quinta-feira, 6 de outubro de 2011

33 Dicas de como ser um bom hóspede


Hospedar na casa de amigos é uma delicia, mas não devemos esquecer que para ser um bom hospede é preciso respeitar algumas regras.

Encontrei na internet varios sites dando dicas para ser um bom hóspede, selecionei aquelas que julguei mais importantes, acrescentei algumas e o resultado mais um post.

Siga algumas dicas e tudo sairá impecável.

  1. Se o convite for para uma casa de campo ou de praia, pergunte se deve levar roupas de cama e banho.
  2. Avise quem vai, os anfitriões não devem ser surpreendidos.
  3. Avisar com antecedência a hora e o local de sua chegada. Se alguém ficou de buscá-lo no aeroporto e não chegaram, telefone para saber se seus anfitriões estão bem, mas ofereça-se para pegar um táxi e chegar por seus próprios meios.
  4. Se combinar três dias, fique dois. Nunca quatro.
  5. Coloque na mala, secador de cabelos, xampu, cremes, creme dental, sabonetes, perfumes, toalhas e outras coisas de uso pessoal, como bucha.
  6. Não leve muita roupa, dê preferência a tecidos que não amarrotam.
  7. Nunca peça emprestado aos anfitriões objetos de uso pessoal.
  8. Leve lembrança que combine com seus anfitriões, e se tiver crianças na casa leve lembranças para eles também, isso conta muito.
  9. Respeite a rotina da casa, preste atenção nos horários de dormir, acordar, trabalhar ou passear. Nada mais desagradável do que um hóspede que acorde ao meio dia, quando na casa a rotina é tomar café da manhã até as nove horas.
  10. Lembre-se sempre que você não esta em sua casa, então ão saia dando ordens, julgando, dando palpites na decoração e no comportamento de quem quer que seja.
  11. Cuidado com os trajes que você costuma usar, principalmente para dormir. Não andar de cueca pela casa, nem mesmo na hora de dormir, se não gostar de usar pijamas, leve um calção ou uma bermuda. O mesmo vale para as mulheres, não sair desfilando de camiseta e calcinha, lembre-se que você não esta na sua casa.
  12. Respeite especialmente a rotina matinal: se seus anfitriões estiverem trabalhando enquanto você estiver lá, evite usar o banheiro enquanto eles se arrumam para sair.
  13. Nunca demore demais debaixo do chuveiro e não molhe muito o banheiro. Cuidado também para não esquecer a toalha jogada no chão, ou qualquer outra peça.
  14. Deixe sempre seus objetos de toalete (creme dental, escova, desodorante, etc) dentro da necessaire e nunca espalhados pelo banheiro ou pelo quarto.Enxugue a pia e saída do box após o uso. Lembre-se da descarga, e de não deixar “vestigios" do que você fez, procure por uma escovinha para limpar o vaso, e depois lembrar também de abaixar a tampa do mesmo.
  15. Outra dica super valiosa é levar a roupa que você vai usar para o banheiro e sair de lá vestido, ficar andando de toalha pelo meio da casa é muito feio e mais uma vez: "Nunca deixe suas coisas espalhadas".
  16. Mantenha seu quarto em ordem, e sempre destrancado. Faça sua cama mesmo que existam empregados para fazê-lo.
  17. Não deixe sua mala aberta no meio do quarto, procure um cantinho e a mantenha fechada.
  18. Use o telefone somente se for muito necessário, sempre peça permissão aos anfitriões para usa-lo e chamadas interurbanas faça sempre a cobrar, cuidado para não fazer e nem receber telefonemas em horários “estranhos”.
  19. Lembre-se que quer o bom humor é prova de civilidade, principalmente para um hóspede, seja uma pessoa de bom humor e bem disposta. Não há coisa mais desagradável do que aquele hospede que nunca tem vontade de fazer nada, não è solícito e está sempre de mal com a vida.
  20. Seja simpático, brinque com o cachorro, cumprimente todo mundo e seja legal com as crianças - mesmo que você as odeie.
  21. O tempo máximo de estádia é de uma semana, mais que isso a visita passa a ser um incômodo (Lembre-se sempre do ditado: Hóspedes e peixes, após alguns dias, começam a cheirar mal) Uma dica é ficar três dias, da para aproveitar e deixar sadades.
  22. Quanto às despesas, converse com o dono da casa para saber se ele quer que divida os gastos com comida etc., é simpático convidar os anfitriões para um jantar fora. Pague você a conta!
  23. Não abra a geladeira, a não ser que alguém autorizou ou pediu para você pegar alguma coisa. Se quer beber uma água gelada, pergunte se pode pegar na geladeira, mas nunca faça isso sem o consentimento de alguém.
  24. Ofereça ajuda: "Eu posso lavar essa louça" ou "Pode deixar que eu ponho a mesa”, lave o copo em que bebeu água.
  25. Nunca se aproprie do telecomando da televisão, mesmo que o seu time esteja disputando a final do campeonato, use a educação e pergunte se dá para colocar no jogo ou em qualquer outro canal.
  26. Nunca coloque os pés no sofá, esse é um detalhe importantissimo e que deve ser levado em consideradão.
  27. Hora do jantar e almoço, se a família preza por esse momento, cabe a você respeitar. Pegar o prato e ir jantar na sala, dispensar a refeição, ou simplesmente comunicar que vai jantar mais tarde não é legal! Lembre-se que você é a visita e precisa se adequar às regras da casa.
  28. Não faça exigências quanto à comida, as instalações e os horários.
  29. Não use a casa dos outros só para dormir e sujar roupa de cama. Dê atenção aos anfitriões.
  30. Respeite as regras da casa, se tirarem os sapatos antes de entrar na sala, você tira também.
  31. Evite marcar horários de vôo de madrugada, mas se for inevitável despeça-se de seus anfitriões de véspera.
  32. Flores são sempre bem recebidas, portanto, deixe encomendado um buquê a ser entregue à dona da casa com cartão (escrito a mão e sem aquele batidíssimo "desculpa qualquer coisa") após a sua viagem agradecendo por tudo e convidando os seus anfitriões para passarem um tempo com vocês.
  33. Agradeça aos anfitriões, mesmo que não tenha sido, por quaisquer razões, os melhores dias da sua vida, e cópias das eventuais fotos que tenha feito.

Algumas atitudes podem tornar você um bom hóspede, deixando saudades e a porta aberta para um próximo convite.

Fica a dica!

Fontes:
http://www.personalassistant.com.br/cuidados-ao-se-hospedar.html
http://www.extraexplica.com.br/vida/como-se-comportar-ao-se-hospedar-na-casa-dos-outros/
 http://jovem.ig.com.br/oscuecas/o_que_rola/2009/04,
http://www.blogger.com/03/dicas+de+como+se+comportar+na+casa+dos+amigos+5328954.html
http://viajamos.com.br/profiles/blogs/dicas-para-se-hospedar-em-casa-de-amigos
https://sites.google.com/site/educacaoboasmaneirasetiqueta/boas-maneiras-nas-festas/boas-maneiras-do-hospede

Nenhum comentário:

Postar um comentário