quinta-feira, 23 de julho de 2015

Por que você diz " O ovo de Colombo "?

Gravura de 1752 ilustrando a situação no banquete. fonte wikipedia



Por que você diz " O ovo de Colombo "?

A expressão "ovo de Colombo", usada para descrever uma maneira banal de resolver um problema que é aparentemente sem solução.

Diz-se que Cristóvão Colombo em seu retorno da viagem aos Estados Unidos, foi convidado para um jantar. Durante a noite, alguns cavalheiros espanhóis tentaram menosprezar suas realizações, dizendo que qualquer um o faria.



Colombo os desafiou a colocar um ovo em pé sobre a mesa, sem deixar cair. Não conseguindo, perguntaram a Colombo como ele teria feito isso.

Colombo decidiu mostrar a solução: bateu o ovo contra a mesa de leve, quebrando um pouco a casca de uma das pontas, de forma que assim ele se achatasse e pudesse ficar de pé. Os hóspedes resmungaram, dizendo que eles também poderiam ter utilizado este estratagema.

Colombo disse que qualquer um poderia ter feito, mas ele tinha feito, e acrescentou que após ele ter mostrado o caminho para o Novo Mundo, qualquer um pode segui-lo, mas que antes foi necessário que alguém tivesse a ideia, e alguém depois precisou colocá-la em prática.

fonte 1 fonte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário