terça-feira, 19 de março de 2013

19 de Março: Dia de São José e Dia dos Pais na Itália



A festa de 19 de março é também associada a duas manifestaçoes especificas, que acontece em todas as regioes da Itália: A Fogueira e "zeppole".
Porque a celebração de São José coincide com o fim do inverno, e junta-se aos rituais de purificação agraria, efetuados no passado pagão. Nesta ocasião, queimava-se os restos da colheita que estavam pelos campos e enormes fogueiras de lenha era acesas nas praças.

Quando o fogo estava por apagar-se, alguns dançavam, as velhinhas enquanto faziam seus tricos cantavam hinos a São José.


Estes rituais são acompanhados da preparação da "zeppole", um famoso doce frito, que tem uma varição em sua receita de região para região, é o prato tipico desta festa.

E é com a festa de São José que se da adeus ao inverno e começa-se a sentir o perfume da primavera, assim as festas de estacoes e os antigos rituais unem a festa a devoção cristã.

Neste dia também na Itália comemora-se o dia dos pais, na minha opinião o dia certo para esta comemoração, afinal São José é pai de Jesus.


Ainda hoje as crianças conservam a tradição das fogueiras.


16 comentários:

  1. E nao é que cheguei cedo por aqui hoje? hahahahahahah!

    As criancas estao de férias, entao é programa infantil o tempo todo, rs.
    Quase nem estou ficando em casa depois das 9 hs da manha.

    Amiga, concordo com vc, viu. Que o dia dos pais deveria ser o dia de Sao José, exatamente por ele ser o Pai de Jesus.

    E boa Páscoa!!!

    beijao, saudades de vc.

    ResponderExcluir
  2. Meire, que bom que você nos conta estas tradições italianas! Realmente, o dia dos Pais deveria sempre ser o dia de São José, o pai de Jesus. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Meiroca, olha so que engracado. Aqui nessa ultima segunda feira seria o Dia de Sao Patrick, padroeiro da Irlanda, mas eles mudaram a data e comemoraram no sabado, mas so aqui na Inglaterra, na Irlanda e no EUA eles nao mudaram nao. Bom, a razao para mudarem eh que segundo a leis da Igraja Anglicana, nao se pode celebrar nenhum outro santo na semana santa, por isso eles anteciparam... Engracado nao???

    Bom dia e Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Que curioso Ale, achei bem interessante.
    Vc viu seu Quiche onde foi parar?
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amore.
    Vim comer um pedaço de pão de S José, porque tinha certeza encontrar algo aqui.
    São José é meu santo do coração, é padroeiro da minha cidade natal, e minha mãe nos ensinou a ter muita fé nele.
    Todos os anos, no dia de S José, ela não trabalhava. Por conta dela, não ia para a roça, e em casa, fazia a sua plantação anual de alho no quintal.
    Dizia que S José como pai e provedor da família, abençoava e não deixava faltar aliemnto na mesa.
    Acho lindo isso.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Querida, de um abraço no "Bem" pelo dia dos pais da Italia.
    Em breve entarei em cotnato com vc pra dizer pra onde vc devera mandar o exemplar do meu livro...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga
    estou de volta
    como vc está
    muito interessante o post, conhecer um pouco mais das tradições
    quero te desejar um lindo dia
    beijos

    ResponderExcluir
  8. amém a todos os pais e Josés...foi primeira mesmo lá no n'roses ...acho que o pessoal já ta pensando no feriadão...e que será o ultimo feriado prolongado depois disso só no ano que vem ....por isso todo mundo na estrada...parabens pelo selo
    montidubeijus

    ResponderExcluir
  9. Enquanto você se esbalda na festa, leva comigo desejos de boas festas neste dia de páscoa à todos nós brasileiros e, aos papais italianos, meus cordiais parábens pelo dia.

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Pra ser honesto,eu desconhecia a data,MEIRE. Mas foi o assunto hj pela manhã num programa global.
    Até ja fiz a tal promessa das frutas.

    Bacio!!

    ResponderExcluir
  11. Salve São José!!!!!

    Um bjão Dinha :)

    ResponderExcluir
  12. Que interessante dia dos pais comemorado em dia de santo e com fogueira e tudo, parece legal. Eu vou ao link do docê ver direito do que se trata.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Também acho que o dia de São José seria ótimo pra ser comemorado o dia dos pais.

    Se eu não voltar aqui antes, desejo que tenhas uma páscoa muito feliz junto aos teus.

    Bjim.

    ResponderExcluir
  14. Bacana isso... é bom tb pedir uma graça no dia de São José.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  15. Mamãe sempre dizia que as moças deviam rezar era para São José quando quisessem um casamento pq ele é o pai de familia exemplar e protege os casais.Tenho a maior admiração por S.José e acho que o dia dos pais deveria ser nesse dia mesmo.E achei o máximo a sua idéia do selo;assim não se corre o risco de ser injusta.Um beijo.

    ResponderExcluir