terça-feira, 24 de março de 2015

A Pascoa na Italia

Em muitas regiões do sul da Itália, a Sexta-feira Santa (que não é feriado) e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou estátuas de Cristo crucificado, celebração muito sugestiva que mostra uma fusão de pagão e cristão.

Em Roma, acontece a VIA CRUCIS no Coliseu, celebrada pelo Papa.

A cada ano a Páscoa cai em uma data diferente que vem definida "baixa" ou "alta", de acordo com o período em que se festeja.

Normalmente, a Páscoa deveria cair no domingo seguinte à primeira lua-cheia da Primavera e se calcula, usando como base, o meridiano de Jerusalém, lugar da morte e ressureição de Cristo.

A tradição religiosa se atrela a famosa culinária italiana que convida a preparar um suculento almoço à base dos clássicos da Páscoa; ou seja, carneiro e ovos decorados.

Comer ovos, sinônimo de uma nova vida, nas tradições mais antigas, se celebrava a Primavera.

Os cristãos, seguindo esse antigo costume fez dos ovos o símbolo de Cristo e começaram a distribuir entre os fiéis uma cestinha com ovos benzidos.

O carneiro, simboliza o sacrifício de Jesus, "Cordeiro de Deus".

No almoço de Páscoa, encontraremos, então, ovos em aperitivos, em tortas salgadas, como a "Torta Pasqualina". Pratos à base de carne de carneiro, de mil maneiras… na brasa, no forno, frito…tudo servido coos melhores acompanhamentos da estação pascoalina. Em Roma, o prato típico è o "abbacchio" que seria o carneiro novo, de leite.




Até mesmo os doces, de grande importância na mesa italiana, assume versões mais modernas. A famosa Colomba vem recheada, com açúcar de confeiteiro por cima, com castanhas torradas, que não pode faltar em nenhuma casa, juntamente com o Ovo de chocolate.

Mas nos ovos de Páscoa, o chocolate já passou para o segundo plano… sobretudo quando diz respeito ao "recheio".

Hoje, pode-se encontrar de tudo dentro de um ovo de Páscoabichinhos de pelúcia, jóias e telefones celulares. (para quem é adepto aos presentes de luxo). 


Bem, a esse ponto, podemos nos preparar para os banquetes do "depois Quaresma" (período em que a religião proibia as festas e banquetes).

Para muitos italianos, a segunda-feira depois da Páscoa (segunda "Dell'Angelo") é dedicada a excursões, pic-nics ao ar livre e longas caminhadas depois da letargia invernal. 

Quem exagerou no dia anterior, pode aproveitar para queimar algumas calorias. Entre os passeios mais interessantes de "Pasquetta" estão as visitas às cidades de arte que normalmente apresentam atrações turísticas, mostras de arte e feiras. Firense está entre uma das primeiras, principalmente com a chegada da primavera, que deixa ainda mais bonitas as suas ruas e becos. A bela estação também convida a visitar outras cidades para desfrutar a Páscoa entre arvores floridas e os sabores delicados que traz a Primavera. 

Uma outra idéia é, para os amantes do verde, fazer um feriado imerso na Natureza, em algum agri-turismo, longe do caos das cidades e rodeado de conforto e tradições campestres.

Desejo Boa Páscoa a todos e também aos italianos que estão longe da sua terra mas que não querem se esquecer das suas raízes.

Fonte - Pesquisa e tradução: Meire
PS este texto publiquei na Pascoa 2004 na Revista Special News.

Para Calcular quando cai as próximas Pascoas siga o passo a passo aqui.

Meire

12 comentários:

  1. Meire, aqui na França a sexta-feira santa também não é feriado, quanto à Páscoa é comemorada na segunda-feira, não no domingo. O prato tradicional também é o carneiro de leite, mas não fazem procissões nem comemorações especiais para a data fora das igrejas. Não conhecia a origem dos ovos de Páscoa, que bom que você contou.
    Boa Páscoa, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Meire ! Eu nao conhecia essa tradicao... deve ser bacana estar em Roma nessa epoca. Fiquei imaginando o Coliseu cheio de gente vestida como nos tempos de Jesus como voce explicou. Deve ser unico !

    Vou ficar torcendo para o tem ajudar para voce ir para Amalfi. Menina que lugar mais lindo ! Se voce for tira foto pra gente ver ta bom ?

    beijinhos e mais uma vez, Feliz Pascoa !

    Lys

    ResponderExcluir
  3. Meire, feliz páscoa para você e toda a sua família!!! E muito chocolate também!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma Páscoa abençoada para ti e para toda tua família minha amiga... parabéns pelo post super informativo do dia mundial d'agua e adorei sobre a Páscoa na Itália
    montidubeijus

    ResponderExcluir
  5. Meire, querida, feliz àscoa para você, junto de sua familia. Bjkª. Elza

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as informacoes. Os ovos de pascoa aqui sao sempre de papelao e o recheio é como ai. Vai do bombom a presentes de luxo. Sinto falta do nosso tradicional do Brasil. Espero q vc tenha passado uma boa pascoa. Minha internet deu problema, e nao pude desejar antes. Bj

    ResponderExcluir
  7. Que legal, Meiroca!
    Na Holanda a Páscoa é comemorada no domingo e na segunda-feira.
    Gostei de aprender sobre a Páscoa na Itália.
    Obrigada pelo cartão eletrônico.
    Espero que o teu domingo tenha sido maravilhoso!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Acho estranho comemorar Páscoa em março.
    Big Beijos e Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma pena essa aguaceira aí, pois vi no jornal que vcs costumam fazer pic nics nos parques....

    Um bjão!

    ResponderExcluir
  10. Vi um pouco da celebração no Coliseu pela tv aparecida;muitos guarda-chuvas mas ninguém arredava pé;pelo menos era essa a impressão que dava;muito bonito e comovente.Pra mim o domindo de páscoa não foi propriamente um feriado pois estava de plantão o dia todo e ainda bem que foi um dia calmo.Bom passeio pra vocês.

    ResponderExcluir
  11. Oi Meire.

    Ovo de Pàscoa com carteira de grife ? Para mim isso é novidade ...
    Aqui no Brasil eles ainda estão na fase de brinquedos para as crianças e ingressos para parques de diversão.

    Espero que você tenha tido uma boa Páscoa e que possa viajar.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir