quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como é o seu aperto de mão?

fonte da imagem

O aperto de mão é muitas vezes melhor do que um cartão de visita. A primeira impressão é crucial para o destino de um relacionamento pessoal ou profissional. Navegando pela net encontrei uma pesquisa muito interessante que traduzi e cmpartilho com voces.

Uma pesquisa feita por Geoffrey Beattie, psicólogo da Universidade de Manchester, e encomendado pela Chevrolet, descobriu que sete em cada dez britânicos erram o aperto de mão. Em 70 por cento dos casos o erro mais comum é a falta de confiança em fazer o gesto.

E foi desenvolvida a fórmula do aperto de mão perfeita. Para a realização Beattie teve em conta 12 medidas fundamentais, tais como força, contato com os olhos, a temperatura da mão, a localização ea extensão. Todos os elementos necessários para transmitir o respeito e confiança.

Bem, os resultados da fórmula resultou em uma série de dicas para apertar as mãos de uma maneira perfeita:



  • use a mão direita;

  • a pegada deve ser completa e firme, mas não muito forte;

  • dedos são colocados sob a palma da mão que se aperta;

  • a palma da mão deve ser fresco e seco;

  • deve agitar as mãos três vezes, com um nível médio de vigor;

  • é necessário manter a posição por não mais de 2-3 segundos e manter contato visual durante todo o aperto de mão;

  • finalmente, temos de acompanhar tudo com um sorriso natural.

"O aperto de mão - disse Beattie - é um elemento crucial para a "primeira impressão" e é usado como fonte de informação para formar uma opinião sobre uma pessoa." "É surpreendente que até agora não exista uma guia que mostre às pessoas como apertar as mãos". Estima-se que, em média, uma pessoa aperta a mão de pelo menos 15 mil vezes na minha vida. Mas a pesquisa revelou que quase um em cada cinco odeia esse ato e não é seguro de fazê-lo corretamente. Os principais obstáculos são as palmas das mãos suadas, o pulso mole, a pegada muito apertada e a falta de contato visual.

Um terço das mulheres (32 por cento) nunca cumprimenta com um aperto de mão, enquanto apenas 6 por cento dos homens evita o aperto de mão. Além do fato de metade dos homens (57 por cento) gosta de apertar as mãos, contra 29 por cento das mulheres que odeiam o ato por razões de higiene (para evitar mãos suadas).

"É fácil esquecer os rituais da vida cotidiana - disse Les Turton da Chevrolet -, mas um aperto de mão é usado para fechar  acordos e é importante que nossa equipe esteja bem treinada para poder transmitir confiança e segurança para nossos clientes "


11 comentários:

  1. Meiroca,Feliz Dia do Amigo om um fortíssimo abraço e um aperto de mão.Beijocas,piopcas e paçocas.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto daqueles e daquelas que quando esticam a mão, entregam as pontas dos dedos para serem apertados.

    ResponderExcluir
  3. Meire querida feliz dia do amigo pra vc! (perdoe o atraso)
    Estou passando pra ver como vc esta.
    Li o post sobre a crise e é um fato, não tem muito o que falar. Me preocupo muito com situação da Italia e da UE, como vai ficar daqui pra frente? No caso da Italia enquanto o governo nao mudar de atitude fica complicado.
    Estaremos na Italia entre setembro e outubro, seria muito te ver. O que vc diz a respeito?
    beijo e ate mais

    ResponderExcluir
  4. Sabe que é verdade? Tem gente que dá aquele aperto de mão que a gente quase não sente o toque da mão da pessoa na nossa. Na maioria das vezes eu não sinto confiança, mas isso não é regra. Por isso sempre aperto com firmeza e olho nos olhos da pessoa.
    Um super dia pra ti Meiroca!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Meire com certeza vou nesta feirinha... estarei lá em agosto dia 16... com certeza visitarei... bju

    ResponderExcluir
  6. [...] This post was mentioned on Twitter by Meiroca and Meiroca, Meiroca. Meiroca said: Como é o seu aperto de mão?: O aperto de mão é muitas vezes melhor do que um cartão de visita. A primeira impressã... http://bit.ly/ci82Yg [...]

    ResponderExcluir
  7. Olha que pesquisa legal Dinha :) Nunca imaginei uma coisa dessas, amei :)

    ResponderExcluir
  8. Na escola que estudei, tínhamos aula de etiqueta e o tópico "aperto de mão" valeu mais de 5 aulas. Existem regras principalmente com relação ao protocolo entre países, por exemplo, ou dentro de uma empresa, quem deve esticar a mão para cumprimentar quem. As coisas não são tão simples e se adiantar, quem não se deve cumprimentar, pode valer uma regressão social.
    Mei, tá sabendo porque não estive aqui ontem. Feliz dia do amigo!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Meire,

    Quando estudava técnicas de vendas -putz! isso foi há uma vida atrás! - estudei neurolinguística, que ensina a reconhecer algumas particularidades do caráter e da personalidade das pessoas através não só da fala ("escuta, eu gostaria..." ou "olha, eu preciso..." e por aí vai) mas também pela linguagem não verbal. Se você for estudar, vai aprender quanta informação está contida em um simples aperto de mão, principalmente se for o primeiro, numa apresentação.

    ResponderExcluir
  10. Oi Meiroca!

    Eu sempre cumprimento com um aperto de mão "verdadeiro" ! Tenho pavor daquelas pessoas que te dão a mão e você tem a sensação de que está segurando "um peixe morto" ( molengo, sem estrutura ) horrível! rs

    Um aperto de mão (na minha opinião) diz muito sobre a pessoa.

    beijos querida, saudade também.

    ResponderExcluir
  11. Pra ti um abraço e um aperto de mão bem caloroso.

    ResponderExcluir