segunda-feira, 9 de novembro de 2009

51 perguntas para um Blogger com Odele Souza



51 perguntas para um Blogger é uma coluna do Meiroca e publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas de Odele Souza.



Odele Souza, é mãe de Flavia, a jovem que está em coma vigil há mais de 11 anos, desde que teve seus cabelos sugados por um ralo de piscina, funcionando de forma irregular. Odele criou o blog FLAVIA, VIVENDO EM COMA. para divulgar o caso de Flavia, protestar contra a lentidão da justiça brasileira e alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas.


Odele escreve o blog FLAVIA, VIVENDO EM COMA e o blog pessoal OFICINA DE PALAVRAS.

Entao vamos saber as respostas do Odele para o Questionario do Pensieri e Parole.

5 de setembro de 2009 05:12 N° 35

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Resposta: Teria feito as necessárias atualizações na sidebar, inclusive de links, mas falta-me tempo!

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Resposta: Sim, começaria a blogar do zero, mas lamentaria muito se meu blog sumisse, afinal tem ali muitas e muitas horas de trabalho.

3. Se tivesse que escolher uma so' maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Resposta: A mídia televisiva certamente. Porque a TV tem um alcance fantástico. Pude ver isso de todas as vezes em que participei de reportagens na TV sobre o caso de Flavia. A visibilidade do blog dela aumentou muito.

4. A tua web rotina matinal inicia às....

Resposta: Não tenho propriamente um horário para iniciar minha “web rotina”. Depende da urgência de minhas outras atividades. E dou prioridade absoluta aos cuidados com Flavia.

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?


Resposta: Muitas canetas, cadernos e clips.

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?


Resposta: Tenho optado por comentários livres, mas reservo-me o direito de deletá-los se forem ofensivos e desrespeitosos com os réus do processo de Flavia e com as autoridades judiciais. Acho que podemos exercer a nossa cidadania sem baixar o nível. Também deleto comentários de propaganda de qualquer natureza, inclusive religiosa. Tenho tido problemas com pessoas que tentam usar o blog de Flavia como vitrine para suas pregações religiosas. Acho totalmente inconveniente este tipo de comentário. E por sempre deletá-los tenho arranjado alguns desafetos virtuais. Mas continuo achando que religião é algo que não se discute e muito menos se impõe.

7. A Blogosfera é realmente auto referência?


Resposta: Referência sim, auto referência não.

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.


Resposta. Prefiro não citar nenhum para não correr o risco de ser injusta.

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Resposta: Fico um pouco constrangida em citar nomes, pois os blogs que tenho em mente talvez não sejam exatamente desconhecidos, - e talvez não sintam que sejam desconhecidos - mas o que vejo é que recebem poucos comentários, o que é uma pena pois são blogs muito bons. Existem muitos blogs interessantes que valem a pena serem conhecidos.

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?


Resposta: Acho que eu seria recordada por minha luta por justiça por minha filha e pelo alerta que faço –e continuarei fazendo – para o perigo dos ralos de piscinas. Acredito que tem havido uma certa conscientização sobre o perigo desses ralos assassinos.

11. Um erro grave que você fez blogando


Resposta: Uma foto que eu não deveria ter publicado. Aprendi com esse erro. É preciso pensar bem antes de se publicar algo na rede, principalmente uma imagem ou foto. Para retirar depois é quase impossível.

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

Resposta: Não.

13. E o mais ridículo?


Resposta. Acho que nunca escrevi um post ridículo.

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?


Resposta: Sim.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.


Resposta: Existem excelentes fontes de imagens na Internet.Gosto de usar as imagens do blog Art&Design de Isabel Filipe, Portugal.

16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?


Resposta: Sim, Muitos posts ao dia pode ser contrapodutivo tanto para quem publica quanto para quem lê.

17. Feed, reader?

Resposta. Feed

18. Ja experimentou podcast e videopost?


Resposta. Não.

19. Se sim o que você achou?


Resposta. Não experimentei.

20. Dica de uma ferramenta interessante.


Resposta: Gosto daquela ferramenta do Blogger que nos permite ler o que os blogs amigos escreveram sem que tenhamos que antes ir aos seus blogs. Este recurso resulta em mais agilidade e portanto, maior aproveitamento de nosso tempo.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?


