sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A importância do COACHING

A importância do COACHING
Por Eduardo Gomide

Sucintamente, COACHING refere-se a um processo de desenvolvimento pessoal no maior âmbito que se possa imaginar. Refere-se a um conjunto de técnicas e ferramentas que, usadas pelo COACHEE (cliente) e apoiadas pelo COACH (treinador), irá levá-lo a determinar e a atingir objetivos claros a curto, médio e longo prazos.

COACHING não é psicoterapia, é sim um processo estruturado e seguro (segue em segredo entre ambas as partes), acordado entre treinador e cliente com prazo estipulado de início e fim. No COACHING, as barreiras que se levantam para atrapalhar o caminho rumo ao objetivo são vistas sob a ótica de transpassá-los para encontrar um caminho alternativo e de se aprender a lidar com as adversidades.

Atualmente o COACHING abrange diversas áreas e vai desde as tradicionais treinando o desenvolvimento em questões pessoais de recolocação no mercado de trabalho, melhoria de performance, liderança, melhoria em vendas e desenvolvimento de equipes até questões como emagrecimento, felicidade e bem-estar, casamento, separação e divórcio, finanças pessoais etc COACH é um profissional de qualquer área de conhecimento, muitos graduados e pós-graduados com perfil de treinador e de desenvolvedor de equipes e pessoas, que devem passar pelo processo de formação em instituição qualificada e certificar-se.

O processo de COACHING é inteiramente formatável ao perfil do cliente e estruturalmente é conduzido em 10 ou 12 sessões de duração média de 1 hora; durante as sessões COACH e COACHEE trabalham juntos os desafios propostos para aquela sessão, e o COACHEE sempre sai com uma TAREFA proposta para ser realizada no intervalo entre as duas sessões.

Contratar um COACH não denota que algo não vai bem, mas certamente denota que tudo pode ser MELHOR.

Como diz Eric Schmidt, CEO da Google, “TODOS PRECISAM DE UM COACH!”!

E um bom trabalho começa aqui! Contrate um profissional!




Nenhum comentário:

Postar um comentário