sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Campodimele, a cidade da longevidade

fonte da imagem


Estive em um pequeno vilarejo, que se chama Campodimele (Itália), encastrado em uma colina a 700 metros do nível do mar, entre Roma e Nápoles.
E' um lugar como tantos outros, com uma caracteristica, a longevidade.

Dos seus 850 habitantes, 120 tem acima de 80 anos, 48 acima de 90 e alguns acima de 60.
Vive-se muito bem Campodimele, talvez pela agua que vem de uma nascente natural, ou pelo ar puro e particularmente limpo, ou pela dieta mediterranea.




Enfim foi um passeio delicioso, estávamos com minha cunhada, estacionamos o carro na pequena praça e seguimos a pé, por todas aquelas vielas, em meio a velhinhos e gatinhos que circulavam livremente.

O cheiro do passado, o cheiro do presente, o cheiro do verde, o cheiro das montanhas. Casas aquecidas com antigos aquecedores a lenha, a fumaça em todas as chaminés.

Era cedo e frio, pouco a pouco com o aquecer do sol, começava-se a ver mais pessoas circulando, perto das onze horas, os sinos da igreja di S.Michele Arcangelo começam a repicar, as pessoas começam a passar por nos em pequenos grupos, todos bem agasalhados, fumaça saindo pela boca. Talvez por baixo daqueles imensos casacos estava a roupa de domingo. Todos se conhecem, se cumprimentam. Poucas crianças, muito poucas, vi apenas um jovem que devia ter no máximo 18 anos.

Os jovens vão embora muito cedo, querem outro tipo de vida, querem estudar, trabalhar, casar...

E o vilarejo continua ali, acolhendo seus velhinhos, seus gatinhos, sua historia.

Se um dia você passar por estas partes, vale a pena conhecer este lugar.

Meire


6 comentários:

  1. Coisa boa lugares assim,não? Cheis de paz e tranquilidade...beijos,lindo dia, semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Meire, sò vou deixar um "oizinho" mesmo, jà que no teu "about" vc pede pra gente fazè-lo e nào passar anonimamente... :))) (estou aproveitando que minha bebèzona dorme pra passear pelos blogs altrui colhendo idèias pro meu...) beijinho e ciao ciao :)

    ResponderExcluir
  3. Meire, eu adorei saber dessa cidadezinha! Mas, confesso que eu ia ficar entediada nesse lugar tao pequeno! ai,ai...
    Um cheiro p ti.

    ResponderExcluir
  4. [...] This post was mentioned on Twitter by Meiroquinha, Meiroquinha. Meiroquinha said: Campodimele, a cidade da longevidade http://goo.gl/fb/A5Mxl [...]

    ResponderExcluir
  5. Que linda crônica!! Deu vontade de visitar o lugarejo!

    ResponderExcluir