segunda-feira, 12 de abril de 2010

51 perguntas para um Blogger com Leslie Szabo


51 perguntas para um  Blogger é uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas da Leslie Szabo, que escreve o Blog Minhas Trilhas, e  se define assim...



chamo-me Leslie Szabo, sou formada em jornalismo mas trabalho com fotografia e tratamento de imagens. Moro em Santo André, na grande São Paulo e além de fotografar sou desenhista nas horas vagas e escrevo também.Já trabalhei como Designer de moda.

Adoro viajar por lugares exóticos do Brasil e do mundo.Também amo esportes radicais, sou apaixonada por Fórmula 1, ecoturismo,fotografia, artes ,literatura,Rock e animais. Detesto o convencional, gosto de tudo que é inovador,bem humorado e ousado.Faço academia 3 vezes por semana e adoro musculação.


Vamos saber as respostas da Leslie Szabo para o Questionario do Pensieri e Parole.

3 de abril de 2010 01:06 - N°56

1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Não mudaria, adoro publicar fotos e divulgar notícias sobre concursos e exposições fotográficas, como tenho feito sempre.

2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar o zero?

Sim, sou brasileira e não desisto nunca!Rsss

3. Se tivesse que escolher uma só maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Nunca promoví meu blog,então não sei o que faria.Nunca pensei nisso.

4. A tua web rotina matinal inicia às….

Na hora que surgir uma boa foto para publicar. Não tenho horário fixo.muitas vezes estou na rua ou num evento, então fotografo algo interessante com o celular que tem uma ótima câmera(Nokia n95 8G, câmera fantástica),aí já envio do cel. mesmo para o meu blog , flickr e twitter.

5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

Papéis, lápis e borracha, adoro rabiscar, sou desenhista viciada em rabiscar qualquer coisa.as mãos não conseguem ficar paradas!

6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

moderados,já tive problemas com comentários desrespeitosos.

7. A Blogosfera é realmente auto referência?

sim, eu mesma já fui chamada para participar de programa na MTV devido a comentários que deixo em blogs de amigos.O mundo fica de olho nos blogs.

8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

Não conheço nenhum que eu possa dizer,mas costumo frequentar blogs ligados a fotografia como o da National Geografic Brasil.Os fotógrafos de lá possuem blogs e estou sempre visitando para pegar dicas, eles sempre estão dando dicas de como fotografar tudo que você imaginar. Outro que sempre leio é o blog do Fábio Seixas que fala de Fórmula 1, esporte que amo. E para dar boas risadas visito o katylene.com. É hilário

9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Para não ser injusta, prefiro não recomendar nenhum...

10. Se o teu blog fechasse amanha, por que coisa você seria recordado?

Minhas fotografias, eu creio!E meu humor sarcástico.

11. Um erro grave que você fez blogando.

O erro foi ridículo. E o pior, foi bem divulgado! na época eu tinha um fotoblog, foi em 2005. Eu tinha feito uma viagem ao Egito e depois postei as fotos em meu fotoblog. Eu tinha o costume de escrever a legenda da foto antes de inserir a imagem. Pois bem, inserí a imagem do interior de uma tumba, com muitos desenhos e pinturas, e com a legenda errada, que na verdade seria para a foto seguinte. Logo abaixo da legenda "Interior da pirâmide de Quéops" apareceu a foto de uma tumba no vale dos Reis. Rssss! nem percebi, e muitos sabem que no interior das pirâmides não há pinturas nem escritas. Para meu azar meu fotoblog foi selecionado para aparecer na home page do uol, que em 2005 escolhia as melhores fotos postadas nos fotoblogs para divulgar na Home page. A foto da tumba apareceu na Home page com o seguinte enunciado "pinturas no interior da pirâmide de Quéops" e o link para meu fotoblog. Eu recebí em um só dia mais de 280 comentários dizendo que era impossível aquilo.Que a foto mostrava uma Tumba no Vale dos Reis, e não a pirâmide. kkk! por um erro idiota paguei um mico. Depois disso passei a colocar as fotos antes e escrever depois. Não possuo mais o fotoblog uol, mudei para o blogger onde fiz meu blog atual no início de 2008.

