terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pandoro, história e origens


Sabemos que a alimentação italiana é baseada nas tradições locais, e não poderia deixar de ser com o Pandoro, que tem a sua origem geográfica especifica, a cidade de Verona reconhece como alimento típico e tradicional o pandoro. Doce cuja historia se perde no tempo; há aqueles que dizem que sua descoberta aconteceu na época da República de Veneza na década de 1500 e há aqueles que acreditam que é a transformação de um bolo mais tradicional de Verona, sempre em forma de estrela o "Nadalin". Outra hipótese sobre o nascimento do Pandoro poderia derivar do típico "Pane di Vienna", resultado de uma rica em manteiga.

Seguramente o pandoro em Verona começou a ser produzido industrialmente no fim da década de 1800 e se transformou em um alimento típico, a principio na veronese e depois a nível nacional.

Pandoro -> “pane de oro” -> "pão de ouro"

Meire

3 comentários:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Meiroquinha, Meiroquinha. Meiroquinha said: Pandoro, história e origens: Pandoro, historia e origens Sabemos que a alimentação italiana é baseada nas tradiç... http://bit.ly/godrw1 [...]

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o Pandoro e nunca ouvi falar! :D Mei, entrei na brincadeira da Poliane e vim lhe entregar um cartão de natal. Espero que aceite com o mesmo carinho que estou lhe oferecendo!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir