quinta-feira, 4 de outubro de 2012

4 de outubro é dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália






4 de outubro é dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália.

Nas férias de agosto fizemos um tour por Verona, passando por Padova e terminando em Assis, uma cidadezinha medieval na Úmbria, que manteve-se intacta durante séculos. Assis é considerada a segunda mais importante cidade santa da Itália, ficando atrás somente de Roma.

Assis é linda, impressiona muito quando passamos pela primeira porta e se depara com um espetáculo teatral, a cidade parece que parou no tempo. Impossível não soltar um "ohhhhhhhhhh" com todo aquele "belvedere".

A primeira igreja logo apos a Porta é a de Santa Clara, em estilo gótico, sem muitos ornamentos, no seu interior contém relíquias de Santa Clara e São Francisco.



Santa Clara de Assis, viveu oitocentos anos atrás e sempre foi bastante conhecida nos ambientes franciscanos. Sabia-se que era uma contemporânea e companheira de São Francisco de Assis, fundadora da Segunda Ordem Franciscana, a das Irmãs Clarissas. fonte



Do outro lado da cidade, caminhando pelas estradinhas, curvas e descidas, do lado oposto da cidadezinha esta a Basílica de São Francisco, e onde esta sepultado o Santo.

A emoção toma conta quando entra-se na Basílica inferior onde esta a cripta com o corpo de São Francisco.


Segundo a tradição foi o próprio São Francisco a indicar o lugar onde deveria ser sepultado, trata-se de uma colina onde geralmente eram sepultados os "fora da lei", os condenados (talvez por isso a colina era chamada "Collis inferni"). Naquela colina, que depois passou a ser chamada de "Collis paradisi" foi construída a basílica de São Francisco.

San Francesco prega per noi!


5 comentários:

  1. Meiroca, adorei!! tenho muita vontade de conhecer essa cidade... deve ser emocionante mesmo
    beijos
    Mercia

    ResponderExcluir
  2. Ai Meiroca só fico babando com essas imagens da Itália que um dia irei conhecer.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito orgulho deve ter o país que produz um homem como Francisco de Assis.O lugar é bonito e estas plantas lindinhas na sacada são impossíveis com o nosso sol.Parece qeu os prédios tiveram uma restaurada pois estão limpos. Tenho o filme sobre Francisco e Clara estrelado por Mickey Rourke ( antes do sucesso),onde ele é dublado em italiano.Ficou excelente pois ele é católico e o santo é o seu preferido.Bjs.

    ResponderExcluir
  4. estive nesse lugar num verão há muitos anos, estava tudo colorido com girassóis e alfazema, tenho boas lembranças, saudade...
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Eu era da juventude franciscana,no meu tempo de jovem.A nossa paróquia aqui do Turu é dedicada aos dois:São Francisco e Santa Clara,revolucionários da fé católica.

    ResponderExcluir