12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

Em meu blog atual, foram 3. O primeiro foi sobre uma enchente em São Bernardo do Campo, no começo de 2009 no pátio da Volswagen, onde os carros ficaram boiando. Recebí dezenas de emails de pessoas contestando, todos eram funcionários da Volks, querendo desmentir a foto. Mas não havia nada de errado, era realmente o pátio da Volks e os carros estavam submersos, eu alertava as pessoas para não comprarem carros em ofertas e feirões naquele período pois com certeza seriam carros do alagamento. Até o Uol me pediu autorização para usar a foto. Ainda hoje este post recebe muitas visitas. O outro post foi sobre o primeiro time de futebol feminino do Brasil nos anos 50, time em que estavam minha tia e minha mãe, jogadoras. Publiquei fotos raras do time e dos treinos e fui procurada por várias pessoas querendo fazer contato com minha mãe e minha tia para uma reportagem. Realmente fizeram, ano passado, no Esporte espetacular. E irão fazer outra em breve, com todas as jogadoras uniformizadas, já até enviaram os uniformes pra minha mãe , minha tia e para as outras jogadoras. E o terceiro foi uma foto do meu cão yorkshire Pipoca.Uma fotinha despretensiosa, ele usando um suéter vermelho, todo feliz na cozinha. Uma pessoa da equipe de John Maccain, ex candidato a presidência dos EUA entrou em contato pedindo permissão para usar a foto do Pipoca na campanha dele para presidente, pois estavam selecionando fotos de vários animais. eu autorizei. Nossa, recebi um monte de visitas made in USA. Rsss

13. E o mais ridículo?

A foto de uma modelo vestida de cadáver num desfile, medonha! Publiquei somente para provocar um desafeto meu que bisbilhotava meu blog e inseri o nome dela abaixo, como se a modelo fosse ela. ela entendeu o recado, reclamou e parou de me importunar. mas foi ridículo!

14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

São sempre minhas! Rsss! mas quando raramente não são, eu cito, claro.

15. Então indique uma boa fonte de imagens.

Google imagens

16. Muitos posts ao dia pode ser contra produtivo?

Eu não gosto, pois não é todo mundo que pode ficar a todo momento lendo posts novos a cada minuto. prefiro os posts únicos por dia, não gosto de ficar voltando toda hora a um blog ou lendo o feed sempre para acompanhar atualizações a cada minuto. Um por dia é suficiente, mais que isso é encheção de linguiça.

17. Feed, reader?

Feed.muito prático!

18. Já experimentou podcast e videopost?

Videopost sim, o Qik. é ótimo, videos postados no blog ou twitter diretamente do celular e em tempo real.

19. Se sim o que você achou?

Achei ótimo, sempre que posso eu uso.

20. Dica de uma ferramenta interessante.

O Qik (que já falei acima) e o twitpic, com ele dá pra enviar fotos diretamente do celular para o twitter.

21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

É um novo horizonte com certeza! todas as midias, empresas e pessoas estão por lá. já conversei com gente muito interessante pelo twitter, como o Maurício de Souza por exemplo e até Yoko ono. O Maurício sempre responde as minhas perguntas lá.

22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Deu uma força para os blogs que estavam meio apagadinhos,ajudou muito na divulgação.

23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

Não lembro de nenhum, o pior foi o mico da foto egípcia mesmo. Rsss!

24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Uso IE8. eheh! as vezes uso o Firefox.

25. Quanto vai durar a febre Orkut?

Só está durando no Brasil porque no resto do mundo já foi enterrado faz tempo. tenho amigos que moram em outros países e eles nem lembram do Orkut. Só falam de Facebook e Twitter. Eu excluí o meu perfil no orkut a um ano e meio pois mal usava e não sinto a menor falta. Aquilo lá virou uma baixaria sem tamanho. Pessoas se expondo em fotos indecentes, coisas idiotas como Buddy poke e outros acessórios inúteis, virou um paraíso para pedófilos e comunidades suspeitas. Orkut foi soterrado de vez pelo Facebook e Twitter. Por mim pode deixar de existir nesse instante.

26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

Democrática

27. No Brasil se digo blogger digo…

lembro do blogger.com onde tenho meu blog. ehehe

28. Você costuma programar seus posts?

As vezes sim, quando tenho uma foto guardada para uma determinada data, como natal, páscoa, festas juninas, etc.

29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?

Sim, quando publico algo a noite, recebo mais comentários e visitas. Mas não sei explicar o porquê

30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?

Nossa, raramente recebo algum email sobre meus posts.

31. Responde a todos?

quando recebo algum email sim, respondo.

32. O ultimo investimento econômico que você fez para o teu blog?

Nunca fiz.

33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?

Sim, gosto de deixar o visual do meu jeito.

34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?

Prefiro os sob medida,são exclusivos e você não corre o risco de ver um blog idêntico ao teu.

35. Mais “bobagens” é igual a mais “comentários”?

Nem sempre. Depende do público alvo do blog. Se for direcionado ao público que gosta deste tipo de coisa, sim. Mas se o público visitante for mais exigente, hummm....os comentários, se vierem, podem não ser favoráveis...

36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?

Existem muitos blogs parecidos, isso precisa mudar, muita gente falando dos mesmos assuntos. E ainda há tantos temas para serem explorados!

