sábado, 28 de março de 2015

A Historia dos preciosos Ovos Fabergé

fonte da imagem: Frate Indovino

Os "Ovos Fabergé" são jóias em forma de ovo, em ouro e outros materiais preciosos, produzidas por Peter Carl Fabergé, um joalheiro russo de origem francesa e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia.

Czar Alexander III queria oferecer à sua esposa, a imperatriz Marija (Dagmar da Dinamarca), um presente muito especial, e teve a idéia de dar a ela um ovo de Páscoa.

fonte da imagem: Frate Indovino
 Fabergé, joalheiro oficial da Coroa Imperial, criou o primeiro "Ovo Fabergé", muito precioso e sofisticado, ele foi coberto com esmalte opaco de cor branca e tinha uma estrutura para "Matryoshka" russa.

Abrindo tinha uma gema de ouro, contendo uma galinha de ouro, que por sua vez continha uma réplica em miniatura da coroa imperial com um rubi em forma de ovo.

A partir desse ano até 1917, Fabergé criou, na Páscoa, 57 ovos de Páscoa em ouro, pedras preciosas e outros materiais valiosos, com no interior a "Matryoshka", e dentro dela surpresas de grande valor e significado simbólico para a dinastia.

Esta tradição continuou até a Revolução de Outubro, quando a vitória dos bolcheviques revolucionários, a joalheria foi nacionalizada e Fabergé teve que fugir para a Suíça.

Seus ovos se tornaram famosos no mundo.

Fonte e Foto de Frate Indovino.
Pesquisa, resumo e tradução: Meire Gomide


Nenhum comentário:

Postar um comentário