Resposta: A julgar pela grande adesão que o Twitter tem, é “um novo horizonte comunicativo”. Mas eu particularmete prefiro os blogs.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?


Resposta: Acho que passada a “febre inicial”o microblog poderá ser muito útil e “acordar”o blog.

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?


Resposta: Foi quando uma pessoa deixava comentários insistentes e maldosos no blog de Flavia. Foi um período desgastante, mas a criatura acabou se cansando e sumiu.

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?


Resposta: Firefox

25. Quanto vai durar a febre Orkut?


Resposta: Acho que a febre já baixou um pouco. Mas deve durar um bom tempo ainda.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.


Resposta: Pluralidade.

27. No Brasil se digo blogger digo...

Resposta:

28. Você costuma programar seus posts?


Resposta: Reconheço que é um recurso muito útil, mas não costumo programar meus posts.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Resposta: Acho que sim. No caso do blog de Flavia muitos leitores são de Portugal e o fuso horário interfere sim nos comentários. Mas acredito que em geral - seja de qualquer lugar - o horário da publicação interfere nos comentários.

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?


Resposta: Não tenho esse número, mas recebo principalmente e-mails perguntando sobre cuidados com pessoas em coma.

31. Responde a todos?


Resposta: Mesmo que demore um pouco, respondo sim a todos os e-mails.

32. O ultimo investimento economico que você fez para o teu blog?


Resposta: Paguei uma pessoa para passar um vídeo para o YOUTUBE para mim. Eu precisava colocar o vídeo no blog de Flavia e por algum motivo eu não estava conseguindo salvar o arquivo no formato de YOUTUBE. Ficou caro, pois além do serviço tive que pagar motoboy para levar e trazer o DVD com a gravação.

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?


Resposta: Do blog de Flavia sim, já meu blog pessoal, recentemente foi “repaginado”por Grace Olsson.

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?


Resposta: Acho que o layout grátis, te dá mais liberdade para fazer alterações onde quiser, até ficar do jeito que você quer.

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?


Respostas: Infelizmente, por vezes sim.

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?


Resposta: Por exemplo a conscientização de que ninguém é obrigadp a retribuir links e visitas.Acho que não pode ser um “toma lá da cá”, para que o ato de blogar não se torne escravizante.

37. Você ja’ foi clonado?

Resposta: Sim.

38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?

Resposta: Sim.

39. Se sim, o que você fez?


Resposta: Fui ao blog da pessoa e pedi que mencionasse que o trabalho que lá estava tinha sido copiado de meu blog.

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?


Resposta: Acredito que sim e acho importante saber de que lugar exatamente a pessoa fala ou escreve.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

Resposta: Uma Blogagem Coletiva que estou pensando fazer. Por enquanto não vou falar sobre o que é, mas poderia beneficiar muita gente.

42. Ja’ escreveu algum publieditorial?


Resposta: Não, nunca.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

Resposta: Está lá no blog de Flavia. “O que ameniza a dor? Por exemplo, trabalho e amor

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?


Resposta: Talvez eu escreva sobre Fisiatria, algo muito importante para conter as deformidades em pessoas acamadas. Quero escrever também um post sobre danos estéticos. Mas não sei qual dos dois publicarei primeiro.

45. A troca de links “como obrigaçao” ainda faz sentido?


Resposta: Não! Nenhum sentido.

46. Quantos links contem o teu blogroll?


Resposta: Juro que nunca contei. Já os seguidores hoje, são 224.

47. Você visita todos?


Resposta. Eu gostaria muito, mas infelizmente não consigo.

48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?


Resposta: Acho que sim pois esses circuitos e redes sociais não são um suporte, um meio de divulgação dos blogs? E se queremos passar uma mensagem em nossos blogs, usar as redes sociais aumenta essas chances.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.


50. Uma widget você tirou da tua sidebar.


Resposta: Já tirei várias. Troco de vez em quando, Fica excessivo muitas Widgets.

51. Um conselho para quem esta’ chegando agora no mundo da blogosfera.

Resposta: Ao deixar um comentário em um blog não se esqueça de comentar o conteúdo do post.

Parece óbvio? Pois por incrível que pareça, muitas pessoas deixam o endereço de seus blogs mas não comentam o texto de nosso post. É algo que considero deselegante.


Odele Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário