segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

La Befana

Befana

6 de janeiro é feriado na Itália, dia da Epifania do Senhor e também dia da Befana, no Brasil Dia de Reis.

A Befana é uma típica figura do folclore de algumas regiões da Itália central, que se difundiu por toda a Itália. O seu nome deriva da palavra Epifania, da qual festividade religiosa a figura da Befana é associada.

A Befana visita as crianças na noite anterior a Epifania (6 de janeiro) para encher as meias, penduradas propositalmente naquela noite. Para as crianças que foram boazinhas a Befana deixa em suas meias balas e brinquedos, mas se foram desobedientes em suas meias encontrarão carvões (lógicamente os carvões são deliciosas guloseimas):)



-->


Muitas vezes a Befana vem descrita como uma velha, que voa em uma vassoura. Diferente de uma bruxa é sempre sorridente e tem uma bolsa ou um saco cheio de doces, presentes e carvões.

Desejo que todos vocês tenham sido bonzinhos e que a Befana traga apenas docinhos, balinhas e presentinhos.

20 comentários:

  1. Parece mais um dia das bruxas italiana hehehehe No Brasil é que deviamos fazer algo assim, tipo no dia do nosso folclore, ia ser muito bom, chega de ficar celebrando feriados americanos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bonito seu template novo!!!
    Muit legal a historia da Befana!!
    Feliz 2009

    ResponderExcluir
  3. Tambem estou esperanda a Befana...rsss
    Espero muitos doces e pouco carbone...rss

    Abraços...e Viva 2009...

    Gi,
    Roma

    ResponderExcluir
  4. Oi Meire querida,
    um feliz Ano Novo com muita Paz, Amor, Saude......
    Estou viajando e so volto no final do mes,
    sai de casa no dia 23/12 e nao havia recebido meu cartao de Natal do amigo secreto la da Drika, vc recebeu ?
    Bjusssss linda.

    ResponderExcluir
  5. Marlene querida, feliz 2009 pra vc tb.
    Eu nao recebi, enviei o meu, a pessoa recebeu, agradeceu, postou, mas quem me tirou, pediu meu endereòO e desapareceu, depois depois que questionei, me escreveu disendo que desanimou...e pronto, na maior irresponsabilidade. A unica coisa que sei é que a pessoa mora em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que minha mãe e minha vó se lembraram disto hj,Meire.

    Bacio!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia ainda essa data italiana, legal saber :)
    Ficou demais tua casa nova Meire, está charmosa e chique... Como a dona! :)
    beijos lindona

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    eu tbem enviei o cartao e um presente pra quem eu tirei ,
    ele respondeu que gostou e agradeceu.
    Eu nem fiquei sabendo quem me tirou,
    fiquei triste por causa da Drika,
    mas tudo bem , nos fizemos a nossa parte.
    Bjussssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Meiroca me tira uma duvida: que data q os italianos trocam presentes? Pq desde pequena ouvi dizer q os presentes só eram dados em dia de reis e não no natal ai na Italia.
    Big Beijos e feliz 2009!

    ResponderExcluir
  10. Feliz 2009 lindona!!!!
    Que esse novo ano te traga ainda mais realizações e alegrias!!
    Adorei o blog!!! atemplate está linda!
    Beijos Meiroca!

    ResponderExcluir
  11. Meire:
    A figura é bem feia, o que poderia levar a uma associação de maldade. Mas pelo que disse é o contrário.

    ResponderExcluir
  12. Querida obrigada pelos parabéns por email, no seu blog e no meu blog. Comi muito bolo e guaraná mesmo. Valeu!!! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Marle e hoje é a revelaçao do meu amigo secreto, venha dar uma olhadinha, quem sabe vc mse anima e participa do proximo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Lulu, aqui trocamos presentes no Natal, igual se faz no Brasil, mas hoje, é o dia que os Reis magos chegaram comos presentes para Jesus, e foi criada esta personagem "Befana", que tambem tras presentes p'ara as crianças, em alguns casos apenas docinhos, balinhas para incentivar as criaças a serem boazinhas, e as que foram desobedientes recebem em suas meias, carvoes, que sao uns doces tingidos preto com a aparencia de um carvao.
    Beijos

    Meire

    ResponderExcluir
  15. E aì? A Befana trouxe carvoes e cinzas? Claro que nao, com certeza um monte de docinhos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Pris!
    Feliz 2009 pra vc tambem!
    Beijos!
    Meire

    ResponderExcluir
  17. Ro vc merece todas as homenagens...
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  18. Meiroca querida, foi por isso q te linkei no meu post! ;)
    xero

    ResponderExcluir
  19. [...] This post was mentioned on Twitter by Meiroquinha, Meiroquinha. Meiroquinha said: La Befana http://goo.gl/fb/nfNl3 [...]

    ResponderExcluir
  20. Ah que linda!!! eu quero uma befana!!!Muito mais legal que papai noel!!

    ResponderExcluir