37. Você já foi clonado?

Pelo que sei, não.

38. Já publicaram algo teu sem pedir?

Não. sempre me pediram quando quiseram usar imagens, que é o que mais publico.

39. Se sim, o que você fez?

40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?

Se o assunto do blog for sempre muito regionalizado, a tendencia é que somente pessoas daquela região visitem ou comentem. Influencia sim. No meu caso como publico fotos e informativos de concursos fotográficos do Brasil todo e até internacionais, a posição geográfica parece não afetar em nada.

41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.

Tem o Campus Party, é o mais conhecido dos eventos, mas eu nunca fui.

42. Já escreveu algum publieditorial?

Não.

43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista

Publiquei uma foto do meu gato usando orelhas de coelho da páscoa de pelúcia. A cara de raiva dele valeu a pena clicar e publicar.kkkk! Ele detestou as orelhas.

44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?

Ainda não decidí. Algo interessante que eu clicar por aí, provávelmente.

45. A troca de links “como obrigação” ainda faz sentido?

Pra mim não faz nenhum. Quem quiser me "linkar", ok, se não quiserem, beleza também. Os links que tenho lá já estão a tanto tempo...

46. Quantos links contem o teu blogroll?

20, se não me engano.

47. Você visita todos?

Confesso que não. Rsss! mas retribuo todas as visitas que recebo.

48. Tem algum sentido auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?

Pode ser legal fazer isso uma vez ou outra, pra atrair mais visitantes, mas sempre, eu acho muito chato. tem gente que manda até recado por msn avisando que atualizou blog, isso é, na minha opinião desespero pra chamar atenção, é bem desagradável. Você acaba se sentindo "intimado" a visitar o blog da pessoa.

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.

Flickr

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.

Orkut, xô! credo!

51. Um conselho para quem está chegando agora no mundo da blogosfera.

Sejam divertidos e originais!


Leslie Szabo


12 comentários:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by meiroca, meiroca. meiroca said: Bom dia! 51 perguntas para um Blogger N°55 - Leslie Szabo - http://meiroca.com/51-perguntas-para-um-blogger-n%c2%b055-leslie-szabo/ [...]

    ResponderExcluir
  2. Bacana a entrevista e a entrevistada. É otimo conhecer novos blogs atraves dessa sua iniciativa.
    Beijos e boa semana,
    Cam

    ResponderExcluir
  3. Gostei.Uma obs,apenas:achei esquisito ela usar o i.e.questão de gosto,claro,só achei esquisito.

    ResponderExcluir
  4. Mentira, na escrivaninha dela, além dos badulaques, tem: 1 caixa de sucrilhos vitaminados, 1 garrafa 2 litros guaraná Dolly, 1 garrafa de Tubaína, 1 balde de pipocas de manteiga com amendoim, 1 pacote de rosquinhas de coco, sanduíche de pão integral, com atum, cebolas e Nuttela. Pizza do jantar, se sobrar,

    Um rastelo para não entupir o teclado com cabelos elétricos.

    =)

    ResponderExcluir
  5. dolly uva é vc quem gosta, sem gelo!kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha certeza que o mané Toshiba viria aqui avacalhar!! pergunte á ele sobre a pizza de jaca com aliche que ele come todos os dias!kkkk!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal conhecer um pouco mais da Leslie.
    Gosto de visitar o blog da Leslie, pq é uma pessoa de muito talento artístico aliado com experiências únicas e interessantes.
    Viajou o mundo, tem um trabalho legal, arte pura em suas fotos. Ela poderia um dia escrever um livro contando suas histórias pelo mundo.

    Gostei da entrevista!

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer um pouco mais da Leslie á quem acompanho no Twitter, e me divirto com a troca de "elogios" entre ela e o Milton. Gosto muito das fotos clicadas por ela, visivelmente profissionais, confesso que as vezes me envergonho de mostrar as minhas pra ela. Há algum tempo não visito o Trilhas, mas por absoluta falta de tempo. A foto do gato com orelhas de coelho, tive o privilégio de ver, ficou ótima.
    Valeu Meiroca, Valeu Leslie.

    ResponderExcluir
  9. Anny(@Annyllinha)12 de abril de 2010 18:36

    Léslie:
    Nossa, que bacana! Adorei sua entrevista. Parabéns!

    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  10. Essa é minha amiga, gostei das resposta Lé, o Milton não podia deixar passar né hehehe
    mas acho q concordo com ele o q tem na sua escrivaninha hahahahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  11. A Leslie fotografa super bem e tem um humor incrível, além de ser inteligente e sincera!! Gosto dela!! :D Beijus,

    ResponderExcluir