segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pitanga: repelente natural no combate à dengue



As irmãs gêmeas Isabelle e Danielle Errobdarte de Matos, 16 anos, conquistaram o terceiro lugar na Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia) realizada em Novo Hamburgo (RS).
O prêmio foi na categoria de biologia celular e molecular.
As jovens de Campo Grande apresentaram experiência que usa a folha da pitanga no combate de larvas e ovos do mosquito da dengue.
A ideia para o experimento surgiu quando da epidemia de dengue ocorrida em 2013, apenas elas e o pai contraíram a doença, mas a mãe não.
Analisando o fato, perceberam que a mãe na época usava um perfume diferente do habitual com de pitanga...leia a reportagem completa


 Conhecendo melhor Pitanga e Pitangueira:
Mesmo sendo pouco comercializada por ter pouca durabilidade, a pitanga possui muitos benefícios a saúde e é muito utilizada em fins medicinais.
A pitangueira é uma planta muito rica. Suas folhas são usadas no tratamento de pressão alta, bronquite, febre alta, problemas do estomago, reumatismo e obesidade.

As propriedades Medicinais
Possui propriedades febrífuga e adstringente, vermífuga e antirreumática.
Tem também ação antifúngica, antiviral, analgésica, antitumoral, antimicrobiana, hipotensora e diurética. Acompanha também propriedades antioxidantes por ter presentes nutrientes como fenóis, carotenoides e vitamina C.

Contra indicação
O Uso em excesso, quem tem alergia as substancias. Por ser diurético pode eliminar sais minerais importantes para o organismo, isso prejudica frequência cardíaca. via


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário