, agora é uma serva submissa nos salões do reino das testemunhas de Jeová.

Meu pai, apesar de ser baiano, migrou jovem para Minas Gerais, e hoje, diz-se naturalizado mineiro, e o time do coração dele é o Cruzeiro

Meu pai e minha mãe, fizeram muitos filhos. Só em minha mãe, ele fez 12 filhos. Dez ainda permanecem vivos.

Sou casado. Moro em Irecê. Kátia, minha esposa, jura que os filhos que ela teve, também são meus. Assim sendo, eles são meus por estes dois motivos.

1 - Ela disse e diz que são meus;

2 - Ela me deu os filhos para mim.

Motivos mais do que suficiente para dizer: tenho dois filhos. São eles Kaio Rodrigues, o mais velho, que nasceu em 27/11/1995 e Pedro Henrique, que nasceu no dia 14/10/2000.

Trabalho no ramo de informática. Antes porém, trabalhei de pedreiro com meu pai, fiz o curso técnico de contabilidade, trabalhei 3 anos em contabilidade, fui secretário de um advogado no sul da Bahia, fui vendedor ambulante, vendedor de lojas de tecidos, estudei teologia, fui adventista do sétimo dia por 17 anos.

Adão, escreve o blog: Adão Braga - Conectado. Um pouco de tudo, de tudo um pouco!

Entao vamos saber as respostas do Adão para o Questionario do Pensieri e Parole.

2 de setembro de 2009 04:56 N°33

01. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

- Nada a mudar. Estou satisfeito com a blogagem que faço. Escrever para os blogs já faz parte da minha rotina. E, neste último ano, não há, ao menos não tenho lembranças de qualquer coisa, atitude, texto, ou seja, o que for que eu tenha feito que eu pense: eu mudaria isto, ou mudaria aquilo.

02. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

- Já aconteceu duas vezes. Na primeira vez, mais de 1000 textos desapareceu. Na segunda vez, mais de 1500 textos. Pelo visto, já comecei duas vezes. Assim, eu não começaria do zero, reiniciaria os textos do zero, a configuração do zero, mas, a experiência, com valores maiores que zero.

03. Se tivesse que escolher uma só maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

- Eu só uso a própria WEB para promover o blog. Os serviços de indexação da internet, os serviços de buscas. Tudo via web. Mas, sendo “obrigado por circunstâncias” por uma só maneira, escolheria as revistas de fofocas de novelas e de celebridades.

04. A tua web rotina matinal inicia às….

- Começa entre as oito horas e dez minutos da manhã, logo após chegar da escola de Pedro. E ou, quando, chego na casa ou empresa do primeiro cliente.

05. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

- Tudo e qualquer objeto que existir sobre minha mesa, que é a porta que retirei da cozinha sobre outra mesa menor, não deve ser retirado. Pode parecer o maior caos, mas, não tire nada daqui. Sobre ela, nunca deve faltar dois teclados, dois mouses, dois monitores, e uma lamparina, pois necessito para visualizar algumas informações em manuais e as informações impressas e placas e nos fundos dos aparelhos, por isto, também não pode faltar uma lupa!

06. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

- Comentários são liberados. Inclusive atualmente estamos respondendo a processo por difamação e calunia nos comentários por ocasião da campanha política do ano de 2008. Já fui citado e aguardo o desenrolar do processo. Mesmo assim, os comentários continuam liberados. Deixo o lembrete: A liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade. Evite problema para você e para mim. Não agrida, não ofenda, não calunie, não difame nos comentários. Com ações rápidas e eficientes, a justiça pode chegar a certos criminosos. E quem deixou os comentários ofensivos no blog nem sabe, mas, já está devidamente identificado e no tempo do judiciário será acionado na justiça.

07. A Blogosfera é realmente auto referência?

- Não! A blogosfera é aonde todas as referências chegam. Na minha interpretação, as vidas e idéias dos blogueiros são a referência. A blogosfera é o canal da vidas, idéias e opiniões.

08. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

- Eu leio muitos blogs formadores de opinião. Cito 3 em especifico por ter conteúdo especifico: Reinaldo Azevedo em política, Brasil Digital@Intel, sobre tecnologia e produtos Intel e Fabio Mayer sobre vários temas, inclusive política. Mas, há muitos outros. Penso que uma grande parte dos blogs, quando de opinião e textos expositivos, forma opiniões.

09. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

- Vou partir da premissa de que 3 blogs desconhecidos para você, e não para mim! Então cito estes 3 blogs seguintes:
1) – Negócio de Risco, que nos informa sobre as atualizações dos produtos Microsoft;
2) – Ciência em Dia; Da Folha, e trata de vários assuntos ligados a ciência;
3) - Matemática Criativa, de Portugal. Conheço a pouco tempo, mas eu gosto.


10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

- Não tenho a mínima idéia. As vezes, o que penso ser importante, não é necessariamente algo que as pessoas se lembre. Alguns amigos que somem da web, são recordados por vários momentos, vários textos, várias opiniões. Eu não sei, por que motivos, idéias, opiniões ou coisas se poderão recordar dos meus blogs e de mim.

11. Um erro grave que você fez blogando

- Não me lembro de nenhum!

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

- De forma negativa, o texto sobre o Suporte Microsoft! Alguns mal interpretadores de textos me xingaram muito, está tudo lá nos comentários. De ajuda e que me traz alegria por auxiliar muitos brasileiros, a denuncia contra a Compufour que liga, ameaça e obriga a muitos a comprar o programa deles. E o terceiro, é um tutorial sobre como não numerar páginas no MS WORD. Estes são os três de maior reação no blog Conectado!

13. E o mais ridículo?

- Ridiculo não me lembro, mas, não me agrada os textos que não recebe comentários, apesar de ver nas estatísticas que o blog recebe em média novecentas visitas diárias.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

- Quando necessário. E nunca recebi reclamações, por algumas imagens que tenham sido usadas. Uso poucas imagens que necessitam de links, e quando for necessário usar imagem, procuro aquelas que são de uso livre, inclusive de serem citadas as fontes.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

- http://www.sxc.hu/ - Um bando de Imagem fantástico. Existem as imagens livre e as que exigem pagamentos. Tem imagem de qualidade e em tamanho que podem ser utilizados em diversos trabalhos. Ótimo para quem trabalha com imagens.

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

- Depende! Se o blog, o que acho difícil, não oferecer feeds para seguir, é contra produtivo. Mas, às vezes se escreve para não perder as idéias. Eu por exemplo, não tenho mais o costume de rabiscar as idéias que tenho ao longo do dia.

17. Feed, reader?

Uso o leitor de Feed do Internet Explorer. É mais cômodo e simples.

18. Ja experimentou podcast e videopost?

- Já fiz um ou dois podcast, mas que serviram de exemplo para o texto em que explicava a utilização de um programa. VideoPost usei em dois tutoriais, e os vídeos estão no Youtube!

19. Se sim o que você achou?

- Interessantes, mas, desconfio que os vídeospost são menos visualizados porque a maioria dos internautas não tem banda suficiente para verem os vídeos.

20. Dica de uma ferramenta interessante.

- Audacity 1.3.8 - Editor e gravador de áudio totalmente gratuito com recursos profissionais e vários efeitos.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

- Sem nenhum significado até o momento, afinal até o momento, não tenho como constatar se é ou não útil para mim. Para muito o é! Classifico-o como inviável, porque, quando chego lá ninguém mais ta on-line, e se não utilizo o MSN, nem os chats, porque motivo usaria o twitter com a proposta deles?

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

- Nem um nem outro. Quem usa microblog são muitos que também não tinha muitos textos nos blogs e ou textos curtíssimos. Uma necessidade foi atendida. Tenho tempo e gosto pelo blog, além de ser prolixo. 140 são pouco para certas idéias. Bloga quem bloga, microbloga quem quer!

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

- Abafo os dois casos!

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?


- Internet Explorer! Já tentei sair dele, mas, sem sucesso!

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

- Ih! Já deu convulsão! Piorou e morreu nas eleições de 2006.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

- Curiosa!

27. No Brasil se digo blogger digo…

- Fonte de links piratas!

28. Você costuma programar seus posts?

- As vezes!

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

- Não necessariamente. O fluxo de visitas no blog Conectado, é entre as 14:00 e as 18:00, mas, raramente escrevo nestes horários.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

- Atualmente, tenho que visitar os dois blogs para acompanhar os comentários. O blog http://adaobraga.wordpress.com me envia em média cinco e-mails de comentários que recebo, mesmo tendo deixado de lado este blog, por estes tempos.

31. Responde a todos?

- SIM! Dentro do próprio comentário. Alguns que exigem resposta por e-mail o faço!

32. O ultimo investimento econômico que você fez para o teu blog?

- Não tenho gastos com os blogs!

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

- Não posso dizer que sou sozinho. Os layouts que utilizo são todos baixados dos canais do wordpress. Mas, se e quando necessário faço as mudanças que desejo!

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?


- Na proposta que tenho para os blogs, o de graça é melhor! Mas, já pensei em desenvolver um layout sob medida, no entanto, penso ser desnecessário, pois, os gratuitos tem sido excelentes.

35. Mais “bobagens” é igual a mais “comentários”?

- Nos blogs que visito e nos que escrevo não, apesar de concordar que há muitas bobagens que se tem muitos comentários. Talvez cansados da dura realidade, se procuram por muitas bobagens.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

- Nada! Ela é legal! Isto é, eu conheço uma blogosfera legal!

37. Você já foi clonado?

- Não!

38. Já publicaram algo teu sem pedir?

- Que eu saiba, duas vezes!

39. Se sim, o que você fez?

- Nada! Nenhuma atitude, nem reclamação!

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

- Sim! Os blogs do Sul e Sudeste são mais bem vistos e comentados, penso ser devido a infra-estrutura da web.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

- Não conheço nenhum. Nunca participei de nenhum! E não tenho vontade de participar de nenhum!

42. Já escreveu algum publieditorial?

- Não!

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

- Atualmente estou escrevendo em dois blogs. Eis abaixo os dois últimos textos

1) - Alguém disse que casou-se com você, é verdade? No blog Adão Braga Conectado, e 2) - Olhamos para frente, e já vemos um novo campo! No blog Kaio Borges Luta e Vitórias, que é onde publico as noticias sobre a luta que travamos contra o Linfoma que surgiu em nosso filho.

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

- Não sei o que escreverei no Adão Braga Conectado, mas no de Kaio Borges, escreverei sobre o dia de hoje que foi o primeiro dia depois da cirurgia, e que foi muito feliz.

45. A troca de links “como obrigação” ainda faz sentido?

- Links nunca é obrigação se você estiver utilizando como fontes de sua argumentação, isto é lei! Eu linco quem eu quiser lincar. Inclusive, sobre um dos casos da questão 23, uma pessoa me solicitou que excluísse o link que havia no meu blog para o blog dela, e eu respondi: aqui mando EU! O link fica ali, apesar de você não querer gostar. Eu te linquei antes da briga!

46. Quantos links contem o teu blogroll?

- Não contei, e não vou lá contar. Mas, todos estão também na lista de feeds.

47. Você visita todos?

- Sempre que recebo o aviso sonoro de novos textos olho quem publicou textos e visito, e na maioria das vezes comento também!

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

- Tem! Muitos ganham dinheiro com os cliques de anunciantes, então, promover e distribuir os links por ai, pode resultar em mais visitas e mais cliques nos anúncios. Para muitos, este é o senso.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

- Não há esta importância! As vezes acho interessante, uso, e depois removo! Não há esta dependência e relação de valores.

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

- A do Blogblogs já entrou e já saiu umas três vezes.

51. Um conselho para quem está chegando agora no mundo da blogosfera.

- Você não vai ficar rico com seu blog!

Adão Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário