terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gattara: Pessoa que alimenta e cuida dos gatos de rua




"Gattara": Pessoa, quase sempre só sexo feminino, que alimenta e cuida dos gatos de rua, "Gattara ou gattaro" são pessoas que amam os gatos, que se preocupa com eles, levando duas ou três vezes por dia comida, amor e carinho aos gatinhos.

No meu prédio mora uma grande "gattara".
O prédio fica numa rua central, bem em frente a um jardim com uma ruína romana, no lugar existe uma concentraçao de gatos e gatinhos, que já se habituaram, todos os dias, por volta de 14 horas mais ou menos, eles se concentram esperando a sua "gattara" que pontualmente chega com suas latinhas de ração e algumas sobras. Ela cuidadosamente coloca em pratinhos, chama um a um pelo nome e fica ali cuidando dos bichanos por algum tempo. Quando a sra "gattara" por algum motivo se atrasa, os bichanos atravessam a rua e ficam na porta do prédio com carinha "de ponto de interrogaçao" tentando entender o atraso.

Muitas vezes em conversa "entre eu e eu", me pergunto até quando ela terá condição de fazer isso? E quando ela faltar?

No ano passado a sra "gattara" precisou ficar ausente por alguns meses por problemas de saúde do marido, mas deixou uma parente ocupando seu posto.

E a cada dia que passa a comunidade de gatinhos aumenta, todos lindos, soltos e saudáveis graças às tantas "gattaras" dispostas a cuidar dos bichanos sem lar.

E voce? Gostaria de ser uma "gattara" ou "gattaro"? Saiba como lendo "Il decalogo della perfetta gattara"


2 comentários:

  1. Oi Meire.

    Tenho uma colega que também é "Gattara".
    E que cuida de cachorros, qual é o nome?

    Bjs.
    Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elivira eu li que para o cachorro dizem que a palavra é "canaro", mas em algumas regioes chama de "canaio".
      bjs

      Excluir